Por Paulo Marques
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A vida é demasiado acelerada, reformulando, as pessoas são aceleradas. Não param para observar, sentir e escutar. Vivem tão fugazmente que quando algo que perde por algum motivo, nem dão conta do quão mal aproveitado isso foi. Quando falamos em algo material, não é assim tão importante, mas e quando falamos de pessoas?
Somos muitas vezes impacientes, queremos tudo para ontem, esquecendo da importância de viver cada instante e que tudo tem uma velocidade própria, por mais que queiramos ser mais rápidos. Só precisamos agir e estar recetivos à vida, pois tudo flui com naturalidade e sabedoria.
Mesmo quando a vida e o corpo nos dá sinais para abrandar ou até parar, tantas vezes ignoramos e prosseguimos, até ao limite do desastre, da dor, da impotência de continuar. Só aí algo muda em nós e mesmo dessa forma, nem sempre a mudança é duradoura.
Porque não aprender a meditar e quando falo nisso, não me refiro apenas a sentar em posição de lótus e ficar horas a entoar mantras ou focados na respiração, ou seja lá o que for. Falo sim em fazer algo de tão apaixonante que durante aquele período de tempo, tudo ao redor desaparece e estamos somente focados em nós; isso é meditar. Seja escrever, ler, desenhar, praticar um desporto, olhar o mar, caminhar, etc. Tudo o que te faça sentir e estar, é meditar e pode mudar o teu dia a dia.
Então, ser paciente, acima de todas as definições, diria é apenas ser e viver. E apenas ser e viver é ser sapiente. Pois alguém inteligente e consciente, não desperdiça uma vida preciosa com coisas inúteis, não “vive à pressa”, mas saboreia cada segundo, sente cada pessoa que se crua consigo, vive cada circunstancia; ou seja, é feliz!
Será assim tão difícil de entender? Creio que não, então, vamos ser nós, vamos ser felizes, paciente e inteligentes, com sorrisos no rosto e braços abertos para abraçar a vida, tal como ela merece e quando falo em vida, falo no todo que ela envolve, momentos e pessoas.
Sê tu, sê feliz…
Abraço-me em ti*
MILITAR, AUTOR E FACILITADOR
www.facebook.com/DespertarDaAlma
www.healingsoul333.wixsite.com/livros
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)