in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Quais são os verdadeiros objetivos de vida que os movem? E quais são os seus?
Penso que é importante distinguir dois conceitos: ganhar e vencer.
Sem dúvida que todos queremos o melhor, e, no entendimento da maior parte de nós isso significa ganhar algo que nos faça sentir melhor e ir mais longe em relação ao que temos e onde estamos. No entanto há uma nuance: se pensamos no que ganhamos ou queremos ganhar como apenas aquilo que vem de fora para dentro, aquilo que conquistamos material e fisicamente, no objetivo final, no troféu ou no resultado, estamos, na maior parte das vezes a dar lugar aos desejos do Ego, que quer poder, protagonismo, imagem, e tudo o que esteja relacionado com o conforto emocional que esse algo pode trazer. Errado? Não, totalmente. Merecemos ter mais e melhor. No entanto estas conquistas são efémeras e, regra geral, a satisfação produzida dura pouco, o que nos faz ir à procura de mais e mais satisfação fora de nós, rapidamente.
Quando nos focamos na realização pessoal, na nossa satisfação interior, nos objetivos intrínsecos. Quando nos focamos no caminho a percorrer, no método para construir esse caminho, na forma como desenvolvemos as nossas capacidades de realização do trabalho a desenvolver para melhoria da produção e dos resultados a obter, procurando sempre o melhor de nós em cada ação, independentemente do resultado que virá desse esforço, qualquer coisa que obtenhamos vai com certeza saber a vitória, e aí vencemos.
Vencemos acima de tudo os nossos desafios interiores, vencemos as batalhas com os nossos monstros não poucas vezes boicotadores, querendo que sigamos caminhos aparentemente confortáveis e melhores para eles, mas que muitas vezes alimentam até comportamentos e emoções negativas, não sendo, de todo, benéficos para a nossa Essência. Mas quando seguimos o caminho da Essência somos sempre vencedores.
Temos um exemplo bem português desta realidade: o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Há dias uma amiga dizia-me “o Cristiano Ronaldo deve ter um psicólogo muito forte.” Claro que deve ter, Psicólogo, Coach, Treinador, mas acima de tudo tem coragem de ser quem é e de ouvir a sua vontade interior e a sua mais profunda intuição. Se não fosse a sua vontade interior a comandá-lo para ser o primeiro a chegar ao treino e o último a sair, não seria nenhum coach, por muito forte que fosse, que lha iria incutir de uma forma tão presente e contínua, desde a sua tenra idade. Porque antes de ser um vencedor no desporto e no futebol, Cristiano Ronaldo já era um vencedor como ser humano, com ele próprio.
Vencer na Espiritualidade está relacionado com a eterna luta entre o bem e o mal, ou melhor dizendo, entre a luz e a sombra: quem eu sigo? O Ego ou a Alma? A quem eu alimento? Ao lobo bom ou ao lobo mau? Que visão eu sigo? O copo meio cheio ou o meio vazio? Todos temos a possibilidade de seguir cada uma das vias, o segredo é escolher.
E nesta perspetiva podemos seguir o conselho de Jesus na mensagem 216 do Livro da Luz de Alexandra Solnado com o título Duas Opções, que retrata precisamente como escolher pela Alma ou pelo ego: “Coloca a consciência no peito e fica. Põe os pensamentos no peito e sente. Sente uma das opções. Como é que o peito fica? Alegre? Triste? Pesado? Agora faz o oposto. Sente a outra opção. E vê como o está o peito.”
Muitas vezes temos grandes surpresas ao fazer este exercício. Muitas vezes, a opção que nos parece melhor é aquela que nos deixa o peito mais apreensivo e a que nos parece menos provável de seguir um bom rumo é a que puxa por nós. É preciso coragem para saber ouvir a Alma através dos sinais do coração, das emoções, das sensações e acima de tudo, da intuição. Pois o caminho da Luz e da Essência é muitas vezes árduo e trabalhoso, exigindo muito compromisso e retidão, acima de tudo connosco mesmos. É preciso acima de tudo muita humildade para aceitar os desafios e as experiências que a vida propõe, porque, muitas vezes o caminho do Amor é também um caminho de dor, mas quando é com significado, quando se entende o porquê de passar pelas experiências e se aceitam os desafios, tudo fica mais fluido. E é mesmo com humildade que se consegue que aconteça o que Jesus diz no fim desta mesma mensagem: “Tenho a certeza de que assim vais conseguir, aceder à tua alma. Ela fala com o teu coração. E se promoveres a junção destes dois, poderás contar evoluir até ao fim dos teus dias.”
E a Evolução Espiritual é a maior vitória da nossa vida.
TERAPEUTA DE REFLEXOLOGIA, MASSAGEM, DRENAGEM LINFÁTICA, REIKI, TERAPIA ENERGÉTICA INTEGRADA E ASTROLOGIA
www.terapiadaluz.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)