Afinal como defino «O CORPO»? Será que existe realmente alguma definição? O mais importante é ter um “Corpo São”, mas para isso, há que adotar um estilo de vida saudável.
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O corpo tal como qualquer outra máquina tem uma capa, mas muito importante, um conjunto de ligações internas que permitem o ótimo funcionamento da mesma. Tal como um carro, por mais bonito e arranjado que esteja por fora, não sabemos como está o seu interior. Será que funciona bem?
Será então o exterior assim tão importante?
Quando falamos em Estilo de Vida Saudável referimo-nos a um conjunto de fatores que serão determinantes para a sua Qualidade de vida: 1.DESCANÇO/SONO 2.controlo de STRESS; 3.ALIMENTAÇÃO; 4. ACTIVIDADE FÍSICA.
Mas ATENÇÃO! Como qualquer máquina eles funcionam em sintonia. Imagine um candeeiro com 10 lâmpadas, todas ligadas entre si. Se uma fundir o candeeiro não funciona. Assim é o nosso corpo.
Funciona em cadeia, falha um destes pilares e desequilibramos todo o sistema.
A adoção de um estilo de vida saudável não é difícil nem impossível, é um processo. Se realmente queremos um corpo são, temos de começar por definir objetivos e estratégias.
Sinto-me bem com o meu corpo? Estou como gostaria? Sim? Não? Porquê?
O que posso fazer para mudar?
Utilizando o exemplo referido, o nosso corpo funciona como um todo e, se quer ter o corpo que sempre sonhou, gostava de perder ou ganhar uns quilinhos, gostava de melhorar um ou outro pormenor, comece por respeitar os 4 pontos referidos.
1. Comece por respeitar as horas de Sono – 7h/8h ideal (exceto alguns casos)
Atenção, estas horas devem ser SEGUIDAS, de sono tranquilo e descansado. Apague a televisão, feche os estores e HORA DE DORMIR. Sabia que existe uma hormona que controla o sono chamada melatonina? Ela é influenciada negativamente pela luminosidade, por isso, quanto mais escuro melhor.
Sabia ainda que dormindo 7/8h é produzida uma hormona a LEPTINA que ajuda no controlo da saciedade??
2. Controle os seus níveis de stress – controlo voluntário e, claro, com auxilio da atividade física.
3. Quanto mais diversificada/equilibrada, alto teor em fibras, respeitando a regra dos 3 (comer de 3 em 3 horas), melhor se sentirá e melhorará o seu metabolismo.
4. Por fim, inclua sempre, EXERCÍCIO FÍSICO na sua disciplina.
Este último ponto é o ponto-chave e de ligação com todos os outros. Sabia que quando pratica atividade física o seu corpo produz determinadas hormonas que lhe dão uma sensação de felicidade, boa disposição e predisposição para várias tarefas? Se o faz, já sentiu ou não esta sensação de bem-estar pós exercício? É ou não uma sensação de relaxamento ótima?
Pois é, este é um dos efeitos positivos do exercício com grande importância no controlo psíquico, principalmente stress e depressão. Hormonas como a endorfina ajudam no combate do stress, tendo uma ação analgésica e relaxante. A serotonina está ligada à parte afetiva e alterações de humor e a ocitocina proporciona sensação de prazer, segurança e desejo sexual. É chamada a hormona do amor.
Então será que conseguirei alcançar os meus objetivos e um corpo mais «à minha medida»?
SEM DÙVIDA!
A prática regular de atividade física (intensidade média/alta +- 30/45''; intensidade moderada – +-50min), é uma excelente forma de conseguir controlar todos os aspetos menos positivos do seu dia-a-dia. Melhorará os 3 aspetos acima referidos, ajudar-lhe-á a atingir mais rapidamente os seus objetivos e melhor, a sua autoestima e confiança atingirão valores que certamente já não se recordava. Para além disso, o exercício físico permite-lhe ainda algo que todos nós precisamos – interação.
A componente lúdica associada ao exercício é enorme e, como seres sociais, só temos a beneficiar com isso.
Porque não vai 2 vezes ao ginásio e 2 dias da semana se junta com amigos a fazer um jogo de ténis? Ou uma aula de dança ao ar livre? Sentir-se-á de CORPO leve e mente sã.
Treine pelo menos 3 vezes por semana, inclua treino de força e algum treino cardiovascular e, se não tem disponibilidade para ir a um ginásio, não há problema, o ginásio irá até si. Hoje em dia há inúmeras soluções, até mesmo online.
Lembre-se que é muito importante ter sempre um profissional especializado a acompanhá-lo.
Tome uma atitude! Escreva um diário com o que fez e o que pretendia fazer. Agende o seu treino como uma reunião inadiável, defina objetivos a curto e longo prazo, mas aja!
O FIT não está na moda. O culto do Corpo não está na moda. É UMA NECESSIDADE.
A população está cada vez mais sedentária e, tal como aconteceu no passado, seleção natural. Os mais fortes e mais aptos sobrevivem. Cuide de si e do seu corpo o melhor que puder e terá um futuro melhor e mais saudável.
Certamente conseguirá alcançar o que tanto desejou!
FMH-UTL Personal Trainer/Group Trainer
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)