Por Lina Veira
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A pandemia provocada pelo novo coronavírus, além de centenas de milhares de perdas, causou grandes mudanças em nossas vidas, nos obrigando a procurar novas formas de viver, pensar e olhar para a realidade.
Ninguém nasce, cresce e vive sozinho. Somos diferentes, mas ricos de sentimento, aspirações, valores e qualidades. Porém, em todas as épocas históricas, sobretudo em épocas de crise como a nossa, sempre houve a necessidade de voltar as fontes criadoras dos valores e sentido da vida para construir um mundo mais justo e humano – VIVER MELHOR
Ninguém pretende negar que o mundo é violento ou que não existam pessoas más, nem vamos aqui decorar a origem da dissolução moral de uma sociedade, condicionada por muitos fatores, entre eles o culto a violência diante de um telemóvel ou televisão, que deturpa e manipula realidades, apesar de imagens concretas. Contudo, definir bons e maus hábitos, bons e maus valores é imprescindível para vivermos melhor. O que não for grandioso para lhe fazer bem, descarte. Alguns hábitos e valores só trazem e criam problemas.
Como disse: Refletir sobre nosso cotidiano é observar sobre nossa existência observando paradoxos. A maior parte das pessoas vive na superfície. Perdem as coisas mais espantosas da vida. Vê, e, contudo, não vê. E a razão disso, é não estarem vendo realmente, e se não estão vendo realmente, como também não estão sentindo realmente, nem ouvindo realmente. Todos os sentidos de nossas faculdades precisam estar na mesma plenitude da visão e consciência humana.
O que contaremos aos nossos netos emocionados do que vimos, sentimos, amamos?
Como disse Freud, que bom olhar para trás e ver anos difíceis, mais bonitos. Porque foi importante ter bons hábitos e valores que são parâmetros e consequências naturais do sucesso, do prazer e alegria independente de toda e qualquer situação.
Encare os seus sonhos como metas a serem realizadas! E perceba que todo desafio nos leva a uma capacidade ética de sermos honrados, independente do período da nossa história. Viver não é fácil, mas querer “viver melhor” nos dá a possibilidade de engolir o mundo, de recusar ou aceitar o seu sol, as suas flores, sementes, hospedes como nós, enquanto houver ar nos nossos pulmões. Viver melhor numa sociedade conturbada de apreensões e receios, é um grande desafio pessoal, que exige postura e procura da vivência espiritual, das coisas do alto, do querer ser alegre em toda e qualquer situação (que é bíblico), do direito e dever de dizer não ou sim.
Para viver melhor, é preciso definir bons valores na sua vida. Ser realista e construtivo. Lembrar da vida dos nossos avós, mais simples e humildes.
Estamos sempre a fazer escolhas de modo consciente ou não. “Não se preocupar com nada pode ser uma escolha para viver melhor” e ainda assim é se preocupar com alguma coisa. É escolher algo, entende?
Mas a pergunta que cabe é: o que tenho escolhido para minha vida? Que valores tenho como parâmetros para viver melhor? Tenho me privado de coisas que gosto de fazer? Comemorado minhas vitórias? À medida que observamos nossas reações na rotina da vida, focamos melhor nas nossas necessidades e melhorias, olhamos para nós! e passamos a avaliar resultados e viver as nossas responsabilidades sem as culpas e pesos que nos impedem de seguir e VIVER MELHOR.
Preste atenção: Faça o seu melhor! O necessário, o mínimo e mais um pouco que estiver ao seu alcance. O mundo não vai ficar esperando você ficar bem, não podemos passar a vida inteira limitados as margens conhecidas de agonias e crônicas alimentadas. É preciso deslocar-se para outra margem, ver as coisas sob outras perspectivas, com um olhar mais amplo e com proposito dizer: hoje é o dia para eu ser feliz! Eu quero viver melhor.
Quando escolhemos o caminho que nos leva a quem realmente somos, somos quem somos e isso é fantástico, é viver melhor, pois descomplicamos pisar no travão ou acelerar na estrada da vida.
– CE. ATUALMENTE VIVE NUMA ILHA NO SUL DO BRASIL, ONDE TEM SE DEDICADO À ESCRITA. É AUTORA DE DOIS LIVROS “UM DE MEUS OLHARES” E “OUTRAS FLORES SE ABREM”
www.instagram.com/linaveira
www.facebook.com/linaveira09
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)