Por João Alberto Catalão
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Porque será que tanta gente procura ter Sucesso?
Na verdade, não é fácil definir sucesso, pois depende muito do contexto e da interpretação que cada um lhe quer dar! Uma certeza: muitos procuram-no avidamente, muitos desejam-no mas estão “sentados” à espera que se realize um “milagre” e muitos, mesmo muitos outros, limitam-se a apreciar quem tem sucesso.
Podendo dizer-se que o sucesso traduz a realização de algo a que cada um de nós reconhece valor, considero perfeitamente natural e inteligente que se queira ter sucesso. Considero que procurar obter sucesso faz parte da “lei da natureza humana”. Basta observarmos com atenção os bebés para percebermos que o desejo de realizar algo nasce connosco! Um ser humano sem propósitos de sucesso é, na minha opinião, um ser por realizar.
“O autêntico, o verdadeiro grande talento descobre as suas maiores alegrias na realização”.
Sucesso é igual a possuir talento?
Sim! Quando obtenho algo como resultado de atitudes e comportamentos corretos, competências ou habilidades especiais que traduzem o meu talento, estou a ter sucesso.
O que é o Sucesso Pessoal e o Sucesso Profissional?
A “magia” do sucesso está, claramente, na prática deliberada! O “eu quero” tem muita força! Já os antigos diziam: “Quem corre por gosto não cansa”! A decisão pessoal de procura do aprimoramento contínuo é fundamental para se ambicionar experienciar o magnífico e estimulante sabor do sucesso.
É evidente que, muitas vezes, para obtermos sucesso precisamos de ajuda externa e de encontrar os contextos favoráveis. No entanto, também está em nós a capacidade de reconhecermos que precisamos de ajuda e ou de apoio. Como Coach Executivo de muitos Decisores e Profissionais das mais variadas áreas de negócio, vivencio diariamente situações onde o sucesso ocorre “apenas” porque alguém se consciencializou de que existem outras possibilidades ou outros caminhos para o sucesso. Ao fazê-lo a pessoa responsabiliza-se, mobilizando-se e motivando-se para a ação (leia-se mudança).
Há uma questão que podemos colocar desde já: se a prática deliberada facilita a caminhada para o sucesso; se todos podemos observar ou fazer parte das pessoas que se esforçam (considerando que ter talento exige trabalho duro), então quais são os “combustíveis” que ativam essa performance?
Os meus ingredientes preferidos são: acreditar, entusiasmo, coragem, esforço, dedicação, perseverança, ética, resiliência, atitude mental positiva, criatividade e ambição. Esta “caixa de ferramentas” para o sucesso, aplica-se tanto ao nível pessoal como profissional.
Adoro a frase do Woody Allen: “Oitenta por cento do sucesso está no insistir”.
Nas palestras motivacionais que dinamizo para equipas das mais variadas áreas de negócio costumo partilhar estas duas frases:
· Insista, insista, até que exista!
· Quem quer peixe, molha o rabo!
Como iniciar uma caminhada para o Sucesso?
Há quatro perguntas que são realmente “mágicas” e que devem ser colocadas por todos aqueles que querem ter sucesso:
1. Para quê?
2. Porque não?
3. Porque não eu?
4. Porque não AGORA?
Afinal é tudo uma questão de lógica! Pensem um pouco: Se todos somos animais de hábitos, porque não desenvolver hábitos de sucesso de forma a tornar o sucesso um hábito?
Se estão convencidos, respondam às perguntas atrás enunciadas e, se conseguiram mobilizar-se para pertencerem ao grupo dos que fazem acontecer, comecem já, aqui e agora a vossa caminhada para o sucesso físico, mental e espiritual!
A ambição é a força que nos empurra para a “luta”.
Lembre-se que falhará 100% daquilo que não tentar!
Seja o que for, faça o que quiser, mas seja antes de tudo um daqueles que sabem querer.
Militante da Vida e da Partilha
Master em Coaching
www.uaume.com
[email protected]
REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2012