in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Os nossos relacionamentos não podem ser vividos de um modo comodista e rotineiro, vivendo com as certezas que não precisamos de fazer nada para os manter saudáveis e equilibrados, esquecendo que todos os dias precisamos reinventar a forma como nos relacionamos, valorizando desde os pequenos aos grandes detalhes de cada relacionamento.
A forma como vivemos os nossos relacionamentos está intimamente ligada com a forma como entendemos a presença de determinada pessoa na nossa vida, indagando sobre o que essa pessoa nos acrescenta, se essa pessoa faz sentido no momento atual onde nos encontramos ou se mantemos apenas determinados relacionamentos por conveniência de ambas as partes, ou pelo medo em magoar alguém que já não faz sentido na nossa Vida.
Como vives os teus relacionamentos? Como valorizas cada relacionamento que existe na tua Vida? Quais os motivos que te levam a manter ou terminar determinado relacionamento? Como reinventas a forma como te relacionas?
Estas são algumas questões que devemos colocar a nós mesmos e sobre a quais temos que refletir diariamente, pois não nos podemos esquecer que são os nossos relacionamentos que acrescentam ou até podem retirar algo, da nossa vida emocional, levando a que partilhemos emoções que não são propriamente as que queremos partilhar. São estes mesmos relacionamentos que nos mostram a forma coo interagimos com as pessoas, a forma como nos entregamos e dedicamos a essas pessoas e a forma como queremos valorizar o relacionamento que vivemos com cada pessoa da nossa Vida.
Valorizar um relacionamento significa que temos que fazer algo que enalteça a importância desse mesmo relacionamento, que faça com que a pessoa com que nos relacionamos compreenda que é importante para nós, que queremos manter essa presença ativamente na nossa Vida, por tudo aquilo que nos oferece e por tudo aquilo que nos faz oferecer, valorizando a entrega, a dedicação e as emoções.
Valorizar um relacionamento significa mostrar a sua importância, manifestando quer por palavras, quer por atitudes, de modo que cada um de nós perceba a forma como se relaciona e de modo que cada um de nós compreenda o que tem que fazer para que esse relacionamento se torne mais forte, se torne mais importante para a nossa Vida, porque nós vivemos de relacionamentos por sermos seres sociais e mesmo que muitos relacionamentos não sejam propriamente uma escolha nossa, precisamos entender a forma como os podemos viver, de acordo com a nossa integridade e a nossa verdadeira essência.
Quantos de nós vivemos relacionamentos que não foram escolhidos por nós, mas que fazem parte de determinado contexto onde estamos inseridos? Quantos de nós ficamos em relacionamentos tão-somente por termos, medo de magoar o Outro, de causar emoções menos positivas na outra pessoa que pode ou não querer manter-se no relacionamento?
Valorizar um relacionamento é também compreender quando uma pessoa não faz mais sentido na nossa vida e decidir que temos que a deixar ir ou que temos que ser nós a sair desse relacionamento. A ideia em si, pode parecer um pouco confusa, no entanto, quando tomamos essa decisão estamos a valorizar o que já foi vivido, a importância que essa pessoa teve na nossa Vida, mas que agora não nos acrescenta alfo e que queremos que essa pessoa viva outros relacionamentos à sua medida e que a possam fazer feliz. Valorizar relacionamentos é também saber terminar aqueles que não nos fazem vibrar, aqueles que já não fazem sentido manter, pelos mais diversos motivos.
Todos os relacionamentos devem ser valorizados e mesmo quando temos que nos relacionar com algumas pessoas que não foram escolhidas por nós, precisamos de reinventar a forma como nos relacionamos, tentando encontrar pontos comuns, encontrar algo que nos faça querer valorizar esse relacionamento. Neste caso posso referir como exemplo os relacionamentos profissionais, onde temos que nos relacionar com pessoas com as quais não gostamos de estar, mas que precisamos saber valorizar a sua importância, como parte de uma equipa, como parte de algo maior que nós e que não é de todo por nossa escolha.
Cada relacionamento precisa ser valorizado por isso, não podemos deixar de dizer às pessoas o quanto gostamos delas, mencionando a sua importância na nossa Vida, referindo o que nos acrescenta, o que gostamos e não gostamos, para vivermos relacionamentos conscientes e genuínos. É preciso saber conversar para entender o que podemos fazer de modo a valorizar um determinado relacionamento, é preciso refletir para saber quais as melhores decisões a tomar, pois, quando valorizamos um relacionamento, estamos a valorizar a nós mesmos e à pessoa com quem nos relacionamos.
Por isso mesmo valoriza primeira a forma como te relacionas contigo mesmo, para poderes entender a forma como podes valorizar as pessoas que te rodeiam e com as quais queres viver relacionamentos saudáveis, equilibrados e conscientes, acrescentando valor à tua Vida e à Vida da pessoa com quem te relacionas.
ENFERMEIRO / ESCRITOR
www.semearemocoes.com
Facebook: Ricardo Fonseca - Escritor
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)