Por Liliana Bernardo
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Por isso sonhe. Sonhe muito. Não perca essa energia. Sinta o sonho como se já tivesse acontecido, agarre-o com toda a força, ele pode ser a realidade do amanhã. Passo a passo, pouco a pouco, o futuro está a ser construído. E isso só depende da capacidade que cada um tem para ir mais além, de ir atrás do sonho.
Sonhe. E sonhe em grande.
Tudo é possível quando se quer muito uma coisa.
“O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos.” – Paulo Coelho
Perder a capacidade de sonhar, de ter sonhos é como morrer para a vida. É deambular por aí sem rumo. É ser uma máquina que acorda todos os dias de manhã e faz as coisas automaticamente. Todos os dias passam a ser iguais. O brilho desvanece dos olhos, do sorriso e passa-se os dias em contagem decrescente. Deixa-se de ser a personagem principal da história para se ser meros figurantes. Sem sonho o ser humano passa a ser um simples fazedor das tarefas diárias.
Tudo começa pela capacidade de sonhar e de onde se quer chegar com o sonho. Ele pode ser a alavanca para o sucesso.
Nenhum sonho é doido demais, nem são certos ou errados, todos os sonhos são válidos, desde que venham de dentro e que sejam sinceros. Não perca o foco de atingir o objetivo. Se assim fosse não se tinha chegado à lua.
Seguir o sonho dá trabalho e por vezes é doloroso. Sofre-se, soa-se, mas vale tanto a pena. Nem sempre o caminho é fácil, tem altos e baixos, lágrimas e risos vão surgir. Um misto de emoções vão assombrar a nossa capacidade de visualizar com clareza o objetivo final. Umas vezes quer-se desistir outras continuar, mas tudo faz parte do processo de se chegar onde tanto se quer. O importante é continuar sempre. Pode demorar, mas quem arrisca, o universo compensa.
Não desista quando as coisas parecerem complicadas e difíceis. Os maiores boicotes vêm de dentro de cada um de nós, das desculpas que dizemos a nós próprios para não seguir o coração e ir atrás daquilo que tanto se quer. O comodismo é tal com a vida que se conhece que, a maior parte das vezes, nem se equaciona mudar o rumo. Quando associamos estas duas crenças ao medo, tudo fica ainda mais complicado para se ir atrás do grande sonho. Depois vê-se outros a terem as vidas que sonharam, a conquistarem coisas e dá-se esse mérito à sorte ou a serem abonados. Desculpas atrás de desculpas.
Nesta abordagem mais espiritual o sonho comanda a vida e é ele que nos faz sair todos os dias da cama e ter a vida dos nossos sonhos. É algo que ambicionamos. Fazemos práticas de visualização pormenorizadas cheias de boa energia e sentimento para que esse sentimento seja a bússola que nos indica a direção a seguir e que nos permite não deixar desistir da nossa vida e do que queremos fazer dela. Acredita-se que quanto mais visualizarmos, quanto mais acreditarmos no que queremos para nós, tudo vem ter connosco. O segredo é estarmos constantemente nessa energia. O nosso cérebro não distingue se o que estamos a vibrar é aquilo que estamos a viver ou não. Por isso é tão importante aceitarmos com todas as nossas forças e sentirmos o sonho como se fosse um dado já adquirido e agir em conformidade para que o nosso cérebro acredite que essa já é a nossa realidade, isso vai fazer com que, o universo nos abra as portas e o caminho se mostre para seguirmos em frente.
Atenção. Não basta só visualizar. Podemos ter toda a energia do mundo e todo o plano bem definido, mas se não agirmos, se não pormos em prática o nosso plano nada acontece.
É importante reter, que tudo tem de estar alinhado. Não se pode querer muito uma coisa, visualizar, vibrar e depois todo o discurso, todas as ações são contraditórias. Isso vai anular tudo o que estamos a tentar fazer, porque o caos se instala dentro de nós, baralhando o nosso cérebro com a confusão de informação que estamos a enviar. Sempre que se sentir que se está a desviar do pretendido, o melhor é parar, respirar e alinhar e depois continuar na vibração necessária.
O sonho pode levá-lo onde quiser, basta querer e quando se quer mesmo muito uma coisa, veem-se soluções e não problemas. Esta pode ser a grande diferença entre o fazer e não fazer nada. Os problemas passam a ser considerados como desafios e estes são para serem ultrapassados e vencidos. Ao mudar a perspetiva muda-se a forma de pensar e de agir.
A vida é demasiado preciosa para se ficar a ver os outros a viverem e a seguirem os seus sonhos. Você também pode seguir o seu sonho. Não desista. O universo compensa-nos sempre por arriscarmos e irmos atrás.
COACH E MENTORA – SLOW LIVING
www.instagram.com/lilianabernardo_ coach
www.facebook.com/Coach.da.Alma
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)