in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Quando se fala em Visão Natural, o nome de William Bates (1860-1931) é uma referência. Como médico oftalmologista, ajudou milhares de pessoas a libertar-se dos seus óculos e a curar os seus problemas oculares através de um método que desenvolveu de tratamento holístico da visão. Foi pioneiro a transmitir a ideia revolucionária de que é possível melhorarmos a nossa visão.
Sim, é possível melhorar a Visão!
Se pensarmos que tudo na vida se encontra relacionado e que o corpo comunica connosco das mais diversas formas, torna-se claro que também os nossos olhos têm muito para nos ensinar e transmitir a respeito da forma como vivemos e da direção na qual urge seguirmos.
O modo como os nossos olhos funcionam e as limitações que encontramos na nossa visão física são um reflexo e uma metáfora perfeita do nosso estado de consciência e da nossa forma de olhar para nós, para os outros e para o mundo.
A visão é uma função que depende de muitas dimensões para além da estrutura física que compõe os nossos olhos – há uma ligação bilateral entre a forma como vemos objetivamente o mundo e a forma como o vemos subjetivamente. Assim, a nossa visão sofre influências do nosso estado emocional e mental, e tem uma ampla ligação com a nossa personalidade e padrões de funcionamento.
Por exemplo, a hipermetropia – dificuldade em ver bem ao perto - poderá simbolizar alguém que tende a colocar os outros em primeiro lugar e manifesta dificuldade em estar disponível para si e estabelecer um contacto mais próximo com quem é e com aquilo que é prioritário para si.
Já a miopia – dificuldade em ver bem ao longe - surgirá mais associada a alguém que se resguarda no seu espaço pessoal e sente algum receio e falta de confiança no mundo e nas outras pessoas, o que faz com que se iniba de se mostrar como é realmente ou tenda a agir em função de uma imagem que julgue ser mais agradável às outras pessoas.
Por seu lado, o astigmatismo - que se manifesta como visão desfocada devido a tensões irregulares no globo ocular - é simbólico da sensação de se estar perdido ou de não se saber muito bem o que se quer ou o que se sente.
É como se, quando estamos na presença de um problema de visão, de alguma forma houvesse uma recusa (na maior parte das vezes inconsciente) em se olhar para si, para os outros e para o mundo de uma forma ampla e equilibrada. Em se acolher todas as partes e assumir internamente a confiança de que tudo está certo e de que ver com clareza é seguro e sustentado.
Quando se pretende melhorar a visão e se inicia esse processo interno, torna-se quase inevitável observar a mudança a surgir em diversas áreas da vida. Assim, o processo de melhoria de visão acompanha o processo de colocar a vida em ordem, e para tal acontecer torna-se necessário, antes de mais, celebrar a Clareza como compromisso de vida e confiar em tudo o que acontecer a partir daí.
Confiar, porque nem sempre as mudanças que vemos a acontecer e a informação que vemos a tornar-se consciente são as esperadas ou desejadas. E muitas vezes é precisamente o que não queremos ver que acaba por se tornar um impedimento à clareza manifesta na nossa visão física e na nossa vida.
No caminho rumo à Clareza, é assumindo a abertura ao que é Real – e abandonando as ilusões que temos vindo a abraçar dentro de nós – que permitiremos uma mudança efetiva nas nossas vidas e na nossa visão.
Qual sente que é o convite que está oculto na sua dificuldade em ver com clareza?
O que pensa que lhe querem dizer os seus olhos?
Que pessoa seria se se aceitasse e expressasse na totalidade de quem é?
O que aconteceria se se abrisse a ver tudo o que faz parte de si, dos outros e do mundo com mais amor?
No fundo os nossos olhos pedem-nos apenas uma coisa: que avancemos em direção à melhor versão de nós mesmos, que nos mostremos cada vez mais como quem somos realmente.
Está preparado/a para assumir esse compromisso interno?
Cristina Gomes Psicoterapia Integrada | Terapia Regressiva | Terapia de Relacionamentos | Reiki | Terapias de Sistema Anura - Florais de Lis www.cristinagomesterapias.com [email protected] | 934 371 888 in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2014 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |