in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Mas algo do qual pouco se fala é o significado que atribuímos a esses Hábitos que fazemos dia após dia e que ajudam a criar o nosso Estilo de Vida. E o significado que decidimos atribuir a um Hábito influencia o impacto (positivo ou negativo) na nossa Saúde e Bem-Estar.
Confuso? Vamos analisar em conjunto sobre um Hábito e alguns significados que esse Hábito pode ter para nós e o impacto que esses significados podem ter.
Por exemplo, o hábito de acompanhar o almoço e o jantar com vegetais. Para algumas pessoas esse hábito pode significar que estão a comer algo saboroso e a garantir uma boa ingestão de fibras e vitaminas (um significado positivo). Para outras pode significar que é algo que tem de ser feito, algo que fazem porque sabem que é benéfico para si e para o seu Corpo (um significado neutro). E ainda existem outras pessoas que têm esse hábito de forma forçada, que fazem um esforço enorme ou que são obrigadas (no caso das crianças, por exemplo) a comer vegetais apesar de não gostarem (um significado negativo).
Para o mesmo hábito temos três significados diferentes, e que vão ter impactos diferentes na Saúde e Bem-Estar consoante o seu significado.
Continuando o nosso exemplo... As pessoas que atribuem um significado positivo ao ato de comer vegetais, vão fazê-lo sem esforço, vão rapidamente incorporar esse Hábito no seu Estilo de Vida. Na hora de preparar a sua refeição, vão estar disponíveis a experimentar diferentes vegetais diferentes formas de os cozinhar, diferentes temperos. Vão trazer variedade ao seu prato, e essa variedade vai traduzir-se num aporte diversificado de nutrientes que vai nutrir o seu Corpo e ajudá-lo na sua performance. Além disso, a variedade vai permitir ao paladar a exposição a mais sabores e tornar a refeição uma experiência, um momento de criatividade, e não só um momento de nutrimento.
Para quem atribui um significado neutro, talvez a disponibilidade para experimentar seja um pouco mais reduzida. Provavelmente terão uma seleção mais limitada de vegetais que regularmente adicionam ao seu prato, e que cozinham quase sempre da mesma forma. Estas pessoas continuam a obter benefícios ao nível dos nutrientes que nutrem o seu corpo, mas a refeição será um momento meramente de nutrimento.
Já as pessoas que atribuem um significado negativo ao acto de comer vegetais... É aqui que poderá começar o impacto mais negativo na sua Saúde e Bem-Estar.
Vejamos: se a pessoa o faz em esforço então todo o seu Corpo vai estar também em esforço, tenso. Se já fez uma refeição em esforço sabe o quão cada momento se torna desafiante.
Primeiro a mastigação: ou se dá uma mastigação rápida para "despachar o assunto" ou uma mastigação lenta e a procrastinar. Nenhuma das duas é benéfica. Uma mastigação demasiado rápida fará com que chegue ao estômago pedaços ainda grandes de comida e que vão exigir mais trabalho a serem quebrados e digeridos. Uma mastigação a procrastinar faz com que a comida esteja demasiado tempo na boca e “sature” as nossas papilas gustativas, num dado momento aquela comida já nem tem um sabor tolerável.
Depois vem o desafio da digestão, porque se estamos em esforço o nosso Corpo sente stress e em stress ativa a resposta “fight or flight” (lutar ou fugir), abrandando as funções não essenciais para guardar energia caso tenha de lutar ou fugir. Portanto, havendo uma emoção negativa associada ao acto de comer vegetais, a digestão poderá ser mais lenta e problemas como azia ou ‘indigestão' podem surgir, causando desconforto nas horas seguintes à refeição.
Este é apenas um exemplo, mas certamente já lhe permitiu perceber que um significado negativo atribuído a um Hábito, pode trazer consequências negativas para a sua Saúde e Bem-Estar.
Ressignificar o que fazemos em prol da nossa Saúde e Bem-Estar não é um processo fácil, nem é um processo rápido. Mas é possível de ser feito.
O primeiro passo neste processo é ir ao fundo da questão, ao porquê desse hábito ter um significado negativo para si.
Pela minha experiência profissional, os significados negativos atribuídos a algo no campo da Saúde e do Bem-Estar têm três origens: informação ou vivências durante a infância, (des)informação propagada por media tradicional ou digital, e comparação com outras pessoas (algo que as redes sociais potenciam).
Depois de perceber o seu porquê, é necessário perceber se o que originou o significado negativo ainda está presente. Caso esteja, é preciso procurar uma forma de mitigar essa presença na sua Vida. Só depois pode iniciar o seu caminho e começar a dar um novo significado.
Este é o momento em que é necessário dar passinhos de bebé. Voltando ao exemplo dos vegetais: se não gosta de comer vegetais mas o faz às refeições e em esforço talvez deva começar por comer uma quantidade pequena de um vegetal que lhe agrade mais e só em algumas refeições. Permitir acostumar-se com esse alimento, levar o seu tempo para chegar a um ponto em que comer vegetais tem um significado neutro. Alternativamente, pode “esconder” vegetais na comida e em molhos de modo a que o sabor e textura não estejam presentes de forma tão óbvia. Conforme for ficando confortável, aumente as quantidades e a frequência com que consome vegetais.
Só não tente fazer tudo num dia ou numa semana. Permita-se levar o seu tempo e chegar ao ponto do hábito ter um significado neutro. Quando lá chegar, continue o seu processo para que se aproxime o máximo possível de um significado positivo.
Se não chegar ao ponto de atribuir um significado positivo a um hábito, não se preocupe porque não falhou. Ressignificar um hábito que lhe despertava sentimentos negativos para passar a ter um significado neutro já é uma enorme vitória!
Seja gentil consigo ao longo deste processo, e lembre-se que mais importante do que a meta é a jornada.
COACH DE SAÚDE E NUTRIÇÃO INTEGRATIVA
www.nutretesempre.com
Instagram: @nutretesempre
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)