in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Um breve desejo torna-se uma certeza, que envolve toda uma magia e que se inicia no pensamento. O pensamento de poder mover uma energia que abrace um todo, de modo a que alivie qualquer dor, ou desconforto, seja ele físico, mental ou psicológico. Através de um pensamento positivo, alicerçado num desejo firme, inicia-se o processo de cura. Toda a nossa vibração mental acompanha o desenvolvimento do nosso processo vital, seja ele de enfermidade, ou de cura. Toda a biologia humana, acompanhada de uma mecânica fisiológica, tem a sua frequência. Esta frequência, só por si, já demonstra uma magia infindável, ao possibilitar que o nosso corpo se mantenha, ao longo do dia, em alerta e em permanente funcionamento, permitindo, assim, que todas as nossas faculdades sejam alimentadas e que nos mantenhamos sãos. É incrível termos a possibilidade e a capacidade para fazer qualquer coisa, desde a contemplação de um simples sonho, até à sua realização.
A capacidade humana de realização é infinita. Iniciamos o processo de transformação de energia através do pensamento que, posteriormente, nos conduz à ação. Desta forma, o caminho está aberto para a mudança, que em muitos casos se traduz numa mágica realização. Falar da força do pensamento para a realização de um objetivo, por vezes, pode parecer uma utopia, ou mesmo algo impossível de acontecer. Mas, efetivamente, um pensamento “negativo”, desprovido de crença para a mudança e realização, que não se traduza em ações, não nos pode conduzir a realizações satisfatórias.
Toda a magia da cura inicia-se com o pensamento, envolvendo, posteriormente, a procura por um tratamento adequado.
O tratamento adequado pode ser variado, desde a medicina convencional (assente principalmente na utilização de fármacos), até à medicina não convencional, ou alternativa (acupuntura, osteopatia, naturopatia, hipnose, yoga, entre outros). A escolha por um determinado tratamento, ou por ambos, vai depender da tipologia da doença a tratar e da escolha que for feita. Existem terapias muito eficazes, que parecem envolver magia, uma vez que, os seus tratamentos não integram qualquer medicação. Simplesmente, utilizam métodos de manipulação da energia vital. A acupuntura, o reiki, a cura prânica ou o qigong, são alguns exemplos. Sejam doenças do foro mental ou físico, estas terapias holísticas dão a resposta e não utilizam qualquer químico, sendo sempre uma solução mais sustentável para o nosso organismo.
Acredito que a magia da cura passa por três processos. Inicia-se no pensamento, traduz-se na aplicação de um tratamento e revela-se através de um estado de saúde plena.
Terá também a fé um papel importante no processo de cura?
Eu diria que sim. A fé move os nossos pensamentos na direção de determinado fim, seja ele a cura de uma doença, ou a concretização de um outro objetivo. Como sabemos a fé leva-nos a acreditar em algo que não é visível, mas que mantém a esperança acesa, mexendo assim com as nossas emoções e reproduzindo consequentes ações. Esta componente espiritual pode ajudar a alterar o nosso estado de saúde, contribuindo para que a magia aconteça.
A magia acontece quando acreditamos, quando lutamos e quando a aceitamos.
A magia da cura é fenomenal, mas a magia da vida, no seu esplendor, já é um milagre.
ESPECIALISTA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, , ESCRITORA, PROFESSORA DE HATHA YOGA
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)