Por Diana Pinheiro
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2013
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Sim é possível!
Como…? … é a questão pertinente que se poderá estar a colocar neste momento.
As sensações descritas são as que subjacentes se encontram quando nos sentimos física, mental e emocionalmente mais libertos de tensões, pressões, quando conseguimos parar para fazer as refeições de forma mais ritmada, optando prioritariamente pelos alimentos da estação e da região.
Existem três passos que podemos integrar na nossa Vida de forma periódica e que nos permitirá manter a sensação de estar de férias ao longo do ano, são eles:
1 – Desintoxicar
2 – Purificar
3 – Tonificar
Importa primeiro fazer um diagnóstico para assim definir o nível de urgência, profundidade e frequência da execução destes passos.
Será realmente importante e urgente quando observar os seguintes sinais:
1. Transpiração
Mesmo que escassa, no entanto se apresentar odor forte, mesmo durante ou após pequenos esforços, em que em comparação com outros momentos da semana ou do mês não se verifica. Indica acúmulo de calor tóxico. Aumento da viscosidade na transpiração, é também um indicador de aumento de toxicidade no organismo e de desidratação.
2. Urina
É um dos melhores indicadores a revelar acúmulo de toxinas e falta de hidratação. Experimente o seguinte antes de se deitar: Observe a sua última urina do dia: um corpo que se encontre num nível óptimo de purificação, apresentará na última urina do dia um odor suave, cor amarela clara e uma translucidade que permite observar o outro lado.
Assim uma urina com odor intenso, e/ou uma cor amarela escura, e/ou uma aparência opaca, turva, indicará que está a precisar de ingerir mais líquidos no dia seguinte, nomeadamente água, para assim colaborar com o seu corpo na função de desintoxicação e purificação que os líquidos orgânicos exercem no nosso organismo.
Como a água é um veículo que permite a hidratação e por outro lado a libertação de toxinas é importante que possamos ir observando como estamos ao nível da necessidade de água.Passe a registar, mesmo que mentalmente a quantidade de água que bebeu durante o dia, observe a ultima urina do dia e confirme pelos parâmetros acima referidos se há necessidade de ingestão de maior quantidade no dia seguinte.
3. Pele
Observe o seu rosto/corpo, será tanto mais necessário Desintoxicar, purificar e tonificar quanto mais presentes estiverem os seguintes sinais:
3.1 Erupções, borbulhas, espinhas e pontos negros;
3.2 Vermelhidão associada a prurido (associados a calor tóxico associado, cujas causas serão listadas mais abaixo)
3.3 Palidez e pele sem brilho (associadoa hipofunções que seguidamente abordaremos)
Para além destes sinais, a percepção dos seguintes sintomas, podem também ser importantes indicadores de necessidade em Desintoxicar, Purificar e Tonificar:
1. Fadiga (astenia): especialmente a astenia matinal que não melhora com o movimento, e vai agravando ao longo do dia, bem como a que surge após um esforço que não justificaria tal sensação.
2. Dores de cabeça: Nomeadamente na zona frontal da testa, ou parietal na zona lateral imediatamente acima das orelhas que poderá irradiar até à nuca.
3. Náuseas: com ou sem vómito efetivo, bem como eructações (arrotos) frequentes.
4. Afeções crónicas: que estejam presentes há mais de dois meses
5. Irritabilidade: aumento da irritabilidade, intolerância, sensação de estar com menor disponibilidade mental e emocional, associado a impaciência frequente.
6. Preocupação: observar se se está sintonizado com frequência, mais do que três vezes por dia, com um ou mais assuntos, que se repetem e surgem na Mente de forma repetida.
Quais as causas e como conseguir o equilíbrio?
Os fatores etiológicos são diversos e muitas vezes atuam de forma isolada ou em concomitância. Se o desconforto for de facto importante, é indispensável que se dirija até ao seu médico assistente e siga as suas orientações.
As principais causas são duas:
1- Acúmulo de calor e substânciastoxicas
2- Cansaço, hipofunção de algumórgão/sistema
Os fatores que ampliam a ocorrência destas causas são:
1. Alimentares: Consumo frequente (mais do que três a quatro vezes por semana) de fritos, gorduras, picantes, demasiados condimentos em especial no clima quente, excesso de consumo de queijos amarelos e amanteigados.
O que fazer?
Idealmente será reduzir o consumo para uma a duas vezes por semana. Se não lhe for simples, ou porque a vida social assim não permitir, poderá neutralizar, ou minimizar o efeito do calor tóxico proveniente deste fator que gradualmente vai secando os líquidos orgânicos e consequentemente acumulando toxinas, ingerindo chá verde, de erva-príncipe, ou erva-doce, são plantas que por natureza reforçam o sistema digestivo, que equilibram o metabolismo e eliminam toxinas pela sua função diurética.
Fruta 4 a 5 peças de fruta por dia será importante para manter a vitalidade e um estado mais purificado e tonificado.
À noite e no tempo mais frio, opte pela fruta cozida ou assada, para assim simplificar e facilitar o processo digestivo, evitando que calor tóxico se acumule. Relativamente aos queijos, vá alternando com requeijão e queijo fresco, conseguirá assim ingerir o queijo que tanto gosta, mas de uma forma mais equilibrada e com menos impacto ao nível do acúmulo de toxinas.
Aproveite ainda em Setembro a melancia sendo constituída 90% por água, de natureza fresca e tendo uma ação diurética, ajuda o corpo a expulsar o calor tóxico através da urina, evitando assim que seja eliminado pela pele, que é também um órgão com funções relacionadas com a eliminação de toxinas.
2. Emocionais: Segundo a sabedoria Chinesa, as emoções são como as estações do ano, todas elas importantes e necessárias ao equilíbrio da saúde mental, permitindo-nos despressurizar e manter o tónus emocional.
Já a permanência ou fixação num dos estados emocionais tais como a tristeza, medo, preocupação, irritabilidade, ansiedade /euforia, por mais do que 3 meses, leva à produção de calor interno, à perturbação dos órgãos e vísceras que diminuem a sua eficácia nas funções necessárias à manutenção de um corpo são.
O que fazer?
Higiene emocional, é a tradução mais próxima do que no Oriente e especificamente é tido como verdade na milenar Medicina Tradicional chinesa, se refere à estabilização da saúde emocional. Importa aqui referir que as emoções nesta ótica são consideradas formas de energia em movimento e como tal se esse movimento for dirigido num sentido construtivo assim experimente os seguintes exercícios:
Dirigir a Raiva que movimenta a energia de forma ascendente - Para a criatividade (pinte, cante, dance, construa), atos de generosidade, e contacto com a natureza.
Transforme Ansiedade em planeamento - Anote ideias que observe estarem situadas no futuro, depois seleccione aquelas que para as quais poderá ir dando pequenos passos a curto médio prazo
Recicle preocupação em meditação - sempre que algum assunto o visitar com frequência, observe-o de fora como se estivesse no cinema ou no teatro, seguidamente estabeleça uma lista de acções que possa colocar em prática ou de pessoas a quem possa recorrer para pensar alto ou para ampliar algum dos seus recursos.
Olhe a tristeza como uma excelente oportunidade para recolher - Tal como na Natureza em que ciclicamente as flores fecham, algumas aves emigram, os ursos hibernam, a seiva das árvores recolhe para o tronco e raízes, também o ser humano precisa.
Quanto ao medo, na dose certa chama-se cuidado, indispensável à nossa sobrevivência e existência - Observe o medo, muitas vezes ajudanos a ter força de vontade para agir no sentido contrário ao que nos poderia ser nefasto. Observar mais do que recear permite transformar fraquezas em virtudes, e ver nos obstáculos grandes oportunidades.
Muito importante a salientar: fazer o que se gosta ou aprender a gostar do que se faz, é um bilhete de ida para o descanso e bem-estar sentidos com frequência em ambiente de férias!
3. Ambientais:
A poluição atmosférica bem como a existente no ar podem ser de facto nocivas. Em casa seleccione plantas que por um lado optimizam a sensação de bem-estar e que por outro funcionam como filtros externos tais como:
a) Lírio da paz: vulgarmente reconhecida como a “limpeza de todos”, é frequentemente utilizada em casas de banho, lavandarias, pois removem esporos de fungos e eliminam formaldeído (encontrado na poluição atmosférica, em alguns detergentes e tapetes) e tricloroetileno (utilizado com frequência como solvente industrial)
b) Gerbera: as suas maravilhosas flores eliminam o benzeno no ar, são conhecidas por melhorar o sono, pois ao contrário da maioria das plantas, a Gerbera absorve o dióxido de carbono e emitem mais oxigénio durante a noite.
c) Bambu: elimina formaldeído e actua como umidificador natural em locais muito secos e com tendência a acumular ácaros.
Hidratar, respirar, movimentar o corpo, observar em visão de helicóptero a nossa vida Emocional, abraçar o que Natureza nos dá em cada estação, são então alguns dos verbos cujas acções podemos fazer acontecer para assim manter a sensação de férias todo o ano!
Continuação de Férias inspiradas!
ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
COAUTORA DO LIVRO “ALQUIMIA DOS SABORES“
[email protected]
www.facebook.com/diana.pinheiro.549
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2013