in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Ao longo do nosso percurso de vida, é normal que nos deparemos com situações de perda na esfera profissional. O seu estado de alma atual provavelmente não será o mesmo de há tempos atrás, quando iniciou o seu percurso profissional numa determinada área. As mudanças interiores que cada um de nós vive, influencia aqueles que nos rodeiam e tudo o que atraímos para nós. Se a causa do luto se deve ao despedimento do seu atual emprego, não desanime e veja, que “quando se fecha uma porta, abre-se uma janela”.
Já pensou se, inconscientemente, atraiu essa mudança para si?
Seja ela porque o Universo quis trazer-lhe uma nova perspetiva ou experiência profissional, mais adequada a si e às suas aspirações, ou será que aconteceu devido a demasiadas queixas que fez sobre a sua condição profissional e, com essa atitude, atraiu para a sua vida a mudança que está a viver. Se o motivo se prende com a última opção e lamenta muito a perda que teve, atendendo ao amor que tinha pelo seu trabalho, então deve cultivar bons pensamentos, em relação ao que já possui e ao que virá a conquistar. Pratique e viva em gratidão todos os dias. Sinta-se bem pelo que tem e pelo que conquista.
O mundo rege-se por uma energia cíclica, que muda as situações da nossa vida à medida que o tempo passa. Aceite a mudança para que possam ser despertas novas realidades ao seu redor.
Seja qual for a razão da perda, o luto é o processo que o vai permitir ultrapassar a situação que já não lhe serve. O sentimento de tristeza e de impotência profissional, também faz parte deste processo evolutivo. Nesta fase, desencadeia-se uma maturação emocional, que, consequentemente, torná-lo-á mais capaz para enfrentar desafios, conseguindo assim superar a situação que está a viver, desenvolvendo a motivação para fazer algo novo. O seu novo emprego, pode estar na realização de algum sonho que não concretizou, ou na aprendizagem de um novo ofício, algo diferente e motivador. Por isso, este pode ser o momento certo na sua vida para dar o passo em direção a uma nova etapa.
Faça uma reflexão sobre a razão de ter terminado o cargo profissional que desempenhava, mas também do que aprendeu com este e da experiência profissional que adquiriu. Esta reflexão pode ser-lhe útil, para ver os pontos fortes do seu percurso e os aspetos menos positivos, que pode melhorar. Use a experiência que possui, para criar o seu próprio negócio ou, simplesmente, para permitir-lhe ver novos horizontes e saber encontrar o caminho certo para si. A nossa aprendizagem é mais rica quando possuímos um conhecimento generalizado em determinada área, valorizando os vários saberes: o saber conhecer, o saber fazer, o saber ser e o saber viver com os outros. Valorize e utilize o conhecimento, as capacidades e as habilidades que conquistou ao longo do seu percurso profissional e pessoal, para criar um novo emprego, ou para trilhar novos caminhos profissionais.
O estado emocional deprimido, característico do luto, é um catalisador para o nosso crescimento e evolução.
A duração deste estágio, depende de pessoa para pessoa, devido à capacidade que cada um possui de gestão emocional. Podemos possuir um maior ou menor grau de inteligência emocional, variando assim o período de tempo do luto. Um maior quociente de inteligência, depende de um maior trabalho interior, feito ao longo da nossa vida, através de aprendizagens adquiridas e de dificuldades ultrapassadas, que nos capacitam a saber gerir melhor as nossas emoções.
Para que o luto não se torne prejudicial à saúde, causando um desequilíbrio emocional a longo prazo, é importante que viva a situação de perda. Chore se necessário e desabafe com amigos ou familiares, para que possa superar a situação em que se encontra rapidamente e olhar para um futuro mais gratificante e prazeroso.
A sua energia de positivismo é importante para que surjam novas ideias e para que o Universo lhe proporcione uma nova experiência, mais adequada à vibração mental que está a viver no momento.
ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, COACH, PROFESSORA DE HATHA YOGA
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)