in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Sonhar é gratuito e livre, sendo que ninguém nos pode impedir de termos os nossos Sonhos, inclusive quando essas pessoas se transformam em velhos do Restelo, dizendo que é impossível, que não vale a pena sonhar, justificando-se com mil e um argumentos, que nos levam a desacreditar nos nossos Sonhos.
Quando começamos a desacreditar em nós mesmos, desacreditamos na nossa essência, no que somos e queremos, deixando para trás todos os Sonhos, tudo aquilo que gostaríamos de viver, mas que escondemos com o medo de não conseguirmos realizar os sonhos, com medo do que pode acontecer e mantemos as nossas vivências numa vida rotineira, mas onde fica sempre a sensação de que algo está a faltar.
Quais são os teus Sonhos? O que te impede de sonhar? O que fazes em relação aos teus Sonhos? O que te leva a desacreditar nos teus Sonhos? Porque deixas de sonhar? São perguntas que coloco para dar início a um processo de reflexão, permitindo conhecer a nossa essência e o reencontro com o nosso interior.
Ao tentar encontrar as respostas a estas questões, muitos leitores iniciam a viagem de reflexão para tentar compreender porque deixou de sonhar, os motivos que estão por detrás da desistência da concretização dos seus Sonhos, independentemente do que nos rodeia, do que surge a cada segundo que vivemos, do que o Outro diz e que nos faz duvidar. Afinal, os Sonhos são apenas nossos, surgem da nossa essência e da nossa vontade de irmos além dos limites criados pela sociedade, pela Vida em muitos momento e por isso precisamos de os compreender e entender até que ponto são essenciais e fazem sentido.
Sonhar está ao alcance de todos nós, mesmo que sejam aqueles sonhos que consideramos não ser passíveis de realização, aqueles que parecem utópicos, mas que são nossos e que queremos que sejam reais, haja o que houver, digam o que disserem, mas sim, queremos sonhar livremente, de modo a sentirmos que podemos ser resilientes, lutadores pelo que queremos e pelo que nos faz sentido.
Sonhar é querer algo eu faça sentido à nossa Vida, seja um sonho que possamos considerar fútil, mas que para nós faz sentido, pois nunca fizemos algo igual e queremos muito viver esse sonho. Para concretizar qualquer sonho precisamos lutar, compreender o que temos a nosso favor, o que temos como oposição, mas essencialmente temos que acreditar em nós, nas nossas capacidades e habilidades, no nosso potencial em sonhar e concretizar.
Todos os Sonhos são válidos, pois é o nosso Ser que quer fazer algo mais, atingir novos objetivos, alcançar mais na sua Vida, para se sentir realizado e mais completo, no entanto mesmo que os sonhos não corram como queremos, não significa que não são válidos, podendo apenas querer dizer que não é o tempo certo, que não estão, por agora, reunidas as condições necessárias e podem vir a ser realizados mais tarde, quando todas as condições estiverem reunidas.
Os nossos Sonhos são uma manifestação da nossa consciência que nos quer dizer que temos que ouvir atentamente a nossa intuição que está constantemente a dar sinais, a querer transmitir algo, para que possamos também compreender como está o nosso mundo emocional, como está o ambiente onde vivemos estamos inseridos e como estão as nossas relações pessoais. Esta compreensão do nosso Ser ajuda a compreender o que é válido para nós, quais os Sonhos que queremos seguir, pois tem que haver sempre uma escolha, um momento certo, um Sonho a realizar no momento e tempo certo para nós, para o nosso viver.
Que nada nos impeça de sonhar, é assim o título deste artigo, referindo que os Sonhos são livres, que não estão presos no nosso Ser e que podem ser sinais de que precisamos mudar algo, compreender alguma emoção, pensamento ou relação, para dar voz e vida ao Sonho que está a chamar, neste momento, de forma diferente de todos os outros sonhos.
Para concretizar os nossos Sonhos, não podemos de todo deixar de sonhar, de acreditar em algo, que é superior ao que temos e vivemos atualmente, pois sentimos que precisamos de mais na nossa Vida, seja ou não o Sonho banal ou mais complexo, mas se esse Sonho ecoa mais no nosso Ser é porque está a pedir que continuemos a sonhar, a concretizar, sum Sonho de cada vez e dando espaço à Alma par criar novos sonhos, que nos vão mantendo vivos, conscientes e emocionalmente maios realizados.
Que nada nos impeça de sonhar, pois somos nós que, muitas vezes, criamos barreiras e limites à nossa capacidade de sonhar, de lutar, de concretizar, para que isso seja contrariado, precisamos de acreditar em quem somos, no que queremos e na grande capacidade do nosso Ser em manter os sonhos ativos e jamais perder a bela capacidade de sonhar.
ENFERMEIRO / ESCRITOR
Site: www.semearemocoes.com
Facebook: Ricardo Fonseca - Escritor
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)