Por Sónia Moura Sequeira
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O que sente por essa pessoa?
Magoa, raiva ou até ódio?
Não se recrimine nem culpe, é humano ter um sentimento destes. Ninguém tem um sentimento destes sem antes ter amado, aceitado, compreendido. O ódio ou a mágoa é o amor machucado, talvez tenha dado demais a essa pessoa, em troca de algo que esperou ter e não teve. Embora ela nunca o tivesse prometido.
A mágoa e o ódio são sentimentos que fazem parte da mesma moeda do amor. Se esta mágoa for alimentada todos os dias e virar ressentimento irá verificar essa negatividade através das doenças físicas ou psicológicas, porque está a intoxicar o seu corpo com hormonas como o cortisol podendo passar a ter colesterol elevado por exemplo.
O perdão beneficia a pessoa que o exerce, só as pessoas maravilhosas conseguem perdoar. O perdão é uma ferramenta poderosa que os mais sensíveis devem ter sempre à mão, pois magoasse com facilidade com as atitudes a as palavras dos outros. Por vezes os outros nem sabem o que fizeram, e muito menos era a sua intenção.
O Perdão é um ato individual, não necessita de falar com ninguém, nem com a pessoa que perdoou. O objetivo não é desculpar a pessoa, nem passar-lhe a mão pelo pêlo, o objetivo é só melhorar a sua condição espiritual e a sua saúde.
Num ambiente laboral onde passamos mais de 8 horas por dia, durante anos, com as mesmas pessoas, é natural que possamos envolver a nossa parte pessoal. Quando isso acontece, é propício haver amizades, expetativas e ilusões. Quando acontece uma deceção deveremos analisar, porque nos desiludimos e qual o grau das nossas expetativas relativamente àquela amizade. Diferenciar e não associar, o que esperamos dos outros do feedback dessa esperança.
Um outro ponto de auto analise é o facto de sermos mais flexíveis com os erros dos outros, e com os nossos também. Todo o ser humano é passível de erro. Não estou só a falar de erros do fórum cognitivo mas também do fórum emocional. Ao nível das competências sociais falta ainda muita informação e conhecimento para ficarmos com um QE - Quociente emocional elevado.
Se fizermos esta análise, não guardaremos mágoa de ninguém, logo não necessitaremos de perdoar.
Se acreditar nas leis do universo. Uma delas é que o Semelhante atrai Semelhante e atraímos aquilo que pensamos. E fará assim muito sentido que estamos sempre aprender com tudo. Se você atraiu alguém para si que o humilhou e o constrangeu, é com o objetivo de você quebrar o orgulho e desenvolver a modéstia. Se atraiu alguém que invadiu o seu espaço, ou o desrespeitou poderá ser para você aprender a dizer não, a aprender a respeitar-se mais defendendo mais os seus direitos. Se você atraiu alguém que a/o criticou é para você desenvolver a tolerância para o outro, pois também tem tendência em ser uma pessoa critica. Se você atraiu alguém que a rejeitou, provavelmente é para parar de procurar a aceitação dos outros e desenvolver a auto aprovação, aceite-se profunda e completamente. Se você atraiu alguém que lhe tirou o seu poder, provavelmente é para aprender a deixar de ser submisso/a.
Se se identifica com alguma destas situações faça com que a gratidão cresça no seu coração por ter feito este exercício, fique grata a essa pessoa por ela ser um meio de comunicação entre o universo e o seu ser.
PSICÓLOGA CLINICA
www.soniapsicologia.wix.com/
psicologaemocional
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)