Por Pedro Nogueira Almeida
in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Segundo a filosofia chinesa (90%) das doenças advém de choques emocionais. De acordo com o sistema de saúde de um país como a Suíça, 80% das solicitações de apoio medical à vida, são originadas por doença e não por acidente. Interessante essa estatística, já repararam na quantidade de gente que teve um acidente na vida e vive tão feliz e outros, que nunca tiveram, mas que vivem tão tristes, porque vivem amargurados com uma enfermidade patológica? Porque se dão conta que nada fizeram para evitar? Na verdade, andamos tão ocupados que não paramos. Desculpamo-nos com aquela frase “parar é morrer”, ou talvez diga “mas sim, eu paro para pensar nisso“. Isso é muito importante certo, mas não será muito mais importante, parar para refletir? Sim, refletir.
É verdade que o ser humano está sempre a pensar. Dizem os cientistas que o cérebro debita cerca de 60.000 pensamentos por dia, ou seja 2.500 por hora, 41 por minuto. Sim, nós pensamos, afinal fazemos isso todo o tempo. Pensamos, sim, mas não refletimos. Como assim? Qual a diferença entre refletir e pensar?
Falando de uma forma muito simples, pensar é um passatempo, é um mecanismo instalado, nós não damos valor aos nossos pensamentos, e muitas vezes ainda bem, até porque 80% desses são negativos. Pensar significa estar ali “apenas estar” a pensar. Às vezes até dizemos “vou ali para a beira-mar pensar” faz-me bem.
E aí o que se passa no fim do nosso pensamento? Nada. O que mudamos? Nada. Voltamos à nossa rotina e continuamos a pensar todos os dias “isto está-me a matar”. Mas o que se passa quando refletimos? Mudamos algo, agimos, tomamos decisões, avançamos. Pensar é superficial, é da ordem do natural, refletir é ir ao fundo da questão, é perscrutar a alma, e a alma é nossa essência. Por isso, tiremos todo o tempo necessário para refletir. Porque se refletimos agimos em consequência?
Vejamos agora como refletir é tão importante na nossa saúde. Lembra-se das palavras iniciais deste artigo? 90% das doenças são originárias em choques e desgostos emocionais. O nosso corpo, é uma máquina perfeita, talvez mesmo a mais complexa e perfeita no mundo, por isso é tão estimulante conhecer como ele funciona. A verdade é que o corpo envia sinais quando algo vai mal. O que vem antes de qualquer doença? Um sintoma, ou vários sintomas. Esse processo, é o nosso corpo a enviar sinais e se os ignoramos, vamos mesmo acabar doentes. Então, o que são os sintomas no ato do pensamento?
A necessidade de parar, não para pensar, mas para refletir, e essa tomada de consciência, permite “prevenir, não remediar”. Lembre-se, que refletir é o ato de pensar ligado a uma ação. Porque vamos ao fundo de nós mesmos e aí nesse fundo exploramos todas as hipóteses e encontramos as possibilidades!
Hipóteses, e possibilidades para quê? Para manter em perfeitas condições, o bem mais precioso que nós temos. Qual? A casa? O emprego? O carro? O dinheiro? Os amigos? Bom, são esses os bens mais preciosos que temos? Serão mesmo? Ou não será, a nossa saúde? A nossa saúde plena, é o nosso maior bem, e a nossa maior riqueza. Por essa razão, não fará todo o sentido, refletir, para a manter?
Já viu que nós estamos sempre a pensar, em como vamos fazer para manter a nossa casa, carro, emprego, dinheiro, amigos, que nem damos conta que nos esquecemos de refletir, que estou eu a fazer para me manter com saúde plena? Lembre-se, refletir implica decisão, implica ação. E sabe uma coisa que é absolutamente fascinante? É que quando refletimos e tomamos decisões, dizemos ao nosso cérebro, onde queremos ir, o que queremos ser, e ele encarrega-se de nos mostrar como chegar lá.
Mas se ao ler este texto, disser “sim, mas já é tarde para eu refletir, porque agora tenho esta doença, este sintoma para o resto da minha vida, e a minha saúde não é a mesma”. De que me serve refletir agora? Serve, sim e de muito. Refletir que não importa qual a doença, ou patologia, ou sintoma físico, você nunca é o único, que passa por isso, e existe sempre um rácio de pessoas, que conseguem ser felizes e viver plenamente. Então, reflita sobre eles, sobre como eles conseguem, apesar da adversidade, e aplique esse aprendizado a si mesmo. Porque, vai aprender, não a pensar no que tem, mas a refletir, no que fazer, com o que tem.
O lindo da palavra refletir é que tem um duplo sentido. Refletir mentalmente e fisicamente. Já reparou, como essa dualidade na palavra refletir é tão apaixonante? Como assim? Porque através da reflexão mental ligada a uma ação concreta, existe sempre, como consequência, um reflexo no nosso estado físico e anímico. Fantástico não é? Ao melhorar a nossa condição física, sentimo-nos mais lindos, iluminamos mais, a nossa pele brilha mais, porque sorrimos mais, porque beijamos mais, porque abraçamos mais, simplesmente porque vivemos mais.
Quando refletimos, agimos e por essa razão, sentimo-nos tão bem. O nosso reflexo é tão grande, que os outros dizem “wow estas optimo, que energia, que mudança, qual é o segredo”? O segredo, é que deixamos de parar “apenas” para pensar, mas sim, para refletir. E se refletimos agimos, se agimos somos melhores, e se somos melhores obtemos melhores resultados, em tudo. Por isso, pelo amor da nossa saúde, vamos parar sim, mas vamos parar, para refletir!
CERTIFICADO ACTP COACHING SQUARE SWISS
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)