in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O equilíbrio deste sistema e a saúde da mulher na sua íntegra devem contemplar não só a componente física e hormonal em si, mas também os restantes pilares que são igualmente fundamentais: uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada, manter uma rotina com momentos de relaxamento e incluir o exercício físico regular.
Uma boa noite de sono e que o mesmo seja reparador são aspetos completamente fundamentais para que o organismo descanse e possa acordar com energia no dia seguinte. No que diz respeito ao ciclo menstrual, haverá alturas em que os níveis de energia poderão variar e onde terá de ajustar a sua rotina de sono para se sentir melhor. No entanto, se conjugar uma noite reparadora com momentos de relaxamento antes de se deitar estará a contribuir para a diminuição da tão conhecida hormona do stress: o cortisol. Esta pode ter um efeito nefasto no seu ciclo pois poderá contribuir para existirem desequilíbrios no mesmo, chegando mesmo a poder inibir a existência de ovulação.
Os momentos de relaxamento podem consistir em diversas atividades, desde ouvir música para relaxar, utilizar a aromaterapia de uma forma adequada ou mesmo fazer uma pequena prática de meditação ou mindfulness antes de se deitar. Igualmente importantes são a alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.
Manter uma alimentação equilibrada e ajustada a cada fase do seu ciclo menstrual permitirá que nutra o seu corpo e potencialize as suas capacidades. O consumo de alimentos com caráter anti-inflamatório servem como um exemplo de um grupo alimentar que pode ser reforçado por exemplo durante a menstruação, que é um período em que existe inevitavelmente um quadro de inflamação. Igualmente importante, a prática regular de exercício físico é não só essencial para a saúde e para o bem-estar em geral, mas também pode contribuir para a diminuição dos sintomas mais desagradáveis e que provocam desconforto que estão normalmente associados a certas fases do ciclo menstrual tais como a menstruação.
De facto, estudos científicos demonstram e comprovam que a inclusão do exercício físico regular contribui para a diminuição da irritabilidade ou mesmo das cólicas menstruais. Pode e deve incluir o exercício físico na sua rotina, sendo que é sempre importante respeitar as necessidades individuais do seu corpo. Isto significa que haverá alturas em que poderá continuar e aumentar o ritmo dos seus treinos e outras em que terá de ajustar o ritmo e apostar em práticas menos intensas.
O corpo da mulher é algo realmente fascinante. Mais, conhecer o seu ciclo e saber a fase do ciclo em que se encontra são ferramentas extremamente valiosas. Ao conhecer o seu ciclo e as suas características particulares, pode assim ajustar as suas necessidades e permitir a sua renovação de forma equilibrada e funcional. Votos de uns bons ciclos!
CAPACITADORA DE SAÚDE INTEGRAL FEMININA
www.instagram.com/laura.sousa.nutrirparafluir/
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)