Por Nilton Luís Briese
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Ao realizar uma terapia financeira, vai superar este desafio, porque trata da sua saúde mental, física, emocional e das finanças pessoais.
Na terapia é possível abordar as crenças e os padrões do comportamento que estão limitando o equilíbrio financeiro saudável.
Depois é necessário estruturar um plano de ação através de um planejamento financeiro com técnicas comportamentais de expansão da consciência para uma mudança de atitude e de hábitos.
As nossas tomadas de decisões estão profundamente ligadas com as nossas emoções, por isso devemos identificar quais são os gatilhos mentais emocionais que devem ser controlados para o autoconhecimento e a autogestão. Você deve se preparar para intervir e reavaliar as suas ações, para tomar decisões de forma mais coerente e equilibrada.
Ao realizar uma terapia financeira, adquire-se conhecimento de economia e investimentos e percebe-se que a realidade das metas financeiras propostas está muito distante.
A terapia financeira é um campo que pode abordar o stress em relação ao dinheiro e encontrar uma solução, com uma abordagem que funcione no médio e longo prazo relacionado nas emoções ligadas ás finanças. Também pode ser identificado alguns vieses cognitivos, pensamentos e sentimentos que causam as emoções que são as responsáveis pelas escolhas financeiras inadequadas.
Será que você realmente precisa de se educar financeiramente?
A insegurança relacionada as finanças e ao futuro é algo que tira o sono de muitas pessoas, mas também pode trazer muita experiência e aprendizagem para quem passa por momentos de dificuldades financeiras. Quem aprende a se relacionar com o dinheiro, consegue fugir dos gatilhos mentais que levam a tomar decisões ocasionadas pelo impulso das emoções do momento, ao adquirir uma educação financeira por meio de uma terapia, vai ajudar a amenizar a frustação, a ansiedade e nas melhores tomadas de decisões.
Ao identificar as barreiras comportamentais e entender o que a pessoa acha necessário para dar os primeiros passos para a mudança, é necessário mapear o caminho a ser seguido, metas capazes de ajudar na criação de novas escolhas e bons hábitos financeiros, para a saúde mental sair no lucro.
A educação financeira é a aquisição de autonomia relacionada as decisões que envolvem o seu dinheiro, além de saber economizar, uma pessoa educada financeiramente, também consegue lidar com diversas áreas da vida econômica, além de saber como tomar boas decisões para investir com segurança. Ser educado financeiramente é ter a capacidade de administrar o dinheiro que se recebe controlar os gastos que se tem para não ficar endividado. Um conhecimento básico das capacidades financeiras, ajudará na conquista de vários objetivos de vida como, liberdade financeira, reforma antecipada e desfrutar de férias com a família.
Com disciplina, constância, dedicação e organização é possível ser um agente transformador de um fator preponderante para uma mudança no estilo de vida. A educação financeira vai ajudar a preparar-se para situações adversas com mais tranquilidade e conforto.
A seguir 9 dicas de organização financeira para aprender
1 – Comece com um controle de orçamento;
2 – Use aplicativos na sua organização;
3 – Classifique todos os seus gastos;
4 – Avalie gastos supérfluos;
5 – Mantenha o foco nas suas contas fixas;
6 – Use o cartão de crédito com sabedoria;
7 – Compre online para obter descontos e cashback
8 – Tenha planos para curto, médio e longo prazo
9 – Tenha uma reserva de emergência
Aprender a administrar o dinheiro será um divisor de águas se você pretende enriquecer, porque um fator importante não é o quanto você ganha, mas quando e como você gasta o seu dinheiro, não adianta ganhar mais se você não sabe cuidar bem dele. Daí vem a importância de procurar conhecimento para ter controle sobre as tentações diárias de consumismo que na maioria das vezes o distancia dos seus objetivos. Quem entender os princípios fundamentais da administração financeira, vai conseguir ter uma melhor organização e evitar dores de cabeça no futuro.
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”.
Eleanor Roosevelt (1884-1962)
ADMINISTRADOR E INVESTIDOR
Instagram: @niltonbriese
E-mail: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)