Por Gracinda Appleton Figueira
in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Como ter uma vida saudável?
A prevenção é a base de uma vida saudável.
Comecemos pela alimentação.
Todos nós atualmente e com tanta informação, temos uma noção básica, quais os alimentos mais saudáveis, que poderão ajudar a manter a saúde.
Devemos optar por alimentos frescos, da época e pratos coloridos, tendo em conta, que os vegetais deverão ocupar o maior espaço do mesmo, ficando as proteínas e os hidratos de carbono a dividir o espaço restante.
Sabemos que o nosso corpo precisa de proteínas, para uma boa manutenção de músculos e ossos, cartilagens, cabelos, unhas, pele e sangue. Assim como construir e reparar tecidos, produzir enzimas, hormonas e outras substâncias químicas. Encontramos a proteína animal na carne, sobretudo carne branca, peixe ou ovos. As proteínas de origem animal contêm todos os aminoácidos essenciais, que o nosso corpo precisa.
No mundo das proteínas vegetais, encontramos uma variedade imensa de opções, desde a couve portuguesa, brócolos, espinafres, espargos, assim como os cereais integrais, sendo a quinoa, a que possui todos os aminoácidos, que o nosso corpo necessita diariamente. Ainda há leguminosas, tais como as lentilhas, o grão, o feijão preto e o amendoim. Oleaginosas, ou frutos secos, como as nozes; amêndoas; castanhas; avelãs; caju; pinhão e ainda sementes, de sésamo; girassol; abóbora; linhaça e chia, esta muito rica em proteínas.
Para bem da sua saúde, deverão evitar-se alimentos processados, como os enchidos.
Os refinados, como o açúcar, farinhas brancas. Bebidas gaseificadas. Ácidos. Produtos lácteos, sobretudo leite e queijo.
Ainda, nos alimentos prejudiciais para a saúde, incluem-se as, carnes vermelhas, gorduras saturadas ou as trans, sendo estas uma gorduras hidrogenadas, adicionadas em alimentos industrializados, para dilatar o seu prazo de validade, como produtos de padaria e confeitaria, bolos, doces, bolachas,, alguns gelados, salgados de pacote e muitos alimentos industrializados, como os hambúrgueres, podendo aumentar o colesterol LDL, correndo assim o risco de doenças cardiovasculares e AVC, assim como a Diabetes Alzheimer e alguns tipos de Cancro. O álcool e café devem tomar-se modernamente e o açúcar de forma recreativa.
As vitaminas são indispensáveis ao bom funcionamento dos processos bioquímicos do nosso corpo, afim de manter o sistema imunológico saudável, promover o crescimento e a regeneração.
As principais fontes de vitaminas são as frutas, legumes, carne, leite, ovos e cereais.
Quando ingeridas em quantidade insuficiente, deverão tomar-se Suplementos Vitamínicos, para evitar correr sérios riscos para a saúde, como problemas de visão, musculares ou neurológicos.
Sais minerais, são fundamentais para manter o equilíbrio do organismo, além de ativar e regular os processos metabólicos.
Os sais minerais, como ferro, cálcio e magnésio, são muito importantes para manter a produção de hormonas, a formação dos dentes e ossos, a regulação da pressão arterial.Outros como o sódio, o potássio, o fósforo, o iodo, promovem uma boa condução do impulso nervoso, coagulação, manutenção do equilíbrio osmótico, transferência de substâncias pelas membranas celulares, no processo de respiração celular. O selênio e o zinco, são ótimos anti-radicais livres, que ajudam a manter a juventude das nossas células.
Os Sais Minerais podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como verduras, frutas, cereais integrais, oleaginosas e frutos secos. Além disso, nalguns alimentos de origem animal.
Os líquidos, água ou infusões, são fundamentais para uma boa hidratação corporal, indispensável para um bom funcionamento dos nossos órgãos, preferencialmente fora das refeições.
Não saltar refeições e tentar manter o horário das mesmas. Ou optar por outro método, muito utilizado nos últimos tempos e com bons resultados, sendo eficaz na desintoxicação do metabolismo e emagrecimento. Também é um bom processo de manter-se saudável e energético. Esse “milagre” chama-se jejum intermitente e nesse caso, há um mínimo de 14 horas sem ingerir qualquer alimento, somente água ou infusões.
Importante mastigar bem e saborear os alimentos. Estes são o combustível para um bom funcionamento do corpo.
O exercício físico é fundamental para um corpo saudável e ágil. A caminhada é fantástica a vários níveis e deverá ser diária, no entanto não é uma modalidade completa, devendo complementar com uma outra atividade, em que haja prazer a executá-la e preferencialmente que trabalhe a parte superior do corpo também.
Existem outras técnicas, que para além de trabalharem o físico, ajudam no relaxamento, na respiração e nas emoções, são elas, entre outras, o Yoga, o Gigong ( Chikung), Tai Qi Chuan, Pilates.
Muito importante, relaxar corpo e mente, a incluir-se na rotina diária a que mais lhe agradar, como meditação, respiração , massagem com óleos essenciais e ainda uma técnica milenar, a acupuntura, que para além de relaxar , com.um aporte de bem estar, funciona muito bem, como prevenção de doenças . Há milênios, a Medicina Tradicional Chinesa, é considerada uma medicina preventiva, ainda que e infelizmente, a maioria dos utentes, recorram a ela já numa fase de doença declarada.
Na ausência de saúde, toda a nossa vida fica condicionada e não podemos, por isso, vivê-la e saboreá-la na sua plenitude .
Vivemos hoje numa era, onde o tempo passou a ditar as regras. A escassez de tempo leva as pessoas a viver numa constante corrida contra esse bem precioso, o tempo.
A atitude, a resiliência e a persistência são fundamentais para nos mantermos saudáveis.
Não podemos esquecer ainda os aspectos sociais. Os fatores económicos influenciam, quer queiramos ou não, o nosso equilíbrio emocional.
Obviamente, a nossa atitude e higiene mental, perante as adversidades da vida, a forma como encaramos, resolvemos e pulamos os muros, são fatores determinantes para sermos mais saudáveis. Pense a vida pela positiva e sinta-se bem consigo próprio.
TERAPEUTA DE MEDICINA TADICIONAL CHINESA/ACUPUNTURA, OSTEOPATIA, DIETÉTICA E REIKI
Facebook: Gracinda Figueira
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)