Programação Auditório "PROGREDIR - TERRA EXPRESS"
Feira Alternativa - Festival da Terra 2012
Sexta-feira, 14 de Setembro às 15:00h
MUDAR A MENTE, MUDAR O MUNDO, por Paulo Borges
A mente é a matriz de toda a experiência que temos do real e do mundo e é dos seus estados conceptuais e emocionais, do modo como perceciona e reage ao que perceciona, que em última instância depende tudo o que fazemos e dizemos e a felicidade e infelicidade que vivenciamos. Um estado mental dualista, dominado pela ficção da separação entre eu e outro, pelo medo e pela expectativa, pelo apego e pela aversão, é a raiz de todos os problemas que dilaceram o planeta, a raiz da violência contra si e os seres vivos, humanos e não-humanos, a raiz da opressão económica, social e política e da exploração desenfreada dos recursos naturais que devasta cada vez mais a Terra. Há que inverter este processo e não basta combater sintomas: temos de ser radicais, no sentido de ir à raiz. Ir à raiz é mudar a mente, reconhecer a ilusão da dualidade e experimentar a abertura da consciência a um estado não-dual e não- conceptual, vasto e livre como o espaço, que a tudo abrange. Eu, outros e todas as coisas surgimos então como manifestações de uma mesma Vida. Tudo é diferente. O mundo já mudou. Meditativa e contemplativa, a revolução silenciosa e não-violenta está em curso e é a partir daí que ganha verdadeiro sentido e eficácia toda a ação e prática de alternativas.
Há uma solução e essa solução és Tu.
Há uma solução e essa solução és Tu.
PAULO BORGES
Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Diretor da revista Cultura ENTRE Culturas. Sócio-fundador e membro da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Sócio-fundador e ex-vice-presidente da AIEM – Associação Interdisciplinar para o Estudo da Mente. Sócio-fundador e ex- vice-presidente da Casa da Cultura do Tibete. Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Presidente do Partido pelos Animais e pela Natureza. Membro da Comissão Organizadora das visitas de S.S. o Dalai-Lama a Portugal em 2001 e 2007. Tradutor-intérprete dos seus ensinamentos nesta última visita, na Faculdade de Medicina Dentária, em 13, 14 e 15 de Setembro de 2007. Tradutor-intérprete dos seus ensinamentos em Nantes (2008) e Toulouse (2011).
Autor e organizador de cerca de trinta livros, além de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras coletivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil. Tradutor de uma dezena de livros budistas.
Autor e organizador de cerca de trinta livros, além de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras coletivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil. Tradutor de uma dezena de livros budistas.