in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Então, perante isto, o que significa renascer na visão da espiritualidade?
Podemos dizer que “renascer” é a oportunidade sublime da Vida para o despertar de uma nova consciência singular para que se alinhe com o todo Universal.
Para que possamos “renascer” é necessário aceitarmos que por cada renascimento existe primeiro um movimento de morte. Deixar ir, curar, libertar e relembrar quem verdadeiramente somos.
Se pensarmos um pouco, é fácil percebermos que, a cada segundo, nos é dada a possibilidade de renascermos. Precisamos apenas ter a coragem de nos desapegarmos do que já cumpriu a sua missão nas nossas vidas. Este desapego pode dar-se em pequenas partículas ou em grandes acontecimentos.
É, usualmente, perante uma dor existencial extrema que o Ser Humano vivencia, se assim se permitir, o seu maior renascimento. Entre um momento e outro surgem o questionamento, a revolta, a raiva, a não aceitação instalando-se, muitas vezes, a dúvida. Perante acontecimentos avassaladores existem sempre duas possibilidades de reação. Uma é ficar nessa dor e num sofrimento profundo. A outra é requalificar, ressignificar e transcender para uma nova realidade que, certamente, estará mais perto do seu alinhamento e propósito.
Renascer para um novo eu, aproveitando esse movimento de mudança, para relembrar a sua verdadeira essência estabelecendo a conexão com o divino que é. Essa criteriosa “reforma interior” vai vai empodera-lo para novos para novos rumos e a ampliar horizontes.
Convém lembrar que nenhum processo de renascimento é linear e muito menos tranquilo. É preciso reaprender a encontrar “o centro”, “o eixo” de equilíbrio para lá voltar sempre que necessário (e serão necessárias muitas vezes).
Tudo isto faz parte de um longo e contínuo processo de expansão de consciência, de um eterno e contínuo renascer a que nos propusemos muito antes de voltarmos a esta dimensão. O renascimento é tão vital quanto o ar que respiramos e dificilmente estaremos na vida sem passarmos por ele, muitas e muitas vezes. Estas são as valiosas oportunidades que a Vida nos dá para relembrarmos e abraçarmos a nossa espiritualidade.
Sentir diferente, olhando tudo de um outro lugar, transformando cada desafio numa experiência e aprendizado. Quando assim é o amor irá dissipar o medo impulsionando-nos para algo maior. Nesta frequência será possível acolher, integrar, transmutar, purificar e libertar. Depois deste processo iremos reconhecer, relembrar e reacender o divino que somos.
Estaremos prontos para abraçar e honrar a nossa verdadeira essência e assim continuarmos jornada, aqui e agora, onde escolhemos estar.
Renascer das cinzas, qual Fénix, em ciclos de vida que se entrelaçam num eterno recomeçar. Este será, porventura, o maior ato de coragem, fé e amor para o Ser Humano, religando-o de forma verdadeira e sustentável à vida e à sua espiritualidade.
Ninguém está isento destes movimentos mesmo que não tenha, ainda, consciência deles, pois não existe vida sem renascimento e morte. Enquanto estivermos em negação entraremos num vórtice de energia que apenas nos aprisiona. Então nesses momentos precisamos parar, silenciar, sentir e integrar.
Quem olha para dentro de si e se reconhece está pronto para deixar que o melhor de si se revele e se expanda. Este é o movimento de cada renascer, a sublime oportunidade de sentir diferente, fazer diferente, alinhando mente e coração.
Sempre em Amor!!
ESCRITORA E TERAPEUTA
Facebook: FilomenaDePaulaVidaespiritualidade
Instagram: @filomenadepaula
Livros “Passo a Passo-Um olhar sobre o desenvolvimento pessoal e espiritualidade”
E-Book “É por Amor- 7 estágios de existência
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)