in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Estamos a atravessar uma fase difícil, de grandes provas a nível social e económico, onde a escassez está mais presente do que a abundância. Falta de emprego, falta de motivação, falta de sonhos. Já pararam para sentir como tudo isso está interligado? São três variáveis dependentes, onde basta uma falhar, para que tudo se desmorone.
O que é sonhar? É ter um desejo interior, uma vontade que potencia o nosso bem-estar geral como ser humano. Grande sonho, pequeno sonho, não importa, não se quantifica, apenas se sente, cada um com o seu, cada um à sua maneira.
O que é a motivação? É aquilo que nos leva a agir, a perseguir um propósito, a não desistir quando tudo parece estar a falhar, é desejar ir sempre mais além. Numa última instância, é lutar por um sonho!
O que é a falta de emprego? É não ter algo que nos dê dinheiro, sustento para o nosso dia-a-dia, alimento para colocar na mesa, forma de pagar a nossa casa, entre outras coisas.
Ora, então vejamos, será que há motivação se não houver um sonho?! Sim, pode existir, mas não será esta tanto maior quanto mais forte for o nosso sonho de vida?
Emprego, será que vamos agir e não baixar os braços se não existir motivação para tal, ou então, se não tivermos um lindo sonho de algo para a nossa vida?
Alguém disse um dia, “o sonho comanda a vida e quando um Homem sonha, o mundo pula e avança” e como é verdade… de que vale ter o melhor emprego do mundo, a ganhar milhares de euros se não houver um sonho, um objetivo da alma para alcançar!? Sim, posso ganhar muito dinheiro, gastar onde quero e bem me apetece sem olhar a nada, mas para quê, se a vida é algo vazio, sem um propósito?
Olhem à vossa volta, há pessoas que “sem nada” são felizes e porquê? Porque vivem o seu sonho, existe nelas uma motivação que não se esgota, mesmo que o sonho seja acordar todos os dias e dizer, “bom dia mundo” e apenas sorrir. Não há sonhos válidos, ou melhor e pior, um sonho, é um sonho!
Eu amava tocar, de alguma forma, todos os corações existentes neste planeta e tenho trabalhado nesse propósito. Mas também amava apenas amar e exaltar quem me rodeia, todos os dias. E tu, o que sonhas? Ter o melhor emprego de todos, ganhar mais que toda a gente, ter apenas trabalho para sustentar a família e teres o que comer, apenas sorrir e viver!?
Ou por outro lado, desististe de sonhar, porque acreditas piamente que não vale de nada, que nada se concretiza!? Sonhar por sonhar, é uma forma subtil de fugir na realidade da vida, mas agir para concretizar o que sonhas, é a maior forma de mostrares quem és, a tua força interior. Sim, podes nunca conseguir alcançar, mas ao menos tentas-te, fizeste algo para… e irás chegar ao final da vida e pensar “que vida miserável, não tive a coragem de agir naquele momento, só porque não sabia o que iria acontecer, só porque não arrisquei a ser feliz”, é isso que queres?!
É o momento de parar e sentir, decidir de que forma queremos viver e como nos permitimos viver. Em abundância, ou restrição? Seja de sonhos ou de quantias monetárias, tudo não passa de diferentes formas de energia e nós, como humanos, temos direito a viver tudo, com a única obrigação de agir em consciência para com nós mesmos. Tu defines a tua vida, tu sentes o que é melhor para ti e se for bom para ti, será excelente para todos.
Não procures o emprego perfeito, pois também não és a mulher ou homem perfeito como imaginas, e tudo é absolutamente perfeito, por entre a imperfeição visível aos olhos.
PAULO MARQUES MILITAR / RADIOLOGISTA FORMADOR E FACILITADOR AUTOR DO LIVRO “O SENTIMENTO DE VIVER A EMOÇÃO DE SENTIR”, DA CHIADO EDITORA www.facebook.com/DespertarDaAlma in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2015 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |