Por David Rodrigues
in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2013
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O princípio base de um desenvolvimento integrado começa pelo respeito por nós, pela Natureza e pelos outros. Assim as bases de uma atitude verde no trabalho quer seja patrão de si próprio ou empregado por conta de outrem têm que ver com a honestidade intelectual, transparência e integridade, com o respeito pelos colegas, clientes, utentes, fornecedores e manter um elevado nível ético em tudo o que se faz. E se para alguns isto parece óbvio, concretizá-lo plenamente nem sempre é tão simples.
O respeito pelos outros implica ser sensível à diferença física, de comportamento, de forma de estar, de atitudes; implica ser compreensivo e empático com as virtudes, problemas e características das pessoas com quem lidamos, sem nunca esquecer que o respeito por nós é fundamental. Consentir que alguém nos maltrate financeira, física ou psicologicamente é uma demonstração de falta de autorespeito, ainda que seja alegadamente em nome da segurança financeira ou da pseudo-estabilidade laboral. Se o dinheiro ou um qualquer trabalho são mais importantes que o seu Ser, nunca arranjará um lugar onde o respeitem e considerem verdadeiramente de uma forma plena. Afasta-se assim de ter um emprego ou negócio em que se realize e seja devidamente remunerado e considerado enquanto pessoa que é.
O respeito pela Natureza implica uma preocupação genuína com a sustentabilidade da vida atual e do futuro, do seu futuro e das gerações vindouras. É da gestão de recursos que se trata. Todos percebemos facilmente que quando gastamos mais dinheiro do que o ganhamos ficamos a dever a alguém, na Natureza o processo é o mesmo mas não dá para contrair empréstimos. Não há mais terras, e neste momento já é preciso 1,5 planetas para fazer face ao ritmo de consumo atual que tem tendência a crescer.
Coisas práticas que se podem fazer a nível laboral:
- Deslocações
Vá de transportes, a pé ou de bicicleta. Se não puder partilhe a viagem de carro com colegas.
- Papel
Incentive a poupança de papel, imprimindo apenas o realmente necessário, reutilize as folhas para imprimir de um lado e outro, para fazer blocos de papel com as folhas que já não são precisas e em último lugar recicle. Incentive estes comportamentos entre os seus colegas.
- Plástico
Traga a sua caneca de casa para o café ou chá e uma garrafa reutilizável para a água. Evite as comidas ou bebidas que são servidas em papel ou plástico descartável.
- Eletricidade
Invista ou pressione quem de direito para a instalação de lâmpadas economizadoras, desligue a luz sempre que sair da sala. Desligue o computador e monitor ao final do dia, desligue o monitor quando vai almoçar ou para uma reunião, programe o computador para desligar ou hibernar quando está alguns minutos sem o utilizar.
- Água
Informe os serviços responsáveis quando detetar torneiras ou autoclismos com fugas de água. Feche a torneira enquanto lava as mãos. Utilize a descarga menor de água, sempre que possível. Comece já e seja vigilante, pressione os outros, porque quando não existirem condições ambientais para se viver de nada vale ter dinheiro, uma empresa ou um trabalho!
TERAPEUTA DE REIKI
www.essendi.com.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2013