Por Rute Calhau
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Imaginem o quanto é frustrante trabalhar-se numa coisa que não se gosta durante toda uma vida. Conseguem sentir? A angústia e a depressão? Vive-se do medo e da insegurança. O medo de perder este trabalho presente ou de não ser suficientemente bom para se vingar num projeto próprio. E infinitas questões vêm à mente, sem que se confie no processo da vida e sem se acreditar que se merece mais e melhor.
Todos nós sabemos as dificuldades do dia-a-dia e da crise implantada, que para lá que uma crise financeira, é uma crise emocional.
Mas deixemo-nos de lágrimas de crocodilo, de vitimizações e manipulações… E passemos à ação.
Na vida, em qualquer que seja o setor (trabalho, família, amor…), devemos primeiramente olhar para nós mesmos, para o nosso interior e questionar-nos se estamos felizes neste preciso momento, e se a resposta for não, pensar no que podemos melhorar para que nos tornemos pessoas mais completas, mais alegres e concretizadas.
Todos nós temos um grande potencial escondido e pronto para saltar cá para fora, apenas nem todos descobriram isso e continuam na sua busca. Se estão a ler este artigo e identificam-se, então continuem em busca dos vossos sonhos.
O que são sonhos? São imagens que passam pela nossa mente, com os olhos abertos ou fechados, e vontades que invadem o nosso coração de alegria. São estes sonhos que nos fazem ganhar força para traçar metas e lançarmo-nos aos “leões” prontos para atingir todos os nossos objetivos. E na grande maioria das vezes superamo-nos.
Se não alcançarmos esse sentimento de plenitude, então mãos ao trabalho novamente. Nesta vida não vale desistir. É contra senso desistirmos de nós mesmos não é verdade? Vamos juntos sentir com o coração e desbloquear este potencial escondido, que sem medo define novas metas e se lança a novos desafios.
Num papel, escrevam os aspetos positivos e os negativos da vossa profissão atual ou no caso de estarem desempregados refiram a vossa última profissão e reflitam sobre aquilo que escreveram. Sintam aquilo que vos deixa confortáveis e o que vos incomoda. Reflitam sobre os aspetos a melhorar.
Noutro papel, escrevam os vossos sonhos. Aquilo que queriam ser quando eram mais novos. Despertem a vossa criança interior e resgatem essa criança ferida que sente que não consegue alcançar determinado objetivo. Mimem essa criança que precisa de colinho. Depois de nutrir a criança deixem-na em liberdade para concretizar o seu objetivo - processo meditativo. Depois, lancem ao mar essas vossas escrituras e peçam ao vosso anjo da guarda que vos ajude a libertar os momentos menos positivos e a concretizar os vossos objetivos. (Muita atenção ao que pedem ao Universo. Ele é perfeito, mas dentro dessa perfeição é necessário que sejamos claros na nossa mensagem para que não haja surpresas desagradáveis).
Agora, vamos focar-nos nos nossos objetivos profissionais e pensar no que nos faz sentir feliz e realizados/as. Vamos traçar metas, pois é importante ter-se prazos estipulados para atingir. Só assim podemos alcançar essas mesmas metas, pois por detrás de nós não temos o patrão a pressionar ou alguém de que gostamos a concretizar por nós e temos que ter a capacidade de nos manter ativos. Há coisas na vida que só nós mesmos podemos lutar por elas e na vida profissional é onde isso acontece de uma forma mais nítida, pois sem dúvida alguma, é o reflexo daquilo que vai dentro de nós, da nossa estabilidade ou instabilidade emocional, relacional, familiar, financeira… tudo se reflete umas coisas nas outras, sendo que o principal é estarmos bem com nós mesmos para que tudo o resto flua.
Sintam com o coração e sejam felizes.
Nada mais importante do que sentirmo-nos realizados e chegar a casa com um sorriso rasgado.
Não tenham medo de arriscar. Arrisquem em vocês mesmos e sejam autênticos.
O prazer de viver em liberdade e concretização vale mais do que qualquer dinheiro e acreditem que ao projetar que tudo vai correr bem, é meio caminho andado para que consigamos alcançar os nossos objetivos.
Um importante segredo é despreocuparmo-nos. É difícil despreocupar-nos com as nossas obrigações, no entanto, é quando nos despreocupamos e não deixamos de projetar, que as coisas acontecem. Tudo flui, basta acreditar.
“Só por hoje, acredito no processo da vida”, só por hoje acredito no meu potencial criativo e exploro-o em amor.
NATUROPATA E TERAPEUTA HOLÍSTICA
www.naturalmentezen.jimdo.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista Progredir)