in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Aqui tratamos problemas e doenças, através de uma visão global e integrada do ser humano. O foco não são apenas os sintomas e doenças, mas analisam-se também aspetos culturais, sociais, psicológicos e físicos.
Esta terapia permite ajudar as pessoas a combater as insónias, a tristeza, a raiva, a dor, a depressão, medo, ansiedade e muito mais…
Diariamente recebo pessoas que têm crises internas, onde a componente pessoal e profissional se misturam numa amálgama. No fundo, tudo isto diz respeito à gestão dos relacionamentos.
Com especial incidência durante e após a Pandemia, comecei a ter cada vez mais pacientes que vinham de esgotamentos, depressões e burn out, fruto de um excesso de trabalho e falta de ligação com outras pessoas durante o isolamento.
“Com a minha experiência adquirida ao longo de dez anos, é cada vez mais uma evidencia a importância de tratar da saúde mental no trabalho”. Vivemos num mundo onde, atualmente com a tecnologia, vivemos à velocidade da luz. Isto provoca, inevitavelmente, um aumento da atividade mental, associado ao excesso de teletrabalho e tudo isto foi “enchendo o nosso copo” nos últimos três anos.
Parar e respirar é cada vez mais, algo que o Ser Humano precisa de voltar a aprender, como se tivesse de aprender de novo algo tão natural e vital.
A exigência em todos os trabalhos, fez com que, mesmo quando paramos, não conseguimos “desligar”, como se o trabalho fosse um foco em ato continuo.
Quando isso acontece recorre-se a químicos, o passo mais fácil e rápido para aliviar a dor, o stress, o looping mental, as insónias, as preocupações. Do meu ponto de vista isso não resolve as questões emocionais, é apenas um penso. Quando este é retirado, as coisas voltam ao mesmo, porque a emoção associada a isso continua lá.
Existem muitas formas de cura. “Aquela em que acredito e onde tenho resultados, passa por ir ao fundo da emoção (diferente para cada um de nós) que nos leva a entrar em processos depressivos”.
“Integrar a terapia no mundo profissional é para mim fundamental, para estabelecer uma relação saudável na área profissional.”
Quando em equilíbrio o corpo físico, emocional e energético, a produtividade no trabalho aumenta, atenua o cansaço físico e traz ao trabalhador autoconhecimento, equilíbrio e bem-estar.
No âmbito profissional, que no fundo, é a para muitos a nossa segunda família, criar ambientes saudáveis, gerar formas de enfrentar os conflitos diários, tratar da saúde mental e equilíbrio emocional, pode ser feito através das inúmeras opções que estão à disposição, e, encontra se sempre alguma terapia com que se possa identificar e colocar em pratica.
Meditação, yoga, reiki, terapia multidimensional, caminhadas, mesas quânticas, astrologia, taças tibetanas, são tantas que, bem encaminhadas, a pessoa encontra aquilo com o qual se identifica para colocar na sua rotina diária.
Como terapeuta é fundamental a integração nas empresas, de um espaço de saúde e bem-estar.
Um terapeuta com quem a pessoa se encontre a si mesma com as suas qualidades e defeitos, que os consiga aceitar, entender e integrar.
Somos todos diferentes, cada um tem a sua marca, por isso é preciso encontrar o que para cada um de nós é o caminho a percorrer.
Por exemplo, se uma pessoa por si só, já é hiperativa, vai ter dificuldade em meditar, mas pode por exemplo fazer uma meditação ativa. Uma pessoa que tem dificuldade em sair da sua zona de conforto, vai ter dificuldade em dar o passo para alterar o que lhe é toxico, pode aprender a flexibilizar-se através do YOGA.
Na terapia alternativa, tudo isso é tido em conta, para poder direcionar dentro da energia individual, qual a forma mais tranquila da pessoa dar início ao seu processo de cura e autoconsciência.
Caminho esse onde é importante assumir a sua responsabilidade, pois estar bem consigo, exige também uma gigante autorresponsabilização.
E como em qualquer terapia, a pessoa tem de querer ser ajudada, responsabilizando-se pelo processo para que se possa sentir inteira, para que se possa sentir ela, um ser único e individual.
www.facebook.com/EuEAAstrologia
Instagram: @tarot_da_sofia
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)