in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Possivelmente já sentimos que conviver e comunicar com outras pessoas pode ser um grande desafio. Em todo o caso, estas serão sempre duas condições necessárias à construção de um relacionamento com alguém.
Qualquer tipo de relacionamento, seja ele de que natureza for (profissional, romântico, familiar, de amizade, etc.), requer convivência e comunicação.
E, na verdade, nada nos impede de sonhar alto e imaginar relacionamentos nos quais logramos conviver e comunicar com equilíbrio, maturidade, honestidade, cuidado e reciprocidade.
Um relacionamento de sonho terá as condições específicas que cada sonhador ou sonhadora puder imaginar para si. Se pararmos um pouco e escutarmos os nossos sonhos e desejos mais profundos para os relacionamentos, provavelmente chegaremos a um desejo humano muito básico (mas de extrema importância) – o desejo de nos sentirmos amados/as.
Podemo-nos sentir amados/as quando:
- alguém nos valoriza ou reconhece importância pelo que fazemos;
- somos aceites, independentemente das nossas características ou escolhas;
- nos escutam de forma disponível e sem julgamento;
- ouvimos ou recebemos palavras que nos transmitem o amor que outras pessoas sentem por nós;
- somos acolhidos nos maus momentos e celebrados nos bons;
- recebemos abraços ou outros gestos que nos dão conforto e carinho.
A dinâmica de receber e dar amor toma muitas formas nas nossas relações e, às vezes, é possível que sintamos que não damos e recebemos amor em equilíbrio e/ou reciprocidade.
É através da convivência e da comunicação que podemos criar oportunidades para que os gestos amorosos se manifestem mais vezes nas nossas conexões.
Tendo em conta a nossa responsabilidade pessoal, como podemos, de forma prática, tentar diminuir o fosso entre os Relacionamentos de Sonho e as parcerias reais que construímos com as outras pessoas?
Seguem algumas propostas:
1 . Não acredite em relacionamentos de sonho. Todos os relacionamentos, independentemente da sua natureza, têm desafios com os quais somos convidados/as a lidar. Já ouviu alguém dizer “quanto mais conheço as pessoas mais gosto de animais”? Esta frase é interessante, não é?
Se pensar bem, os animais amam-nos incondicionalmente e estão sempre lá para nós. Já nós, as pessoas, não somos assim. E ainda bem! O verdadeiro desafio numa relação está em colocar de lado a ideia de que a outra pessoa é responsável pela nossa felicidade e encontrarmos um caminho de evolução partilhado. Conviver com outras pessoas significa também conseguir aceitar o convite para olharmos para as nossas sombras e feridas emocionais, pois estas revelam-se quando estamos em relação. É da nossa responsabilidade observar o que sentimos, falar sobre as nossas necessidades e estabelecer limites e compromissos com os demais.
2 . Evite pesadelos na comunicação. Especificamente em casais, o psicólogo John Gottman identificou quatro padrões de comunicação que podem levar à separação das pessoas. Chamou-os “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse” e são eles: a crítica; o desprezo ou desdém; a vitimização e a evasão.
Arrisco dizer que todos/as já os utilizámos na comunicação com as nossas parcerias românticas. Não obstante, e através da tomada de consciência, podemos aprender a comunicar sem os usar. Sugiro que experimente procurar informação e estratégias sobre métodos de comunicação não violenta para que, dessa forma, impeça estes cavaleiros de destruírem a sua relação.
3. Lembre-se, ainda, de que O sonho comanda a vida. António Gedeão (pseudónimo de Rómulo de Carvalho) entregou-nos esta frase num dos seus mais conhecidos poemas. Permitamos que ela nos sirva de inspiração para não desistirmos de sonhar com relacionamentos sãos, significativos e seguros.
A nossa responsabilidade, enquanto sonhadores/as, é encontrar formas viáveis e verdadeiras de transformarmos o sonho em realidade. Provavelmente, nessa senda, encontraremos dificuldades e frustrações. Mas isso não significa que não sejamos capazes de nos relacionar de forma harmoniosa com outras pessoas. As dificuldades podem significar que estamos diante de uma oportunidade de evolução e que, se a soubermos aproveitar, ela nos conduzirá a outro nível de bem-estar e maturidade no que diz respeito às nossas relações.
Construir Relacionamentos de Sonho pede-nos um trabalho diário de desenvolvimento pessoal connosco e com as outras pessoas. Considere-o na sua vida, verá que lhe trará muitos benefícios.
Recorde que a qualidade dos relacionamentos é uma das condições mais determinantes para nos sentirmos bem e felizes. Sobretudo por isso, lembre-se de cuidar de cada uma das suas relações e peça apoio especializado quando sentir que as dificuldades se instalam e permanecem no tempo, fazendo com que os seus vínculos mais importantes se desgastem.
Que o que sonha para os seus relacionamentos se materialize em amor e evolução pessoal!
FORMAÇÃO E COACHING CÍRCULOS DE MULHERES
Site: www.danielatoscano.pt
E-mail: [email protected]
Instagram: danielatoscano.pt
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)