Por Vera Albino
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Esta estação do ano é marcada por uma fase de transição, introspeção, aceitação e renovação. É aqui e agora, que a mudança surge.
Desintoxicar e reforçar o nosso sistema imunitário, no início de cada estação do ano, deveria ser um dever. Os nossos avós tinham esse hábito. Costumavam fazer uma desintoxicação através do jejum e de pequenas mudanças alimentares. Faziam-no quatro vezes por ano, em cada uma das estações. Este hábito permitia-lhes fazer uma transição saudável entre estações, por forma a estarem preparados para as alterações climáticas de cada uma das épocas. Alimentavam-se do que a terra lhes oferecia. Deste modo viviam em harmonia com a natureza. Os excessos alimentares e a acumulação tóxica eram eliminados do organismo, no início de cada estação. Esta era uma forma de conservarem a sua saúde.
A natureza oferece-nos o que o corpo mais necessita, no tempo certo, para se manter em equilíbrio ao longo da vida. A natureza e o homem sofrem mudanças conjuntas ao longo dos tempos. Se o Homem seguir as leis da natureza, terá uma vida longa e pacífica.
A queda das folhas das árvores representa o fim de uma estação e o início de outra. É assim que devemos proceder nesta altura. Deixar ir, o que já não nos faz falta, e agarrar o que nos traz bem-estar, saúde e alegria.
Cuide do seu corpo e da sua mente!
Comece por fazer um detox durante dois ou três dias. Durante estes dias, coma somente, sopas, legumes crus ou cozidos, frutas e beba vários chás. Prefira sempre as frutas e os legumes da época.
Hidrate-se, bebendo bastante água. O frio, característico desta altura, seca muito a pele. Não descore os cuidados com a pele, coloque todos os dias creme facial e corporal, de preferência com proteção solar.
Este é o primeiro passo para iniciar uma mudança e rejuvenescer a cada dia que passa.
Ao mesmo tempo que está a desintoxicar-se, não se esqueça que também está a nutrir-se, com alimentos ricos em minerais e vitaminas.
Reforçar o sistema imunitário, é um passo importante, principalmente na altura em que o tempo arrefece. Procure introduzir na sua dieta, alimentos tais como o gengibre, curcuma, limão, laranja, quivi, peixes azuis, frango, peru, malagueta, frutos secos, cogumelos, alho, cebola, mel, geleia real, batata-doce, espinafres, couves, brócolos, sementes de abóbora, girassol e linhaça, chia, tomate, romã, frutos vermelhos, castanha e marmelo. Use e abuse das especiarias e das ervas aromáticas. A canela e a pimenta são ótimas opções para limpar o pulmão e manter o sistema imunitário ativo. Coloque bastantes coentros e cebolinho nos pratos principais. Faça guisados, estufados e cozeduras a vapor.
Sabe bem e aquece a alma!
O outono é também uma fase de isolamento e, com ele, a tristeza pode surgir. Afinal, saímos de uma estação de calor, de sol e de praia, que nos trouxe momentos de alegria nos convívios ao ar livre, para uma estação com frio, chuva, dias mais curtos e onde procuramos o aconchego do lar. É normal sentirmo-nos um pouco mais tristes nesta altura, uma vez que esta emoção é característica da época.
Devemos aproveitar os momentos em que estamos um pouco tristes, ou mais pensativos, para sonhar com novas realidades ou criar novos planos. Não se deixe abater por pequenas mudanças de humor. Olhe em frente, perspetive novas ações, renove pensamentos, ideias, hábitos e prepare o terreno para novos projetos, a pôr em prática, num futuro próximo.
Renove-se através de práticas meditativas, deixando os pensamentos de impotência, tristeza, desconforto e falta de amor, saírem de si, dando lugar a pensamentos mais positivos. Alimente a compaixão, a solidariedade e exprima a sua criatividade. Vai ver que se vai sentir mais feliz a cada dia que passa. Permita-se receber, quando dá de coração.
Desintoxique-se de emoções negativas e alimente-se bem, para poder renascer.
A saúde reside na harmonia do corpo com o espírito.
ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA COACH, PROFESSORA DE HATHA YOGA LICENCIADA EM EDUCAÇÃO
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)