Por Sara Ramos
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
À luz do Eneagrama uma ferramenta interessante que revela de uma forma simples e ao mesmo tempo profunda, como cada um nós poderá estar a ver o mundo, iremos apresentar as 9 visões distintas de experienciar a vida.
Conhecer o nosso perfil e a nossa filosofia de vida, no fundo as nossas motivações primárias, poderá tornar mães mais conscientes e mais próximas de uma vivência tranquila em relação à educação dos seus filhos.
A MÃE ENEATIPO 1: A PERFECCIONISTA
Para a mãe perfeccionista o mais importante na vida é certificarmo-nos que em qualquer situação tivemos a conduta certa. O bom comportamento e seguir as regras é o que vai aumentar a probabilidade de sermos felizes e sermos amados. São mães rigorosas e muito exigentes em relação ao cumprimento das tais normas e regras. Elas são carinhosas e capazes de ser muito brincalhonas mas ao mesmo tempo pode ser o fim do mundo chegar cinco minutos atrasado à mesa de jantar. Esta mãe leva o seu papel de mãe muito à séria. É uma mãe “polícia” no sentido que para garantir que está tudo conforme, estará constantemente à procura daquilo que pode não estar conforme. Há uma busca compulsiva pelo erro. E quem procura, encontra…
Esta mãe irá beneficiar muito se aprender a cultivar a serenidade e se conseguir introduzir uma crença nova na sua filosofia de vida de que está tudo certo no sítio certo. Tudo é per feito tal e qual como é.
A MÃE ENEATIPO 2: A PRESTATIVA
A mãe prestativa acredita que ela pode ajudar todos e que nesta vida para sermos amados e felizes é necessário estarmos disponíveis para satisfazer as necessidades dos outros. Colocará com facilidade as suas necessidades em segundo plano. Aliás pode até nem saber bem o que ela gosta, pois não há tempo para isso já que tem que ajudar e ser prestável. Assim cria uma rede de amigos e de familiares que dependem dela e pode sobrar menos paciência ou tempo para os filhos. Pode acontecer fazer um filho esperar “eternamente” pela sua atenção para dar assistência a uma amiga que precisa de desabafar.
Com o grande coração que tem, irá sofrer com esta falta de paciência e poderá beneficiar se questionar por vezes, se é mesmo verdade que todos lhe pedem ajuda. Concretamente introduzir a crença na sua filosofia de vida de que há mais pessoas que podem ajudar e que também ela pode necessitar ajuda, por outras palavras, cultivar a humildade.
A MÃE ENEATIPO 3: A VENCEDORA
Uma mãe vencedora acredita que nesta vida para sermos felizes e amados temos que melhorar o nosso desempenho em tudo o que fazemos e isto de forma constante. Ela é uma verdadeira “work a holic”. Normalmente tem uma carreira exigente e no caso de não ter, ela dedicará toda a sua capacidade de trabalho e inovação à sua família, considerando os seus filhos produtos da sua obra. No caso da carreira pode ter muita dificuldade de “desligar o botão” quando está ao pé dos filhos e ser normal os filhos terem que esperar para brincar porque falta este ou aquele email. No caso de “super ” dona de casa, irá por exemplo dedicar dias à preparação de uma festa de aniversário pois só será per feita se toda a decoração e bolos foram feitos por ela. Nada de “pré-feito”.
Esta mãe é capaz de esgotar-se facilmente pois pode não aceitar ajuda de terceiros e querer fazer tudo de raiz. Beneficiará imenso integrando uma nova crença no seu sistema de valores: “o ótimo por vezes é o inimigo do bom”. Ela será uma mãe mais tranquila se entender a verdade de que o único reconhecimento válido é nós reconhecermo-nos a nós próprios.
A MÃE ENEATIPO 4: A ROMÂNTICA
A mãe romântica tem uma abordagem intensa à vida, encarando-a como uma sequência de momentos altos e baixos, ligados aos seus sentimentos profundos. Aprecia o lado artístico e belo em tudo e é muito sensível quanto ao sofrimento humano. Seremos felizes e amados se conseguirmos viver a nossa vida de forma mais elevada, única e especial. Pode assim dar mais valor às apreciações filosóficas de certas questões do que partir para uma ação concreta. Por mais amor que sinta pelos seus filhos terá muita dificuldade em não considerar as tarefas mundanas como preparar as refeições, tratar das roupas, arrumar os quartos, fazer trabalhos de casa etc., como um fardo, e não como par te importante no acompanhamento dos filhos. Irá considerar mais válido, conversas profundas sobre como se é suposto viver….
Ela beneficiará muito em abordar a vida de uma forma mais prática e questionar-se se na análise que faz de uma situação, está a ser séria e a considerar todos os factos e sentimentos das pessoas envolvidos e não apenas os seus sentimentos. Irá mudar a sua vida se cultivar a sua capacidade de viver na equanimidade.
A MÃE ENEATIPO 5: A SÁBIA
Esta mãe acredita que o conhecimento é sagrado para sermos pessoas felizes e realizadas. O mais importante e por onde mais garantimos a felicidade é tendo o conhecimento sobre todos os assuntos ou momentos a viver. Assim nunca se sabe o suficiente e é uma preocupação constante “munir-se” de conhecimento sobre um determinado assunto ou momento a viver. Poderá ser mais importante quase do que viver esse momento. Terá longas conversas com os seus filhos e os estimulara muito intelectualmente.
Não é muito apreciadora do contacto pessoal próximo e evitará situações para qual não se consegui preparar. Beneficiara muito se integrar a verdade na sua filosofia de vida de que conhecimento só se torna sabedoria quando associado à experiência. Cultivando a sua capacidade de comunicar irá mudar muito a sua vida.
A MÃE ENEATIPO 6: A PROTETORA
Esta mãe tem como filosofia de vida que mais vale prevenir do que remediar. Acredita que temos que nos salvaguardar de tudo que pode vir a correr mal. Ela tem uma mente bastante ativa à procura de todo o tipo de cenários mais complicados. Sempre com intenção de estar preparada para o pior. É uma mãe dinâmica e flexível mas pode parecer ao mesmo tempo rigorosa e limitadora. A sua primeira reação a um pedido de um filho pode ser “por norma”: não, para depois relaxar e mudar de ideias. Pode levantar objeções para situações bastante normais como ir dormir a casa de amigos mas ao mesmo tempo poderá levar os filhos com ela para uma viagem desafiante. Pois o critério não é o real perigo mas sim a projeção que ela faz daquilo que pode ser perigoso.
Ela beneficiara muito se introduzir na sua vida a crença que ela estará à altura dos acontecimentos e de que também coisas boas podem acontecer. Cultivar a sua coragem e partir para a ação confiando que também ela é merecedora do bom, mudará muito a sua vida.
A MÃE ENEATIPO 7: A AVENTUREIRA
Para esta mãe a vida é uma aventura. Fará planos a seguir de mais planos para garantir o divertimento. Pois para além de ser uma aventureira ela gosta de festa e tem uma curiosidade quase insaciável para todo o novo. É muito brincalhona e depois de repente extremamente séria e poderá querer brincar em momentos sérios e em momentos de brincadeira, levar as regras do jogo muito à séria… Pode sem querer evitar tocar em assuntos dolorosos e preferir arrumar o assunto ignorando ou desvalorizando ou até brincando com ele. É muito exigente com os seus filhos pois precisa que estejam bem preparados pois ela quer a todo o custo evitar que tenham uma vida “dolorosa” ou “difícil”.
Ela irá beneficiar muito se introduzir na sua vida a crença de que menos por vezes é mais. Cultivar o aprofundar certas experiências e ter a coragem de lidar com o que a mágoa irá mudar profundamente a sua vida.
A MÃE ENEATIPO 8: A LUTADORA
A mãe lutadora encara a vida como sendo uma tarefa árdua para qual temos que estar preparados e principalmente sermos fortes. Só podemos contar connosco e confiar nos outros poderá se virar contra nós. Aprecia muito a força e assim também quererá que os seus filhos sejam fortes. Para isso por vezes é preciso abana-los e também é preciso ser muito claro quem manda. Pode ser dura e aparentemente fria com os seus filhos. No entanto, tanto impõe regras como depois não controla se realmente estão a ser seguidas. Quando não estão, está novamente na altura de mostrar que manda… Terá muita paciência para boas conversas e grandes discussões mas mais dificuldade em brincar com as bonecas ou carrinhos dos filhos.
Esta mãe anseia mostrar os seu amor aos seus filhos e beneficiará muito em introduzir na sua filosofia de vida a verdade de que a vulnerabilidade é o que mais aproxima os que amamos. Cultivar a sua inocência e capacidade de sentir os outros irá mudar muito a sua vida.
A MÃE ENEATIPO 9: A MEDIADORA
A mãe mediadora é aparentemente calma, tranquila e apaziguadora. Ela acredita que para sermos felizes podemos que ter que abdicar da nossa vontade para o bem de todos. O mais importante é haver paz no seio da família. Para garantir esta paz quer que todos tenham aquilo que querem. Menos ela, pois nem perdeu tempo a analisar qual é a sua vontade pois não a irá expressar, e complicar mais ainda a resolução de um potencial conflito. Fará tudo por tudo para evitar o conflito. Assim no caso de dois filhos brigarem ela irá apoiar ambos. Encontrará uma forma de mostrar a ambos que tiveram razão e ao mesmo tempo pedirá para entenderem as limitações do outro. Evitará o confronto de dizer ao filho onde ele esteve mal. Assim ficam ambos convencidos da sua razão e acreditam estarem apoiados pela mãe… até se confrontarem entre eles novamente…
Esta mãe beneficiará muito se introduzir na sua filosofia de vida a crença de que para haver paz é sempre necessário uma ação. A não-ação afasta a resolução e assim afasta a paz, antes pelo contrário, pode conduzir a um maior desentendimento. Cultivar a ação certa e a comunicação atempada mudará muito a sua vida.
EXECUTIVE COACH & ENEAGRAM COACH
www.sabersercoaching.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)