Por Paulo Marques
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O que é para ti ser saudável? Poderá ser não ter doenças, ou então, ter um bom cuidado com o corpo, alimentação… há ainda quem defenda que nada disso importa, desde que se cuide da alma. Todos têm a sua verdade e podemos concordar com todos, mas poderemos afirmar que tudo se gera de dentro, para fora…
Tolerar, possivelmente não entendemos bem esta palavra, mas poderá dizer-se que será o mesmo que aceitar, ou pelo menos, será o primeiro passo. Para aceitarmos algo ou alguém, temos que primeiramente o tolerar e após isso, após esse estado de maior tranquilidade, podemos despertar a nossa consciência e finalmente aceitar. Que importância tem isso, perguntas tu!
Temos várias formas de estar na vida, ou pelo menos duas, com medo, ou em recetividade ao amor. Todos os estados emocionais mais danosos para nós, vêm do medo, seja a raiva, ódio, revolta, stress… e do amor, vem a paz, o perdão, a aceitação. Isto leva-nos a que a nossa saúde seja afetada, de uma forma, ou de outra. Ora, se tudo é energia, também as emoções e sentimentos o são. Tal como cerca de 70% do nosso corpo é água, 100% dele é energia, o ADN é energia. Então se tudo é uma vibração, também o que pensamos e sentimos o é, certo?
Pensa e sente comigo, se viveres no medo, terá o teu corpo um melhor estado global, do que se viveres em amor? Já se sabe que muitas patologias advêm do stress, causas emocionais, ansiedade e tudo mais, logo, se estivermos em paz connosco e com o que nos rodeia, nada disso existe. Concordas? A ansiedade é medo do que poderá vir, a revolta é uma dor não aceite, ou seja, não toleramos e aceitamos o agora, o ontem, ou o possível amanhã…
Terás sempre desafios a resolver, ou problemas, como queiras chamar, mas um problema não tem o mesmo efeito em ti e na tua vida, dependendo da forma como o encares, como lides com ele. Este pode ser o fim do mundo, ou o início de um novo mundo, é como aquela história de se ver o copo meio cheio, ou meio vazio… como o encaras?
Uma situação, ou pessoa, só tem a importância que nós lhe atribuirmos… sentindo isto, podemos ver que se torna mais fácil tolerar, não permitir que algo ou alguém nos afete ao ponto de perder a noção de quem somos realmente. Nem sempre é fácil, mas não há pressa, só é preciso começar! A partir do momento que isso já não nos causa “estragos” diretamente, passamos a aceitar e ganhar a consciência de que nada é ao acaso e tudo é importante de ser vivido e sentido, para se crescer interiormente, sem pressa.
A adversidade é o maior “imput” de crescimento e muitas vezes demoramos anos e até várias vidas a querer entender e aceitar algo, mas sabes, nem tudo é preciso entender, basta sentir e vivê-lo… muda o que está ao teu alcance, aceita o que te transcende, será útil para ti!?
Podes ver então como o que se passa dentro de ti afeta o teu corpo, as tuas atitudes, o teu dia-a-dia, não é? Não basta cuidar do corpo com exercício ou alimentação, se a nossa postura interior com nós mesmos e com os outros é má. Se temos inveja, vergonha, medos, nos rejeitamos, não nos respeitamos, etc. tudo isso vai nos afetar e não permite atingir os objetivos que pretendemos. E a tolerância perante uma situação ou pessoa, perante nós acima de tudo, é o maior passo para a felicidade, pois nada é perfeito, ou melhor, tudo é perfeito na imperfeição.
Começa então de dentro para fora, por ti e para ti e só depois, abre quem és ao mundo. Vê-se muita ilusão de abertura, quando o próprio coração se encontra empedernido. És um Ser belo, perfeito, único, como tal, a tua vida só pode ser bela, perfeita, única e se não está assim, em abundância de tudo e em tudo, é porque algo em ti ainda não está bem… procura a dor, ela está aí a limitar-te, transformou-se em medo e como não a toleras nem aceitas, bloqueaste-a bem lá no fundo, não te apercebendo que isso iria restringir a tua maravilhosa vida… mas agora é o momento, agora já sabes, agora já és capaz, confia em ti, sê saudável como um todo, sê feliz!
PAULO MARQUES MILITAR DO SERVIÇO DE SAÚDE / AUTOR, FACILITADOR E FORMADOR www.facebook.com/despertardaalma www.healingsoul333.wix.com/cura in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2015 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |