Por Diana Pinheiro
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Os carateres chineses usados para expressar Paciência são:
耐nài 心 (xīn)
耐 nài “而”são as barbas da face e,“寸 é punição legal, era um castigo na Antiguidade Chinesa que consistia em ter de retirar a barba durante dois anos o que ajudava a treinar a “paciência de chinês”, pois numa terra de sábios, deixar crescer a barba para além de ser mais simples não envolvia tempo nem paciência a ter que fazê-la, para além de simbolizar sabedoria e poder.
心 (xīn) significa “Coração paciente” ou “Mente paciente”, levando-nos à virtude ou atitude mental que dão corpo à Paciência.
Em chinês, paciência pode ainda escrever-se: 忍 rěn耐nài
O primeiro carater simboliza uma faca ou uma espada em cima de um coração significa aguentar, resistir, ser resiliente.
Na época em que as artes marciais existiam para defesa do povo chinês bem como para autodefesa, a espada era uma das armas utilizadas e dizia-se que a sabedoria, nessa altura, consistia em usar a espada com conta peso e medida e quando assim fosse necessário, o que envolvia uma boa dose de paciência, de discernimento, e que isso traria prosperidade.
No oriente falar de finanças é o mesmo que falar de prosperidade pessoal, consiste na capacidade que um indivíduo tem de alavancar e de ampliar o seu bem-estar físico, mental, emocional, familiar, social e espiritual.
É também muitas vezes referida como saúde financeira.
Também nós ocidentais podemos treinar a paciência e ampliar a nossa prosperidade financeira.
Como? Aqui ficam alguns exercícios:
- Tudo tem um timing/momento certo
Muitas são as vezes em que certamente apetece gastar ou investir (depende do contexto) em algo por impulso. Parar para refletir e fazer algumas perguntas tais como: “Preciso mesmo disto?”, “Para quê”, “quando vou utilizar”?
Vai certamente contribuir para uma utilização de recursos financeiros mais racional, dirigida e equilibrada.
Atitude e perceções mentais
Por outro lado há momentos em que seria excelente conseguir-se X mas os pensamentos que surgem boicotam quaisquer possibilidades de o conseguir.
Assim podemos observar os nossos pensamentos e em vez de:
- “Não Posso ter isto”, é possível transformar em, “Como posso comprar, ter ou conseguir isto?”
- “É Impossível ter ou fazer isto” é possível transformar em, “O que preciso fazer, com quem preciso falar, onde preciso ir para ter ou conseguir fazer isto”?
Estas transformações colocam a mente em estado de procura e de foco nas soluções, e não de frente para um muro que constitui um obstáculo incontornável.
Ser próspero financeiramente significa manter a mente aberta para que a energia e a saúde financeira possam emergir.
Uma questão de perspetiva
Perder dinheiro pode significar = fracasso ou derrota.
Mas também pode significar = uma oportunidade/inspiração para encontrar soluções.
Na segunda perspetiva treina-se e ativa-se a paciência, a capacidade de análise e a decisão, que andam de mãos dadas.
Ganhar e investir
Treinar a prosperidade, aptidão ou saúde financeiras consiste não só em como saber ganhar dinheiro (existem formas mais rápidas ou mais lentas, mais a curto, médio ou longo prazo), mas em como gastá-lo ou investi-lo.
A própria palavra “Investimento” transporta consigo a ideia de disponibilizar recursos financeiros para poder beneficiar de algo material ou não, e regra geral o retorno vem a médio ou longo prazo o que envolve também uma atitude paciente.
Assim podemos dizer que paciência é uma virtude do ser humano baseada numa eficaz e harmoniosa gestão emocional aliada a uma boa capacidade de análise e discernimento para tomar decisões no momento certo.
Como se pode saber que é o momento certo?
Com paciência é possível também estimular a atenção e perceber as várias pistas, acontecimentos, notícias, informações que circulam e que com um olhar desperto conduzem para a identificação do timing certo para tomar as melhores decisões.
De resto “Quem espera sempre alcança” e “semear para depois colher” serão sempre provérbios sábios a colocar em prática quando assim fizer sentido.
ESPECIALISTA DE MEDICINA
TRADICIONAL - ACUPUNCTORA
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)