Por Joana Moreno
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Quanto ao seu conteúdo, pode ser bem organizado e lógico ou profundamente invulgar! É esta componente de sonho que desde a antiguidade cria fascínio e aumenta a curiosidade dos sonhadores e investigadores. Embora muitas questões permaneçam sem resposta, vários estudos científicos e filosóficos têm conduzido a progressos consideráveis na compreensão das causas e mecanismos dos sonhos. Saiba como os sonhos podem ajudar a equilibrar a sua saúde mental e emocional.
Mas quando sonhamos?
Em geral, o ciclo padrão do sono é dividido em duas fases alternadas N-REM (Sem ovement Rapid Eye M) e REM (Rapid Eye Movement). Este ciclo começa quando adormecemos e as fases progridem cada vez mais , até que o corpo e a mente entrem no sono REM, que é quando sonhamos. Esta fase do sono é a mais difícil de alcançar, no entanto, é quando o corpo e a mente podem realmente relaxar. É composto por quatro a cinco períodos, totalizando 90 a 120 minutos por noite de sono e é caracterizado por movimentos rápidos dos olhos, movimentos musculares involuntária respiração intensa, batimentos cardíacos rápidos e é quando ocorre "paralisia do sono” em que o cérebro bloqueia os neurónios motores para que o corpo não reproduza os movimentos associados para o sonho.
A importância dos sonhos na sua saúde mental e emocional
Sonhar traz inúmeros benefícios diretos para a saúde, tanto a nível metabólico, hormonal, emocional e psíquico. Como vimos anteriormente, os sonhos ocorrem num período de intensa atividade cerebral, a fase REM, e é nesta fase do sono que é a integração de memórias emocionais, quando o conhecimento adquirido está consolidado e as memórias associadas a milhares de estímulos externos são organizadas, promovendo o equilíbrio mental e emocional. Há também uma grande libertação de hormonas que aumentam a resistência ao stress, regulam o apetite, atuam na renovação celular, aumentam significativamente o relaxamento muscular e melhorar o humor. Esta recuperação de energia integrada que ocorre durante o sono REM torna-se a condição necessária para homeostase, isto é, para o corpo manter o equilíbrio de funções aumento da qualidade de vida, desempenho e bem-estar.
Descubra quais as consequências de dormir pouco
Se hoje acordou refrescado, com clareza mental, um bom percee com a sensação de bem-estar é porque completou o ciclo do sono, ou seja, entrou na fase do ciclo profundo a fase dos sonhos e por esta razão sente que o seu sono está a tempo! No entanto , nem sempre é assim, dormir pouco pode ter consequências para a sua saúde , como a obesidade, diabetes e doenças cardíacas, porque as perturbações do ritmo circadiano podem alterar expressão de genes que regulam as vias metabólicas e a produção hormonal.
Melhore a qualidade do seu sono e sonhe mais
Se tiver insónias, pode sempre fazer uma terapia com florais de Bach e tentar inserir na sua rotina diária, técnicas de respiração. Em caso de sentir um excesso de cansaço principalmente no inverno, com a diminuição da luz solar, você deve comer alimentos ricos em vitamina D, tais como: salmão, sardinha, cavala, ovos, carne, produtos à base de soja ou fazer um suplemento alimentar vitamina D.
As rotinas diárias influenciam muito a qualidade do sono, neste sentido criam uma lista de bons hábitos antes de dormir.
· Evite medicamentos para dormir por sua própria iniciativa
· Permita-se ter o tempo que precisa para ter um sono repousante
·Tenha um horário regular de sono, mesmo no fim de semana
·30 minutos antes de ir para a cama evite ver televisão, jogar computador ou mexer com o telemóvel porque ativam o sistema simpático do seu cérebro
· Coloque um difusor com óleos essenciais de lavanda ou laranja doce
· Antes de dormir faça uma meditação de pelo menos 20 minutos ou leia um livro
· À noite substitua o café por um chá de omilacam ou valeriana
· Exercício físico regularmente
· Opte por refeições ligeiras à noite e evite doces e alimentos com muita gordura
· Se não consegue dormir, tente fazer um simples alongamento muscular, beber uma bebida quente ou comer um banana, que é rico em triptofano.
Os sonhos refletem o estado atual de memórias e memórias reprimidas e traumáticas vividas com grande carga emocional.
Sonhar traz inúmeros benefícios diretos para a saúde, tanto a nível metabólico, hormonal, emocional e físico.
Os sonhos ocorrem num período de intensa atividade cerebral, a fase REM, e é nesta fase do sono que as memórias emocionais são integradas, quando o conhecimento adquirido é consolidado e as memórias associadas a milhares de estímulos externos são organizadas, promovendo o equilíbrio mental e emocional.
TERAPEUTA EM MEDICINA ENERGÉTICA MENTORA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ESPIRITUAL
www.5dconcept.com
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)