Por João Alberto Catalão
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Começando pelo da cor branca a qual representa Yang, assumindo que transmite Paz. Na vida profissional “ter” paz é fundamental. Aparentemente essa paz atinge-se quando fazemos aquilo de que gostamos e gostamos daquilo que fazemos. Parece uma utopia. As utopias estimulam o nosso imaginário. Todos aqueles que forem capazes de reconhecer que pertencem à minoria que tem mais do que a maioria, os coloca num patamar cujo foco deve ser potenciar a capacidade para apreciar mais o que se tem, do que viver na angústia daquilo que não se tem. É natural que alguns que estejam a ler este artigo estejam a passar por um mau bocado. Mas, a esses desejo que se concentrem na energia positiva do bem que lhes pode acontecer, motivando-se para que todos os dias de amanhã, sejam melhores do que hoje.
Energia está também associada ao sol, quente e luminoso. Uma das energias que mais contribui para o sucesso profissional é, claramente a resiliência. Ser capaz de encarar os problemas do dia-a-dia como desafios, predispondo-se naturalmente a enfrentá-lo com determinação e coragem. Yang também significa positivo. Nunca se falou tanto em “Atitude”. As nossas atitudes profissionais, são fundamentais para o tal desejado equilíbrio e dependem, acima de tudo, da nossa capacidade de definirmos um propósito para a nossa vida pessoal e profissional. Ter um propósito de vida reforça o significado da mesma. Na vida profissional, a vida é muito mais fácil, equilibrada e feliz quando esse propósito está definido, é claro, conciso e o autor dele corre atrás. Por incrível que pareça a atitude mental positiva consegue ultrapassar situações aparentemente inultrapassáveis. Porquê?
Porque estimula todo o nosso potencial criativo e inovador. Yang também significa esforço e determinação. Mais do que nunca estes fatores são fundamentais na vida profissional. E, como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa. Yang também significa lógica. A lógica aplicada à vida profissional ajuda-nos a calcular os caminhos mais curtos para chegarmos aos resultados pretendidos. Por isso, pensar ajuda-nos a criar. Ajuda-nos a criar novas possibilidades de melhoria da nossa performance. Esta rubrica tem como propósito ajudar-nos a valorizarmo-nos e crescemos de forma sustentada.
A luz, uma das outras dimensões de Yang, está em perfeita sintonia com este desígnio. Todos sabemos o reflexo que a vida profissional tem na nossa vida pessoal. Concluindo, citando a frase Taoísta “se queres receber deves primeiro dar: eis o início da inteligência”.
Sem concretizar não há festa!
ESP. EM COACHING EXECUTIVO, MASTER E MENTOR COACH DIR.GERAL DA YOUUP,
THE COSCHING COMPANY®
www.vitaminacatalao.com
www.youup.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)