Por Clara Fernandes
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A forma como vivemos a nossa vida é o reflexo de quem somos. A maneira como estamos, como nos comportamos, o que comemos, as revistas que compramos, os programas de televisão que vemos, as músicas que ouvimos, os livros que lemos, até os filmes que escolhemos ver quando vamos ao cinema.
Como caracteriza o estilo de vida que tem? Qual é o seu comportamento diário quando acorda pela manhã? Qual é o seu pensamento imediato quando toca o despertador? Como sente aquele primeiro raio de sol que lhe ilumina o rosto logo pela manhã? Quais são as suas primeiras palavras quando toma o seu café no sítio do costume? E, será que toma o seu café sempre no mesmo sítio?
E durante a viagem até ao trabalho, com são as suas atitudes? Quais são os seus pensamentos? Ao volante enquanto conduz? Ou então nos transportes públicos, ou até na paragem ou na estação enquanto espera pelo autocarro ou comboio?
Sabe o que é que têm em comum todas estas questões? Ser e estar. Nada mais do que isso. A forma como sentimos e estamos na vida caracteriza o nosso estilo de vida. Ou lifestyle, como quiser designar.
Estilo de vida é a forma como nós escolhemos viver. É o espelho de quem somos, como somos, na mais pura essência da palavra e do SER. É o reflexo dos nossos valores, da nossa forma de agir, de nos comportarmos, de nos relacionarmos, de gerirmos a nossa vida, seja pessoal ou profissional. É forma como estamos nos Mundo e como usufruímos desta viagem que é uma Dádiva de nome Vida.
Ter estilo de vida é saber a arte de tornar um momento “No momento”. Saber a arte de tornar a coisa mais simples, mais básica em algo único, especial. É levantar-se mais cedo e ir observar o nascer do sol, usufruir desse momento como se fosse a primeira e última vez que vê o nascer do sol. E na realidade é mesmo, Porque aquele dia, aquela hora e a forma como o próprio sol se mostra e nasce, é único. É ter a capacidade de se emocionar a observar, vivenciar, permitir-se sentir e registar essa memória para sempre. Para todo o sempre.
Estilo de vida é optar por ir, seja sozinho ou acompanhado por um amigo, família, companheiro ou companheira, até ao jardim mais próximo, dar um passeio, jogar à bola, ler um livro, tirar partido do que ali houver permitindo-se estar no aqui e agora. Sem pensar no que fez ontem, no que ainda tem para fazer hoje, ou amanhã. Olhar para uma árvore e observar a constituição do seu tronco, da força das suas raízes, a beleza do verde das suas folhas e ter a consciência de quanto é bela e maravilhosa a sua produtividade de oxigénio que lhe permite ter ar puro para respirar e alimentar o seu corpo e a sua alma.
Estilo de vida é ter a consciência e gratidão que pode sentir por aquilo que é, por aquilo que tem, por aquilo que pensa e como no agora projecta a sua vida no futuro. É nada mais do que permitir-se Ser genuinamente. A vida só se limita a retribuir-lhe aquilo que se permite dar a si próprio, da forma, do estilo como que se dá a si próprio.
Sabe qual é o seu estilo de vida? Como caracteriza o seu estilo de vida? Alguma vez pensou nisso? Tem o mesmo estilo de vida que tinha há 10 ou 5 anos atrás? Sente-se confortável com o seu estilo de vida? O que mudava no seu estilo de vida que agora tem? Qual é o lifestyle que admira? Qual a viabilidade de o ter? Pode ter o que deseja, só depende de si.
Todos temos o nosso estilo de vida, mas caso não esteja satisfeito com o seu, nunca é tarde, o momento de mudar é Agora. Para saber afinal qual é o seu estilo de vida recorde-se da forma como se relaciona, como se comporta, a que é que dá realmente valor, o que é mais importante para si, como age perante determinadas situações incomodativas, quais são as suas prioridades, quais são os seus valores pelos quais se rege, quais são os seus princípios de vida? Como preenche o seu tempo livre, como tira partido dos seus fins-de-semana, como passa os seus serões em casa depois de um dia de trabalho.
As respostas as estas questões são os seus mais fiéis indicadores do seu real estilo de vida. Tenha sempre presente: o seu Estilo de Vida é o seu próprio espelho, é o reflexo de si próprio.
Se por outro lado acha que só pode ter ou mudar de lifestyle quando tiver um maior ordenado, ou até sair-lhe um prémio num jogo de sorte ou azar, engana-se. Ter estilo de vida nada tem a ver com bens materiais mais sim como vive a sua vida, não com o que tem na sua vida.
Invista um pouco de tempo em si e analise como é o seu estilo de vida. Se houver algo que lhe desagrade, mude e ele mudará com certeza. Ele é o seu próprio espelho. É o seu melhor indicador. Faça-o e Agora. Só essa atitude já demonstra como é o seu real estilo de vida.
Beijo na Alma