in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Podia assim, facilmente, submergir nas ideias do pai da psicologia e da psicanálise que foi Sigmund Freud e a sua reputada teoria sobre a interpretação dos sonhos. Podia falar-vos de como os sonhos noturnos são uma fonte rica para o desenvolvimento da inteligência e da criatividade, como eles transportam para si o que vivemos acordados através de símbolos que por sua vez, se transformam no desenrolar dos sonhos noturnos em pessoas, animais, locais ou objetos, mas não. Hoje venho levar-vos por uma viagem ao mundo dos sonhos acordados.
A viagem ao mundo dos sonhos acordados é aquela que transforma o mundo e dá significado profundo ao nosso Self (aquilo que delimita a pessoa na sua individualidade e subjetividade, a sua essência).
Os sonhos (acordados) fazem-nos ter esperança, fazem-nos ter vontade de alcançar, fazem-nos emocionalmente motivados para a ação, fazem-nos acreditar. Sem sonhos, como seria a humanidade? Como teria sido para os grandes sonhadores como Buda, Platão, John Kennedy, Fernando Pessoa, Martim Luther King, Nelson Mandela, Alex Ferguson, Steve Jobs ou até mesmo o próprio Freud? E onde estaríamos nós, agora, neste preciso momento?
Talvez já se tenha questionado sobre o seu propósito de vida, talvez já se tenha questionado sobre a sua espiritualidade, talvez já se tenha questionado sobre a sua felicidade. E ao se questionar, será que não está também a sonhar? Os sonhos alimentam a essência do nosso Ser, alimentam o significado da nossa vida interior.
Se os sonhos são pouco presentes na nossa vida, ela torna-se pouco flexível, pouco criativa, demasiado previsível e calculista, presa ao passado como uma lembrança cristalizada. Se fizermos dos sonhos, dos nossos sonhos, a inspiração para a nossa caminhada da vida, podemos transformar a tristeza em alergia, a insegurança em clareza e partir nessa descoberta.
Quando nos permitimos sonhar a nossa Vida agradece, pois dos grandes sonhos sempre nasceram grandes descobertas. Aquele que estimula nos outros o poder de acreditar nos seus sonhos, num mundo atual, é cada vez mais preciso. Os sonhos devem estar presentes em tudo aquilo que fazemos e para tal, precisamos ser líderes em cada um de nós. Precisamos dos sonhos para aumentar o autoconhecimento sobre o nosso Self e assim, alimentarmos o desenvolvimento pessoal de forma a progredirmos individualmente e, com certeza, espiritualmente, em busca de um sentido maior.
Torne-se num sonhador. Não é preciso muito, basta aprendermos que a diferença está nos detalhes de tudo aquilo que fazemos. Steve Jobs (pioneiro na revolução tecnológica, fundador da Apple) disse uma vez sobre os sonhos “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do futuro que deixa de existir”. Se não sonharmos com a nossa vida, com o que queremos, como sabemos que já chegámos lá? Imaginemo-nos a querer ser pais e nunca sonharmos com esse momento? Com esse detalhe, com aquele olhar que entra pela vida a dentro. Imaginemo-nos a querer comprar uma casa e nunca sonharmos em viver nela?
Cada um de nós tem essa incrível capacidade para ser sonhador. Sem dúvida alguma que a capacidade para sonhar, começa na vontade em ser-se viajante. Porque será que a maioria de nós gosta de viajar? Não é só por se tratar de uma mudança de contexto e por apanhar ar fresco, sem dúvida alguma, mas porque as viagens também nos fazem sonhar. Abrem a porta ao mundo da curiosidade e das emoções. Queremos experienciar coisas novas, sentir novos cheiros, descobrir outros paladares, conhecer novos lugares, isso também é sonhar.
Devemos, sempre que possível, também viajar ao nosso mundo interior. Sentir prazer em viver e reencontrar o sentido da vida através dessa capacidade de sonharmos com a felicidade. Claro que vamos cometer erros, claro que vamos sentir medo, claro que nos vamos questionar, claro que nem todas as pessoas que nos rodeiam vão compreender e está tudo bem mesmo assim.
Dicas para alimentar os seus sonhos:
- Cuide dos seus pensamentos;
- Acredite que tudo é possível;
- Alinhe o seu foco às suas ideias;
- Saiba que é sempre preciso algum esforço;
- Transforme-se em alguém positivo;
- Agradeça por tudo o que acontece na sua vida;
- Inspire-se nas pessoas;
- Tenha atenção aos pequenos detalhes;
- Seja consciente que a jornada se faz caminhando;
- Desperte e descubra o seu Self;
- Ame-se.
Para terminar a nossa viagem, deixo-vos esta última mensagem “É melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição" (“Comer, Orar e Amar” filme de Ryan Murphy) por tudo isto, não tenha medo de sonhar. Sonhe grande.
PSICÓLOGA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL & BEM-ESTAR
www.filomenaconceicao.com
Instagram: @filomenac.psicologa
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)