in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Um dia em que atingimos grande parte dos objetivos a que nos propomos: uma bela casa, um bom emprego, uma família feliz…podemos começar a questionar porque não nos sentimos felizes.
Podemos assim que descobrir e perceber que a felicidade é uma escolha.
50% do nosso nível de felicidade é genético, 10% depende das circunstâncias da nossa vida, muitas das quais não controlamos e 40% depende dos nossos hábitos, ou seja do que pensamos e do que fazemos.
Percebi que a felicidade deve ser vivida no aqui e agora, sendo felizes com o que fazemos em cada momento e com as pessoas com quem estamos no momento. E se não estamos com pessoas que nos fazem felizes e a fazer coisas que não nos fazem felizes ... então devemos agir, para que isso aconteça.
Outra descoberta importante é perceber que há 3 tipos de felicidade: o prazer, a paixão e o significado. Ser feliz implica identificar cada uma delas e equilibra-las na nossa vida.
O prazer pode ser tão simples como comer um chocolate, receber uma massagem, ver um jogo de futebol. É fantástico enquanto dura, mas uma vez finalizado o efeito acabou.
A paixão tem a ver com as coisas que nos fazem fluir, ou seja, coisas que quando as fazemos o tempo voa, nem sentimos o tempo passar. Para uns é correr, para outros cozinhar, para outros pintar…
O significado tem a ver com o sentido de contribuir para algo superior a nós mesmos. Pode ser trabalhar, criar os filhos, fazer voluntariado, trabalhar numa causa...
Pense um pouco… Faz coisas que lhe dão prazer? Tem hobbies ou atividades que o fazem fluir? Sabe claramente o que dá significado à sua vida?
Está a dedicar o seu tempo a essas atividades e a essas pessoas?
Se a resposta é sim, provavelmente já é uma pessoa feliz e este artigo não é para si. Se a resposta é não, continue a ler…
Faça uma lista de medidas que você pode tomar hoje para ser feliz. Não tem que fazer tudo de uma vez, mas escolha uma ou duas e comece já. Deixamos algumas para o inspirar.
1. esteja presente. Não viva a pensar quão grandioso pode ser o futuro, nem a ruminar no que poderia ter corrido melhor no passado. Aprenda a estar no aqui e agora, e a viver o que está acontecendo na sua vida, no momento presente.
2 Conecte-se com outros. Cultive relações.
3 Passe algum tempo com as pessoas que ama. Passar tempo com as pessoas que amamos é extremamente importante para a felicidade ... e é incrível como muitas vezes fazemos exactamente o oposto. Faça disso uma prioridade marque na sua agenda tempo de qualidade com as pessoas que você ama.
4 Faça as coisas que você ama. Descubra 4-5 coisas que você adora fazer, coisas que o fazem mais feliz, e faça-as regularmente, por exemplo, passar tempo com a família, caminhar ao ar livre, ler, escrever…
5. Concentre-se nas coisas boas. A vida de todas as pessoas tem aspetos positivos e negativos, a felicidade depende de em quais nos focamos.
6. Ajude os outros. Existe algum sentimento melhor do que ajudar um ser humano?
7. Observe as pequenas coisas. Em vez de esperar que grandes coisas aconteçam - casamento, filhos, casa, carro, promoção, ganhar a loteria – encontre a felicidade nas pequenas coisas que acontecem todos os dias. Pequenas coisas, como beber um café tranquilo de manhã, ou o prazer de ler um livro com o seu filho, ou fazer uma caminhada à beira rio. Perceber esses pequenos prazeres, durante todo o dia, faz uma diferença enorme.
18.Seja grato. Aprenda a ser grato pelas coisas que tem, pelas pessoas que enriquecem a sua vida.
9. Torne-se um eterno aprendiz. Leia livros, inscreva-se em cursos, encontre novos interesses. Tente fazer um pouco de todos os dias, e veja como se sente feliz.
10. Simplifique sua vida. Identifique as coisas que você ama e, em seguida, vá eliminando o resto, tanto quanto possível. Ao simplificar a sua vida, você cria tempo para a sua felicidade, e reduz o seu stress.
11. Faça Exercício. Pode ser difícil começar um programa de exercícios mas uma vez que comece, vai sentir-se muito bem.
12. Medite. A forma mais simples de meditação pode realmente ajudá-lo a estar presente em cada momento.
A felicidade aprende-se, é como jogar golf ou tocar violino, tem que se aprender a técnica e depois treinar, treinar, treinar. Se fizer isso encontrará muitos milagres na sua vida.
"Se você quer ser feliz, seja." - Leo Tolstoy
Cristina Teixeira www.spotdafelicidade.com [email protected] 966049605 in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2014 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |