in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Este ano assistimos aos Jogos Olímpicos, onde, de uma forma muito factual, assistimos à superação de muitos atletas nas suas conquistas individuais e colectivas. A superação pessoal é mais complexa do que um próprio desejo de se ultrapassar, de ir mais longe, ou de querer ser reconhecido socialmente. Exemplo claro é o de Simone Biles que, apesar de ter levado consigo a pressão de defender o título de melhor ginasta do mundo, optou por desistir do seu objetivo de conquistas de superação em prol de algo mais importante: a sua saúde mental. Devemos olhar para este posicionamento da atleta como a abertura de um novo estatuto possível para os atletas e para todos em geral. Humanizar o sentido de superação é fundamental na construção de uma nova sociedade onde todos somos chamados a participar e inspirar o colectivo.
A superação é algo inato em algumas pessoas, mas não em todas. As características individuais, como o tipo de personalidade, o ambiente onde cresceu, o país e até a época onde nasceu, são componentes diferenciadores na altura de se conseguir superar algo ao longo da vida.
Assistimos muitas vezes a histórias de vida de pessoas que, contra todas as expectativas, rompem com aquilo que seria expectável para o seu percurso de vida, tornando-se exemplo para toda a sociedade, que promove a superação a que preço for. Aquilo que é usualmente encarado como superação - a nível económico, de estatuto social ou aparência física - pode ser, na realidade, uma forma de aniquilação individual. A superação movida pela ambição não é superação - é entregar as rédeas condutoras da vida ao EGO e deixá-lo conduzir. É um caminho perigoso e infeliz em que a qualquer momento tudo cai e nasce o vazio.
A palavra superação eleva-se quando existe um trabalho de autoconhecimento que ilumina a perspetiva de cada ser sobre si próprio e nasce uma necessidade de trabalhar a sua essência genuína e de contribuir para uma mudança da sociedade.
Superar é ir mais longe é dar-se a oportunidade de sair da zona de conforto para se conhecer. É algo muito pessoal e íntimo que precisa de muita determinação, força e organização, porque nem sempre a motivação aparece. É um caminho de altos e baixos em que o dia-a-dia é saboreado mesmo quando as dificuldades aparecerem, porque as dificuldades também fazem parte do caminho e são para ser ultrapassadas.
A resistência de conseguir superar a inércia de fazer o caminho no sentido da sua essência interna é o grande obstáculo. Esta inércia vai arranjar todo o tipo de desculpas para que o objetivo maior seja adiado para algures no futuro. Esta inércia faz com que a maioria das pessoas viva uma vida rotineira, satisfazendo só as suas necessidades básicas, evitando assim qualquer esforço de mudança. Estar socialmente ativo em qualquer área social e individual requer agir, ser coerente e comprometer-se. «Não vale a pena fazer nada porque tudo vai continuar igual» é a desculpa para não ultrapassar a inércia e superar um comportamento limitador.
Ter um sentido para a vida, um fio condutor, é o alicerce. Este sentido para a vida é algo profundo, é como subir um degrau de cada vez e sentir-se cada vez mais feliz e em paz.
Este sentido para a vida pode ser o detonador de tudo, é entregar-se em amor. Só isso. Crescer enquanto ser humano, estar socialmente presente e contribuir para uma sociedade melhor, mesmo parecendo que não vai fazer a diferença… sem necessidade de reconhecimento público. Superar é ultrapassar o que for necessário para chegar a um lugar mais alto onde a perspetiva da vida se torna mágica e solidária.
Vivemos tempos desafiadores, pois o desejo de protagonismo social vazio chegou ao limite. É tempo de parar de olhar para dentro, analisar todo o percurso e ressignificar o sentido da vida superando os condicionamentos, crenças e limites internos. É tempo de preparar a construção de um modo de estar mais simples e mais alinhado com a essência individual.
Superar é vencer a inércia e percorrer o caminho que conduz à natureza única de cada ser e partilhar com o todo.
TERAPEUTA HOLÍSTICA PARA UMA EVOLUÇÃO CONSCIENTE LEITURA DE AURA E ASTROLOGIA
Instagram: aura.a.mar
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)