in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2016
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
As emoções são a base da nossa vida. Sentir verdadeiramente as nossas emoções, sejam elas quais forem, é a grande solução para os nossos problemas e evita doenças. Existimos para sentir, pois essa é a ponte para sabermos quem verdadeiramente somos. Se faz sentir faz sentido! Viver resignado ou acomodado, na zona de conforto, sem grandes emoções, boas ou más, não traz nada de novo, mas ao invés disso nós podemos encontrar dentro de nós uma natureza confiante que nos permite arriscar e que nos levará a novos horizontes.
Nós somos aquilo que acreditamos SER e podemos tornarmo-nos melhores quando acreditamos que isso é possível, ou seja, aquilo em que acreditamos e que pensamos a respeito de nós próprios e a respeito da vida torna-se verdade para nós. Nós somos responsáveis por tudo que acontece nas nossas vidas, o melhor e o pior, bem como as nossas escolhas, boas ou más, devemos assumir essa responsabilidade e não culpar os outros. Cada pensamento que concebemos cria o nosso futuro. Nós criamos as nossas experiências através dos nossos pensamentos e dos nossos sentimentos. Os pensamentos que concebemos, as palavras que proferimos criam as nossas experiências. A nossa mente aceita tudo em que nós escolhemos acreditar. Ao tomarmos consciência deste facto podemos mudar os nossos pensamentos e dar um significado diferente a cada acontecimento da nossa vida. Logo devemos acreditar mais em nós, no nosso poder pessoal, na nossa capacidade de superação e de mudança. Nunca esquecendo de que não há caminhos nem escolhas erradas. Os erros apenas existem para nos indicar que temos que seguir um caminho diferente. Na vida nós ganhamos ou aprendemos. Cada um tem o seu percurso e caminho a fazer. É importante aceitarmos o que já temos, como somos, as experiências que nos estão a ser proporcionadas para crescimento, o tempo de cada um e de cada uma delas, e, as pessoas que a vida nos coloca no nosso caminho, pois nada acontece por acaso.
Quando realmente nos amamos a nós próprios tudo na nossa vida funciona. Viver é experimentar incertezas, correr riscos e se expor emocionalmente. A nossa felicidade só depende de nós e não tem nada a ver com aquilo que os outros esperam de nós. Ter a coragem de arriscar e nos mostrarmos como somos de verdade é a única forma de aproveitar todas as oportunidades que a vida tem para oferecer. Cada momento na vida é um novo ponto de partida.
A vida é para ser vivida, simplesmente, viver no aqui e no agora. Deixar o passado onde está, pois esse nós não mudamos, apenas conseguimos mudar o significado que damos a essas vivências. Devemos aceitar, agradecer e estar em paz com o nosso passado, para conseguirmos avançar com a nossa vida. Não nos preocuparmos demasiado com o futuro. Preocupar é uma total perda de tempo e desgaste de energia. É ocupar a mente com algo que ainda não aconteceu e que nem sabemos se vai acontecer, em vez de canalizar essa energia para algo muito mais produtivo, ou seja, viver o presente! Viver o agora! Tudo é agora. Só existe o agora. Não é por acaso que o “presente” se chama “presente”, pois é um “presente” que nos é dado. Devemos aproveitá-lo da melhor forma possível e fazer sempre aquilo que nos faz feliz, porque no final quem vai lá estar somos nós!
PSICÓLOGA CLÍNICA, PSICOTERAPEUTA,COACH
http://www.akademiadoser.com/joanafernandes1.html
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2016
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)