in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A Verdade como princípio norteador de nossas ações, mostra claramente o fundamento da nossa estrutura moral, ética e humana.
A Verdade fortalece para quem opta pelo verdadeiro sentido da vida que é o evoluir. Um ser humano em constante progresso necessita de uma fortaleza que possa alimentá-lo nos momentos em que o caminhar pela fantasia, mentiras e falsidades, formarem travas neste caminho evolutivo.
Num mundo onde a virtualidade se apodera da realidade, fabricando personagens que vivem em permanentes fantasias, a Verdade é um ato de coragem. A valentia por seguir vivendo com, pela e para a verdade, enobrece o caráter e honra a própria pessoa pois ela se torna protagonista da própria vida e o comandante do próprio destino.
Optar pela Verdade, não é o caminho mais fácil. Ao contrário, é o caminho mais árduo para percorrer, mas o mais digno para viver.
A qualidade de vida é e será proporcional a dose de verdade e realidade que faz parte do nosso existir. Nas mentiras e irrealidades, intoxicamos nossa vida e envenenamos nossa essência. Nada tem de positivo viver uma pseudo-realidade. A irrealidade produz situações imaginarias que não correspondem a uma vida digna. A mentira adoece enquanto a verdade cura.
A verdade é terapêutica, embora possa parecer dura quando se trata de doenças do corpo, da mente e da alma. Mas, sejamos conscientes de que a verdade, no seu lado curativo, oferece um bálsamo através da visão realista. A esperança baseada na transparência da verdade, oferece luz real a um plano terapêutico em cujos princípios e objetivos, também está o de buscar o bem-estar e a tranquilidade para o paciente e suas famílias.
A verdadeira face da realidade baseada na verdade, enriquecida com a evidência de fatos e provas, dota de uma imensa força aquele que dela faz uso. Um ser humano que faz uma opção com base em seus valores mais profundos, sempre estará de mãos dadas com a verdade, sendo que esta, também será seu escudo protetor.
Nada protege mais do que a verdade. Nenhuma arma é mais poderosa do que ser verdadeiro e consciente do valor da Verdade como guia de vida e conduta. Nada é mais profundo e significativo, do que poder olhar nos olhos de todos, com um olhar limpo e sereno, fruto da convicção e da paz que somente a verdade concede.
Apesar das turbulências, do caos, causados pelas mentiras e falsidades, a calma vinda da verdade é capaz de sanar a fúria da indignação pois ela alimenta a paz física, mental e espiritual.
O mundo seria extremamente melhor se a verdade fizesse parte de todas as decisões e ações para o bem geral da humanidade. Que perfeita seria a vida, onde pudéssemos ter uma estabilidade moral e emocional vindas da segurança plena do emprego do correto, do certo, do verdadeiro.
Quantas famílias, quantos casais, quantas pessoas seriam mais felizes se as traições, enganos, ocultações e mentiras, não fizessem parte da sua rotina.
Que justo e poderoso seria o mundo, se a paz da verdade reinasse sobre as trevas da falsidade. Que extraordinário seria, se a nossa sociedade não fosse tão condescendente com as mentiras, onde são gerados pactos lesivos ao semelhante e que serão ocultados pela conveniência.
Deveríamos fazer uma reflexão individual profunda, sobre o mundo que queremos viver e a realidade que queremos deixar para nossos descendentes. Fruto desta reflexão, deveriam surgir as linhas maestras de recondução de pensamentos, discursos e ações, visando o estabelecimento permanente da Verdade como núcleo base de todos nossos atos.
Este, não é o modelo de mundo que queremos viver e, portanto, depende exclusivamente de nós, da força de vontade de cada um e da somatória dos esforços coletivos, mudar a realidade que vivemos e trazer a Verdade plena total e irrestrita como fundamento de nossas vidas e de uma sociedade justa, evoluída e digna.
A mudança é possível. O futuro pode ser mais promissor. Somente depende de que cada um, tomar decisões e assumir posições na defesa da soberania da verdade em todos os atos, fatos e circunstâncias.
Podemos ser o comandante do nosso destino, mas nunca esquecendo, que nossos destinos estão entrelaçados. Cada ato repercute em si próprio e no outro. Quem mente para outro, primeiramente mente para si mesmo.
Mahatma Gandhi, disse: “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. Portanto, sejamos a verdade personificada, a verdade em seu esplendor e sobretudo, o verdadeiro exemplo para a nossa família, para a comunidade e para a sociedade.
Veritas lux mea
A verdade é minha luz.
SEXÓLOGA CLÍNICA E TERAPEUTA, INVESTIGADORA E INSTRUTORA DE VITAL REPROGRAMMING
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)