O Combate, por Rui Pinheiro
Ser empreendedor é estar constantemente em cima do ringue, mas para se manter na luta não terá de ser forte, terá de ser inteligente. Caro empreendedor, prepare-se para o combate.
Prepare-se.
O combate começa na preparação, por isso e em primeiro lugar, defina claramente quais as estratégias que vai utilizar. O objetivo passa por desenvolver a capacidade de (se) superar, vencendo facilmente os desafios que vão surgir no futuro.
Postura de combate.
Para ganhar o combate terá de ter postura de combate, ou seja, à medida que suporta cada golpe deve terá de saber (re) agir e contra-atacar.
Prepare-se psicologicamente e, acima de tudo, mantenha-se motivado: leia muito, estude, participe em conferências e colóquios, fale com especialistas da área.
Conheça o adversário.
Tente conhecer ao máximo o adversário (concorrência). Tente perceber os seus pontos fracos e transforme-os nos pontos fortes da sua ideia/produto. Pense: o que irá distinguir a sua ideia/produto das restantes?
Conheça o terreno.
Ao empreender vai obrigatoriamente sair da sua zona de conforto pelo que é importantíssimo que conheça ao pormenor o terreno (o mercado). Analise pormenorizadamente a área onde vai “combater” (seja a nível local, regional, nacional ou internacional) e tente perceber quais serão as principais ameaças e as potencialidades.
Durante o combate.
A inteligência sobrepõe-se à força física. Aconteça o que acontecer mantenha-se calmo, focado e firme.
Neste combate terá de ser forte. Vai sofrer golpes duros e terá de ter a capacidade de se erguer perante cada golpe sofrido e de contra-atacar. Seja resiliente: adapte-se e aprenda com os erros cometidos pois a experiência é o melhor mestre.
Nunca se acomode. Mesmo que hoje ganhe o combate, irá surgir um novo desafio amanhã, por isso surpreenda, aperfeiçoe-se e melhore ainda mais.
Nunca mas nunca desista.
Rui Pinheiro Professor. Gestor de projeto “O empreendedor bracarense” oempreendedorbracare.wix.com/braga [email protected] |