Por João Alberto Catalão
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2013
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Que melhor estilo de vida poderemos ter do que sermos capazes de gerar satisfação nos outros e em nós próprios? Possuir-se um estilo de vida naturalmente gerador de satisfação bidirecional, isto é, ser-se capaz de gerar satisfação nos outros e em nós próprios, parece algo desejável e difícil, quando na realidade não o é!
Sabia que independentemente da altura, do peso, das habilitações literárias e profissionais, ou da dimensão da conta bancária que qualquer um de nós possui, todos viemos ao mundo habilitados com uma emoção básica chamada SURPRESA? Um facto indiscutível: quando surpreendemos positivamente alguém, geramos nele satisfação acompanhada, na maioria dos casos, de vontade de retribuir. Isto parece óbvio para todos, no entanto, porque é que ainda existe tanta gente que não faz da capacidade de surpreender positivamente um estilo de vida?
Teoricamente a explicação é simples! Todos possuímos um conjunto de emoções básicas protetoras/defensivas, cuja função é a de nos proteger dos perigos resultantes do diferente e do risco. São essas emoções as grandes responsáveis pela nossa sobrevivência. No entanto, se por um lado essas emoções - como por exemplo o medo, a raiva ou o nojo - cumprem a sua função protetora, por outro lado, elas inibem-nos de potenciarmos os efeitos positivos da surpresa, da criatividade, etc. A assimetria entre as emoções básicas positivas e as emoções básicas negativas requer de nós a tomada de consciência sobre o papel que cada uma destas emoções básicas possui, e a CORAGEM necessária para não nos deixarmos ficar reféns das mesmas, afetando negativamente o estilo de vida desejado.
Surpreender, enquanto estilo de vida requer, acima de tudo, a posse de um propósito de vida humanista e sustentável.
Vivemos num mundo sujeito à rotina das mudanças frequentes, muitas vezes rumo a destinos que desconhecemos. Somos a todo o momento abordados por novas soluções, novos produtos, nova informação. Essas novidades são potenciadas pela evolução tecnológica, pela velocidade dos meios de comunicação, pelas mudanças sociais, políticas, económicas, culturais e ambientais. Uma realidade: vivemos num mundo globalizado e cada vez mais interconectado. Essas transformações fazem da vida um caminho que não é, nem pode ser linear.
Como Charles Chaplin disse: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Cante, chore, dance. Ria, interaja e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos!”.
A SURPRESA POSITIVA, conduz os impulsos do pensamento de um estado passivo para um estado ativo, favorecendo a ação e a mudança necessários a um estilo de vida consistente.
Mudar-se a si próprio é um desafio maior!
Evoluir harmoniosamente de forma solitária é muito difícil!
Possuir um estilo de vida adequado aos desafios e às oportunidades que decorrem deste mundo acelerado é, acima de tudo, compreender que a sustentabilidade de qualquer estilo de vida decorre da qualidade da interação com os outros. Independentemente da forma como alguém interaja connosco, a escolha da interpretação da sua ação e a escolha da resposta será sempre nossa.
Saber assumir um estilo de vida onde tenhamos não só capacidade de apreciar o que possuímos, mas também a capacidade de apreciar e elogiar o que está além de nós, facilita a nossa evolução contínua, e permite-nos uma melhor visualização e confiança no futuro.
SURPREENDER é um estilo de vida virtuoso porque favorece a mudança, facilita interações positivas e favorece a evolução sustentada das atitudes individuais e coletivas.
Adicionalmente, surpreender positivamente desperta também nos outros um sentimento de reconhecimento e gratidão.
Como incorporar a SURPRESA POSITIVA no seu estilo de vida?
· Adotando um discurso interno positivo;
· Sabendo apreciar e encorajar os outros;
· Sendo capaz de cultivar uma visão positiva do mundo;
· Tendo e sabendo partilhar energia positiva;
· Sendo resiliente,
· Tendo iniciativa;
· Tendo coragem;
· Aceitando que a vida é Relação;
· Conhecendo o significado e sabendo praticar o conceito da GRATIVIDADE (Gratidão em Atividade).
Em conclusão: A SURPRESA POSITIVA é um estilo de vida, porque é um comportamento de resposta ativa dos indivíduos, singulares ou coletivos, potenciando a criatividade social, a espontaneidade e o desejo de servir, geradores de uma dinâmica interpessoal em cadeia.
PS. Gratividade, é um Conceito criado por João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim. Informação mais aprofundada pode ser encontrada através da consulta no livro Atitude UAUme! www.uaume.com (Edição SmartBook).
Militante da Vida, Master em Coaching
Autor dos livros: Atitude UAUme!; Ferramentas de Coaching; Negociar & Vender
www.viatminacatalao.com
[email protected]
REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2013