Por Fernanda Wolff da Silva
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Embora o fato de adiar as atividades possa ser de certo modo satisfatório no momento que o indivíduo o faz, procrastinar pode resultar em diversos sentimentos como: culpa, remorso, sensação de derrota, entre outros sentimentos angustiantes. Sentimentos esses que podem agravar cada vez mais a situação, pois esse comportamento pode levar ao aumento de stress, que por sua vez pode acarretar numa diminuição da imunidade, abrindo assim as portas do corpo para diversas doenças físicas, e até mesmo para as psíquicas como a possibilidade de desenvolver transtornos de ansiedade.
O que se costuma adiar? Adia-se aquelas atividades que não é de nosso interesse realizar, e/ou que se considera muito difícil no determinado momento. Contudo na atualidade esse não é o único motivo para delongar o objetivo. Temos as redes sociais que ocupam muito do nosso tempo de produtividade , fazendo com que percamos tempo para realizar o projeto com excelência e dentro do prazo solicitado.
As pessoas costumam alegar que estão muito ocupadas, quando é necessário realizar uma atividade que não lhes agrada. Quando na verdade elas apenas estão ocupadas com atividades que não precisam realmente realizar, mas que são mais agradáveis naquele instante.
Os procrastinadores têm como tema “se eu posso fazer amanhã, por que eu vou realizar hoje? ”, mas parece que não tem consciência que o amanhã vai chegar. E quando o amanhã chega as atividades ainda estarão lá para serem feitas, e muitas vezes ainda em maior quantidade, pois irá acumular as de ontem, as de hoje e as de amanhã, criando um hábito de bola de neve de atividades realizadas com pouco ou nenhum sucesso, levando a uma sensação de fracasso. Essa atitude é realizada no presente, mas pode estragar o futuro.
Há alguns métodos para tornar a sua vida mais fácil e produtiva, o primeiro e imprescindível ato a fazer é desligar-se das possíveis interrupções (telemóvel, redes sociais) que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho. Elaborar um plano de rotina detalhado, onde você separa o tempo para cada uma de suas atividades, optando por realizar a tarefa mais desagradável primeiro, estabelecendo assim uma meta. Depois de realiza-la, conseguirá fazer as outras atividades com maior facilidade.
É possível também estabelecer um sistema de recompensas, onde educará de certa forma o seu comportamento para entender que essa atividade é imediatamente compensadora.
Logo sem interrupções, com os horários divididos, e com a meta estabelecida, você terá maior facilidade em alcançar o seu objetivo, que seria o de realizar a tarefa com tempo e de forma a trazer um resultado favorável e recompensador, de modo a evitar os sentimentos angustiantes como: culpa, remorso, e as sensações de fracasso.
O próprio resultado favorável das suas atividades realizadas com maior tempo e dedicação, já será um recompensador para a sua mudança de comportamento, tornando a sua vida mais feliz, pois ira inibir as preocupações que ficam presente quando não realizamos a atividade. Preocupações que consomem, energia e tempo, e o deixam mentalmente cansado.
BACHAREL EM LOGÍSTICA (UNIVALI –UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ), GRADUADA DE PSICOLOGIA (AVANTIS)
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)