Por Júlio Barroco
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2013
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A conjugação dos padrões de consumo, produção de desperdícios e sobre utilização dos recursos naturais a que hoje assistimos gera uma combinação verdadeiramente explosiva e que compromete seriamente o futuro do planeta. E de todos nós!
A evolução no sentido de corrigir e eliminar estas falhas já está em marcha. É um processo que levará o seu tempo mas cujos resultados são já visíveis. Vejamos um conjunto de soluções e perspetivas que permitem que participemos nessa transformação.
Uma nova base civilizacional e ética – o respeito por todas as formas de vida
É uma certeza aritmética aceite que o planeta não suporta o nível de destruição a que vem sendo sujeito. Cada um de nós pode escolher alimentos e produtos que não causem sofrimento a outros seres cientes. E cada vez mais se encontram disponíveis alternativas bastante acessíveis economicamente em todas as superfícies comerciais. Os nossos níveis de saúde e ética são proporcionais ao respeito que temos pelas restantes formas de vida.
Conexão à natureza
Tenha hábitos e práticas de serenidade, paz e presença no seu dia-a-dia. Passe tempo com as pessoas que ama partilhando o seu afeto e energia. Desta forma estará a reaprender a preencher-se com o que não se compra, e a criar condições para atrair mais do que precisa para a sua vida. Medite, movimente-se, desenvolve o seu corpo, mente e
espírito focando-se no seu interior. Passe tempo na natureza e sinta-a para além do que as palavras podem descrever. Desenvolva entendimentos e perspetivas cooperantes com os seus ciclos, e reflita-os no seu dia-a-dia, por exemplo dando preferência a produtos “de estação”, não processados, ou provenientes de iniciativas alinhadas com o meio.
Novas soluções de financiamento
Sempre que possível, evite recorrer a empréstimos bancários. Use novas soluções, como o financiamento colaborativo, ou “crowdfunding”, que se pode definir como “uma forma rápida e transparente de angariação de apoios (financiamento, divulgação e outros recursos) através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses em torno de um projeto” (fonte: www.portugalinspira.pt). Pode informar-se mais detalhadamente, por exemplo procurando na internet, falando com amigos ou com quem conheça mais a respeito. Use-os para finalidades alinhadas com a Energia Criativa. Confie nas ideias que tenha. Gere novas soluções!
A sociedade criativa
Está já em marcha um ciclo de evolução tecnológica baseado na ecologia. E podemos participar nele. Podemos ajudar à substituição de indústrias obsoletas, evitando sempre que possível consumir os seus produtos. Ao respeitarmos o meio ambiente no nosso dia-a-dia, em iniciativas tão simples como reciclando, poupando água ou escolhendo produtos agrícolas não industrializados, estamos a fazer a tua parte para reforçar um novo ciclo. Sempre que possível, apoie as soluções naturais que conhece. Cada vez mais existem iniciativas que respeitam os princípios naturais e em simultâneo geram abundância. Ajude a criar e a manter “negócios iluminados”!
Menos pode ser mais, se tivermos o que precisamos
Asseguradas as necessidades inevitáveis, podemos tornar a nossa vida simples. É uma das formas não apenas de poupar recursos como de aumentar a qualidade das escolhas que fazemos, e de darmos atenção ao que verdadeiramente importa. E isso permite não apenas mais tranquilidade como tempo, energia e disponibilidade para outros aspetos da realidade que muitas vezes não recebem a atenção que merecem.
Reconhecermos a nossa própria natureza – um planeta melhor, somos todos nós
Seja qual for o termo ou expressão que utilizemos para a definir, a nossa natureza é a expressão plena do que somos. É naturalmente alinhada com o meio que nos envolve, e nele se insere naturalmente. Deixa de fazer sentido falar em preservar o meio ambiente quando sentimos de facto que é a única escolha geradora de bem-estar universal. É este o real valor, aquele que sustenta todos os outros.
A verdadeira economia sustentável é uma manifestação dos princípios naturais através do engenho do Homem. Sermos capazes de os entender e traduzir na prática, é o desafio que se impõe a todos e a cada um de nós.
“Abundância não é dar a todos uma vida de luxo - é dotar todos de uma vida de possibilidades” – livro “Abundance – The Future Is Better Than You Think”, de Peter Diamandis e Steve Kotler, Free Press, 2012.
DREAMER & CHANGER
“Sonhar sem Agir é como Amar sem Cuidar“
www.juliobarroco.com
[email protected]
www.linkedin.com/in/juliobarroco
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2013