in REVISTA PROGREDIR |JANEIRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A cada dia que passa o ser humano se depara com notícias e imagens que o dececiona, bombardeado com múltiplas formas de agressões e ameaças contra melhores condições de vida e os seus valores, conteúdos que refletem uma sociedade sem ética, sem princípios e respeito pela verdade, gerando sentimentos de desanimo, vergonha e revolta.
O que fazer?
Culpa de quem?
O tempo que devora o nosso corpo, a nossa vida, o nosso tempo, nos desgasta a cada ano, a cada dia, a cada hora com as mesmas promessas de sempre: trabalhar mais, emagrecer, guardar dinheiro, estudar, ler livros, aproveitar o tempo, viajar…
Em 2020 o homem percebeu que tudo pode acontecer de forma diferente, quando não seguimos a regra normal do jogo da vida. Criar no novo tempo, um novo estilo de vida, uma nova ética diante de novas regras de disciplina e de submissão. Foi preciso diante de um tempo livre que nunca tivemos, diante de uma sociedade na contra mão de valores humanísticos, espirituais, morais e culturais, diante de um ambiente vazio de referências positivas e humanas, sem uma visão segura, assumindo o “salve–se quem puder”. E quem não se sentiu assim, que atire a primeira pedra.
Se a pobreza é o rastilho da violência, as dificuldades e perdas semeiam um clima de deceção e revolta entre nós, cegando visões e mentes rumo ao precipício, ocupadas de impressões negativas acerca do sentido da vida, da contribuição que cada um deveria dar em prol do bem comum e do seu semelhante, para renovar e curar a nossa sociedade e não faz. Há quem diga que no planeta tem muito mais “mortos” do que se imagina, pessoas sem consciência da co responsabilidade pessoal e social, sem competência para eliminar a dinâmica suicida das suas mentes. Na época do regime militar, existiu uma música que fez referência a responsabilidade independente do seu estilo de vida Lembrou da ética e do respeito na construção de uma sociedade e questionou: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Quem sabe faz na hora, dá o melhor de si, não espera acontecer, sabe que todo beneficio tem um fruto que vem da luta, das asas da esperança, da Fé que impulsiona a vida e ensina a voar.
Por mais que tudo pareça perdido e sem luz, no meio do vale tenebroso, da dor e do medo, sem eixo; nada se compara ao valor da vida humana. Respire fundo, você esta vivo! O que falamos o que dissemos, o que pensamos, pode abençoar ou amaldiçoar a nossa vida.
Tempos difíceis sempre existirão e todos passam, mas somente pessoas fortes resistem. Seja.
Crie novas situações para que tudo seja diferente e melhor! Pare de reclamar, de acusar o outro, de viver pelo outro, de vigiar a vida do outro. E construa um ano bom, ótimo ou excelente, depende de si.
O primeiro passo é assumir novos movimentos, “FAÇA VOCÊ MESMO”, “NÃO ESPERE POR NINGUÉM” crie um novo estilo de vida, com novos hábitos, com responsabilidade nos resultados de toda a ação e omissão sem mais culpar ninguém, sem mais ser chato (a), sem mais participar do grupo “maria vai com outras”. Exerça a sua liberdade.
Preste atenção na frase tão conhecida entre nós: “Fazei que eu procure mais”. Ela convida a agir mais; Fazer mais; Ser mais; Diferente de toda contra mão suicida que se ergue no nosso meio e condiciona o homem a agir menos; Fazer menos; Ser menos.
A vida sem desafios é monótona. Porque a vida é movimento. Olhe para uma árvore, ela avança para o alto, ela sai de toda a mediocridade imposta, contempla a capacidade da sua existência, cria, raízes profundas, realiza e acolhe mais, desenvolve uma imensa sombra como resultado Seja árvore! Olhe para o alto Desenvolva os seus resultados. Enfrente as suas próprias criações. Todo processo humano ou aperfeiçoamento se produz na linha do tempo da vida, mas a vida não é linear, são direções diferente com os galhos de uma árvore qualquer, não existe reta nem nada é igual. Mas exige esforço e luta pela existência e resultados.
2021 pede isso – Existência e resultados - Lute pela sua existência e resultados.
Confira as sete dicas que deixo para um novo estilo de vida:
1. Não se vitimize em situação alguma. Quando sentimos pena da nós, não constróimos nada.
2. Não conte história se rebaixando, se excluindo, sendo o (a) coitadinho (a). Você tem as suas conquistas.
3. Não culpe terceiros. Assuma-as. Você é o responsável pelos resultados positivos e negativos na sua vida.
4. Honre a sua história. Verá que as coisas boas foram muitas. Acredite sempre no melhor.
5. Não se apegue a conceitos e ideologias que não combinam consigo. Pessoas são contraditórias e inconstantes, nem sempre é possível agradar.
6. Fuja de pessoas negativas, de conversas apreensivas. Muitos gostam de espalhar más noticias, falar mal dos outros.
7. Ao levantar-se de manhã diga sempre: hoje será um dia glorioso. Peça licença aos chatos e negativos e seja feliz.
Depois dessas reflexões, não esqueça, um longo percurso se apresenta a sua frente. E cada passo é uma vitória. Não existe tempo suficiente, existe tempo merecido. Olhe para frente, sussurre ao seu ouvido que pode. Aprenda a amar a luminosidade, contemple a sua existência e deixe os seus galhos alcançarem o céu – seja árvore.
Está nas suas mãos o seu novo estilo de vida na contra mão de tudo.
PENSADORA, ROMANCISTA, POETISA AUTORA: UM DE MEUS OLHARES
Instagram:@linaveira
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |JANEIRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)