Por Carlos Lourenço Fernandes
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A vida, como incontornável fluxo de instantes onde o instante seguinte é desconhecido, convoca crescente flexibilidade, mudança, a busca persistente e permanente de novo significado.
O passado era confundido com emprego para toda a vida. Ou camponês (éramos quase todos) ou conhecido no emprego de toda uma vida.
Tudo mudou. O significado da estabilidade hoje é reconhecido como a resposta flexível, justa e acertada à instabilidade proporcionada pela mudança.
Hoje é-se convocado a diferentes tarefas, identidades e, a vida, contém trabalhos e oportunidades diversas. A estabilidade hoje é competência. Se for competente num domínio, numa área, tem se a estabilidade que advém da atratividade que o mercado busca essa competência.
A mudança, a reinvenção, a transformação justa e requerida, isto é, o desafio da ressignificação (a busca por outro significado) é nos dias que se sucedem, um requisito de felicidade (de sucesso contínuo).
O local de trabalho (a rua, o bairro, a cidade) passou a traduzir-se em ponto na rede das aldeias globais. A comunicação alargou significados, amplitudes, geografias e hoje o significado de estar ali passou a ressignificar estar disponível no palco global.
Busque se e fortaleça se em permanência.
Ressignificar é hoje um jogo permanente. Mantendo princípios éticos inabaláveis e justos.
Assim seja, e compreendido seja o significado disto tudo.
(Já se dizia, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.)
URBANISTA
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)