Por David Rodrigues
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Doar dinheiro sem esperar nada em troca, na certeza de que é uma boa atitude, solidária e generosa permite-lhe estar a contribuir para um mundo melhor e apoiar o desenvolvimento mais particular ou global de uma dimensão da vida colectiva da sociedade.
Faça-o de forma regular, dentro das suas possibilidades, sim, mas não seja forreta! Sabia que as pessoas mais ricas do mundo são também das que mais contribuem para apoiar diversas causas?! E não é só por terem mais dinheiro, porque percentualmente face à sua fortuna, atribuem uma larga percentagem da mesma. Veja exemplos como Bill Gates (Fundador da Microsoft), Warrren Buffett (o 3º homem mais rico do mundo em 2010 e impulsionador do recente movimento para taxarem os ricos), Mark Zuckerberg (fundador do Facebook), entre tantos outros, os 2 primeiros criaram inclusive a iniciativa Giving Pledge em que desafiam os mais ricos a doarem pelo menos 50% da sua fortuna para filantropia.
Não espere por ser rico para dar, isso é uma manifestação de escassez e falta de abundância. Está a declarar-se ao universo que não está na energia vibracional da gratidão, generosidade e abundância, pelo que dessa forma não haverá manifestação de abundância material na sua vida. O processo funciona ao contrário, doe e sinta-se bem com isso e consigo, está a contribuir para o bem comum e a manifestar alegria, vontade e generosidade. A sua vibração determina aquilo que irá atrair e manifestar na sua vida, se escassez e dificuldades ou maior abundância, e doar permite-lhe vibrar numa energia elevada. Faça-o de forma genuína e não à espera de uma retribuição ou por interesse como se de um investimento se tratasse. Ao doar está a dizer que tem mais do que suficiente para si e que ainda partilha uma parte, está-se a manifestar abundante (que é o que você é).
Tenho a certeza de que doar lhe trará um bem-estar emocional e é um dos princípios fundamentais para construir uma vida de abundância e prosperidade.
O valor que dá é consigo, mas se não sabe quanto há-de dar, fica o desafio, experimente 10% do seu rendimento! Mas tão ou mais importante do que quanto dá, é a regularidade com que o faz, por isso inclua os seus donativos no orçamento mensal.
Quanto à escolha da instituição, ela é inteiramente sua, mas ficam algumas sugestões. Seleccione bem. Algumas dicas:
§ Em 1º lugar escolha uma com que se identifique e faça eco em si;
§ Procure conhecer o trabalho desenvolvido;
§ Ser mais ou menos conhecida do público não significa que seja bem ou mal gerida ou que o trabalho é mais ou menos meritório. Notoriedade não é sinónimo de qualidade, nem pouca visibilidade significa mau trabalho;
§ O que não souber, pergunte!
Vantagens de doar:
§ Manifesta a sua abundância;
§ Demonstre a sua generosidade;
§ Está a revelar-se grato pelo que tem;
§ Contribui para um propósito maior;
§ Atrai prosperidade para a sua vida.
Aconselhamento Financeiro
www.moneylife.com.pt
[email protected]
REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2012