Por Carolina Peral
in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
E então questionei-me e fascinei-me pela sua capacidade serena e calma de Rodin neste cenário. Quando tantas vezes não conseguimos sequer estar parados no trânsito, na fila para comprar o bilhete do metro, no supermercado,…quanto mais refletirmos nestes momentos. E ali temos Rodin, na sua felicidade plena, refletindo às portas do Inferno. Se todos pudéssemos refletir para pensarmos no tempo das nossas vidas em que não paramos sequer para usar uma das nossas maiores necessidades que é o ato simples de respirar. Deparo-me com isto tantas vezes nas aulas, quando entram alunos novos e o quanto lhes custa simplesmente respirar pelo nariz. O quanto respirar com consciência nos é desconfortável.
Energeticamente estamos desequilibrados acabando por destabilizar o nosso estado mental e emocional, e depois veem as depressões, os medos as frustrações e mais tarde as doenças graves.
Se apenas pudéssemos refletir sobre o ritmo de como respiramos, inspirando felicidade interior, expirando preocupações constantes e refletindo em paz penso que Dante desta vez já não se iria encontrar sozinho às portas do Inferno.
Refletir é importante para perceber o que te move, as tuas paixões ou até mesmo o que deves mudar para melhorar determinados aspetos na tua vida seja ao nível pessoal, profissional, âmbito familiar, busca interior ou espiritual, o que te fizer sentido no após reflexão para depois poderes passar à ação.
Refletir para agir, criando e fazendo a tua energia fluir para continuares a percorrer o teu caminho passo a passo, na direção a que estás destinado a ir.
A reflexão pode tornar-se na energia de movimento necessária, para alcançares sonhos e objetivos para o teu futuro, apenas refletindo no presente.
O poder da respiração nos dias que correm tornou-se uma ferramenta imprescindível e valiosa especialmente em momentos de Reflexão, pois a mente conhecida no yoga como a “mente macaco” por vezes salta descontroladamente e o controlo da respiração ajuda a apaziguar esta mente, a este controlo da respiração damos o nome de pranayama. Considero que Respirar é importante para Refletir e praticando isto se torna uma ferramenta cada vez mais importante a utilizar no dia a dia.
Respirar para Refletir poderá vir a ser a forma que poderás encontrar para solucionar qualquer conflito ou energia estagnada dentro de ti ou na tua vida levando-te a ir para a frente de forma contínua e fluida, fazendo-te alcançar com sucesso todos os teus planos, sonhos e objetivos para uma vida mais plena e mais bem sucedida. Respira e Reflete…
INSTRUTORA DE YOGA
www.carolinaperal.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)