Por Marlene Caselato
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Relacionamento é uma ligação ou conexão que se estabelece entre duas ou mais pessoas, e pode ser de diferentes tipos e graus de intimidade e implicam um conjunto de sentimentos emocionais, sociais e/ou físicos entre as pessoas envolvidas.
Podem ser caracterizados por uma série de aspetos, como confiança, respeito mútuo, comunicação, proximidade física ou emocional, cooperação, entre outros. Esses aspetos são construídos ao longo do tempo, à medida que as pessoas vivenciaram experiências, vivências e sentimentos uns com os outros.
Eles podem ser de diferentes tipos, desde relações íntimas e profundas, como um casamento ou uma amizade duradoura, até relações mais vividas e transitórias, como encontros casuais ou relacionamentos profissionais e cada relacionamento é único.
Como a terapia pode ajudar nos relacionamentos?
Ela pode melhorar a qualidade da comunicação, entre parceiros, permitindo que eles se expressem de maneira mais clara e compreendam melhor o outro.
Na resolução de conflitos, que são inevitáveis em qualquer relacionamento, mas podem se resolver de maneira mais construtiva.
Em uma melhor compreensão entre os parceiros, permitindo que eles se sintam mais conectados e empáticos.
Pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento problemáticos no relacionamento e ajudar a mudá-los.
Pode fortalecer o relacionamento de várias maneiras, como aumentar a intimidade e melhorar a confiança e a conexão emocional.
Promove a autoconsciência o que ajuda a entender como suas próprias experiências e emoções podem estar afetando o relacionamento.
Em geral, a terapia pode ser muito gratificante para ajudar a melhorar a qualidade dos relacionamentos.
E como a terapia pode ajudar quando o relacionamento termina?
O término de um relacionamento pode ser muito doloroso. A terapia pode ajudar uma pessoa a entender e lidar com a dor de forma saudável, ao invés de tentar fugir dela.
Pode ajudar a pessoa a entender melhor a si mesma e seus padrões de relacionamento, identificando comportamentos que possam estar impedindo-a de ter relacionamentos saudáveis no futuro.
E fornece um espaço seguro e acolhedor para a pessoa expressar seus sentimentos e emoções, sem julgamentos. Isso pode ajudar uma pessoa a se sentir menos sozinha durante esse período difícil.
Promove habilidades para lidar com o estresse e o foco, construindo resiliência emocional para enfrentar outros desafios.
A pessoa a aprende com a experiência do termino de um relacionamento e identifica lições úteis para levar para o futuro.
A terapia ajuda a ultrapassar o luto pelo término do relacionamento de maneira saudável, fornecendo suporte emocional e ferramentas úteis para se recuperar e seguir em frente.
Como a terapia pode ajudar nos relacionamentos abusivos?
A terapia pode ser muito útil para ajudar as pessoas em relacionamentos abusivos a entenderem e enfrentarem o abuso. Por exemplo:
Em muitos casos, as pessoas em relacionamentos abusivos podem não perceber que estão sendo abusadas. A terapia pode ajudar a identificar padrões de comportamento abusivo e fornecer informações sobre os diferentes tipos de abuso.
A terapia pode ajudar uma pessoa a entender melhor a si mesma e como ela contribui para o relacionamento abusivo. Isso pode incluir identificar seus próprios padrões de comportamento que podem estar permitindo o abuso.
As pessoas em relacionamentos abusivos muitas vezes têm a autoestima prejudicada. A terapia pode ajudar uma pessoa a desenvolver uma imagem mais positiva de si mesma, aumentando a autoconfiança e a autovalorização.
Com a terapia a pessoa aprende a estabelecer limites saudáveis em seu relacionamento, incluindo limites físicos e emocionais e assim se proteger do abuso e estabelecer um senso de controle sobre a situação e também fornece um espaço seguro e acolhedor para a pessoa expressar seus sentimentos e emoções, sem julgamentos.
Como melhorar os relacionamentos?
A terapia pode ajudar a melhorar os relacionamentos, fornecendo ferramentas e habilidades para se comunicarem melhor, resolverem conflitos de maneira construtiva e entenderem melhor a si mesmos e aos outros. Como por exemplo:
Autoconhecimento: entender melhor a si mesmas, suas necessidades e desejos.
Empatia: desenvolver empatia e compreensão pelos outros, especialmente seus parceiros.
Respeito: aprender a respeitar as diferenças entre elas e aceitar que nem sempre terão a mesma opinião ou desejo.
Na terapia você aprende como ouvir atentamente e a fazer perguntas abertas para compreender melhor o que seu parceiro está dizendo.
Quando e como posso saber que preciso de terapia?
A decisão de buscar terapia é uma escolha pessoal e pode depender de vários fatores, incluindo seus sintomas, nível de sofrimento emocional, efeito sobre seu trabalho e relacionamentos, e frequência e duração dos sintomas.
A Dificuldade em lidar com situações ou eventos estressantes, como perda de emprego, separação, luto, doença ou trauma e sintomas emocionais como tristeza, ansiedade, irritabilidade, raiva ou desesperança.
A terapia é um processo de autoconhecimento que fortalece nossas habilidades e capacidades para fazer escolhas mais assertivas, lidar com as relações de forma saudável e ser feliz!
Referência Bibliográfica
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2 Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
Johnson, SM (2019). Teoria do apego na prática: terapia focada nas emoções (EFT) com indivíduos, casais e famílias. Guilford Press.
Stanley, SM, Rhoades, GK e Whitton, SW (2010). Compromisso: funções, formação e garantia de apego romântico. Journal of Family Theory & Review, 2(4), 243-257.
PSICÓLOGA/PSICOTERAPEUTA TRAINNER & COACHING EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
www.saudavelmente.com.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)