2018. Já?!
10 ideias para um ano mais simples, leve e feliz:
Chegados a este final de ano, é tempo de balanços e de planeamento para um ano seguinte mais focado naquilo que realmente nos importa e que nos traz mais valor. Isso é algo diferente para cada um de nós, mas há ideias que nos podem simplificar a vida e ao mesmo tempo dar-nos uma vida mais cheia. Confusos? Venham daí.
O dia 1 de Janeiro traz consigo todas as promessas do mundo e todos os sonhos para cumprir. Mas nada muda das 23:59 de dia 31 para as 00:01 de dia 1 se nós não agirmos, definindo áreas de trabalho, objetivos e focando no como lá chegar. Vamos a isso!
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Nós somos a base da nossa vida. Parece uma verdade de La Palice, mas muitos ainda não têm essa real consciência. De que somos a nossa melhor ferramenta para progredir.
Que seja, pois, o ano em que conseguiremos encontrar o tempo e o espaço para ler mais, refletir sobre as mensagens e agir em consequência. E se eu não gostar de mim quem gostará? A nossa autoestima, o acreditar em nós ajuda em muito uma relação mais feliz com o mundo e com os outros.
ORGANIZAÇÃO
Aqui deixo uma única dica que ajuda a que TUDO o resto funcione melhor: ter sempre um caderninho e uma caneta na mala. Ajuda a não perder uma ideia ou inspiração, uma tarefa a não esquecer. Por muito que hajam hoje apps para este efeito, o ato de escrever no papel pelo nosso punho dá uma força distinta ao “fazer acontecer”.
SAÚDE
Que seja o ano em que olhamos mais para nós de forma holística, integral, onde por vezes uma massagem ou um passeio na natureza fazem tão bem ou melhor que um comprimido, pensem nisso.
E porque não aproveitar o novo ano para fazer aquele checkup que andamos a adiar, ou passar a fazer aquela caminhada 2 vezes por semana ao final do dia? Apontem no tal do caderno e façam isso acontecer.
BELEZA
Não é futilidade, sentir-se bem e bonita contribui para encarar o mundo na postura de super personagem, mãos na cintura e “Venha de lá o que mundo tem para me dizer!”.
E se menos é mais, um pouquinho de máscara nos olhos, blush cor de pêssego e um brilho nos lábios dá logo outro ar. Demora 5 minutos e vale milhões para encarar o dia.
ALIMENTAÇÃO
Há cada vez mais uma maior preocupação alimentar e uma busca de opções mais verdes e sustentáveis.
Uma boa ideia para pôr em pratica num ano ainda 0 Kms é ter sempre snacks saudáveis disponíveis e água por perto, pois quase sempre fazemos as piores asneiras por não ter nada de jeito à mão. Fácil corrigir.
FAMÍLIA & RELAÇÕES
Inspiração simples: tentemos ter mais momentos 1.0, sem tecnologias, brincando e conversando. Parece que desaprendemos a fazer isso, não foi? Mas é possível voltar ao tempo dessa felicidade pura.
CASA
E quando lá fora há ruído, mimemos o nosso recanto, que nos traz tranquilidade. Plantas, livros, madeiras quentes, materiais naturais: transmitem paz visual que se impregna para dentro de nós. Neste novo ano tiremos o excesso, minimizemos a tralha desnecessária, doemos, vendamos: desobstruímos os nossos armários e gavetas e a nossa vida.
CARREIRA
Organizarmos as prioridades top para cada semana e, dentro de cada semana, cada dia. E contra tudo o que nos ensinaram ate há pouco tempo, não ir pelo caminho do multitask, tão amado e defendido nos anos 90. E descobrir a felicidade no que fazemos, ou fazer o que nos faz feliz. Simples assim.
LAZER
Será 2018 o ano daquela grande viagem? De começar aquele hobby que tanto amamos? E se ainda não der, aproveitemos mais as nossas vilas e cidades, sejamos turistas por um dia, temos o melhor país do mundo, já se aperceberam disso?
Não esquecendo que colecionar momentos simples, como apanhar sol numa esplanada ou numa varanda a ler ou beber algo, vale muito.
CONTRIBUIÇÃO
Quantos de nós não se vão perguntando que damos e deixamos ao mundo? Que missão temos ao andar por cá? Uma pergunta dura, que nos faz pensar e querer ser melhor a cada dia. Ter tempo para o outro, dar o nosso tempo a quem dele mais beneficia, sermos mais ao dar uma parte de nós. Talvez seja o ano de experimentar.
Na verdade, muitas destas ações só dependem mesmo de nós. Vamos tratar disso já?
Bom ano!
PAULA DELGADO SALSINHA
MARKETEER NA ÁREA EDITORIAL E RESPONSÁVEL PELO PROJETO VIDA 1.0 Site: www.vidaumpontozero.com Facebook: www.facebook.com/vidaumpontozero Instagram: www.instagram.com/vida1.0 Linkedin: www.linkedin.com/in/paulasalsinha Email: [email protected] |