
Por Júlio Barroco
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Crie a sua experiência à medida que for lendo este artigo. Vamos dirigir-lhe algumas perguntas para que obtenha respostas – e a melhor forma de o conseguir é fazê-lo neste momento (ou reservar uma altura tranquila mais tarde, se não for o caso agora).
Responda da forma mais simples e rápida que lhe for possível – use 30 segundos por questão.
Vamos então começar pela primeira.
- O que lhe diz a sua situação financeira neste preciso momento?
Não vamos negar a realidade – a melhor forma é encará-la diretamente e fazer tudo o que for possível para a modificar.
Quando as coisas não funcionam, não é difícil sabermos que é necessário outro caminho. O verdadeiro desafio está em ter coragem para o iniciar e alimentar de forma consistente, dia após dia. Para isso, é muito importante que sinta este novo caminho como seu, que lhe dê prazer e lhe traga força só de o imaginar – ele tem de partir de si. A própria questão serve para o clarificar (ou confirmar).
- O que faria se tivesse todo o dinheiro que precisa?
Pegue numa caneta e papel e escreva uma resposta à pergunta: pode ser em texto ou desenho, escolha o formato que quiser. Se preferir falar, grave a sua voz – e depois oiça.
Já está? Ótimo. Acabou de desenhar ou expressar o seu futuro potencial.
Reforçou ou fez nascer uma nova realidade, neste momento invisível (ainda) – é este o ponto de partida.
É uma boa altura para passarmos ao próximo desafio: sermos capazes de agir com base nessa meta. Vamos usar um bloco de questões. Não desista agora – está quase!
- Qual a coisa mais importante que teria de acontecer para que essa meta se tornasse realidade?
- Quais os 7 passos mais pequenos para que essa coisa mais importante possa acontecer?
- Desses 7 passos, qual é aquele que já pode começar a dar?
- Qual o dia e hora em vai dar esse pequeno passo?
Respondeu às questões anteriores? Já pertence a uma elite – à elite das pessoas que assumem para si mesmas os seus sonhos – e que têm coragem de os alimentar. O próximo passo é entrar num grupo ainda mais restrito: o grupo dos concretizadores. Este grupo não se deixa vencer pelas contrariedades do exigente processo de conseguir o melhor da vida.
É importante agora que crie e mantenha estratégias para manter o novo caminho sempre presente. Pode guardar um papel com a grande meta e as respostas às últimas questões na carteira, ou noutros sítios com que se cruza constantemente; pode fotografar e colocar em pontos estratégicos; criar um diário de realização; construir uma apresentação em formato eletrónico; inserir um álbum de fotos nas redes sociais, com visualização reservada apenas acessível a si ou às pessoas envolvidas, ou criar um grupo onde posta tudo o que estiver relacionado com esse objetivo; usar outras ferramentas online de marcação de notícias, blogs e conteúdos relacionados, etc. Pode sistematizar cada um destes pontos em ficheiro eletrónico ou em papel e definir como os vai usar em relação com o seu propósito.
Os desenvolvimentos e alterações, tanto das metas como dos planos, vão surgindo à medida que os for colocando em prática – todos os planos são aperfeiçoados, alterados, e novamente melhorados – o ciclo não pára. Mais uma boa notícia: se é importante para si, vai valer a pena!
Se percorreu e cumpriu os passos anteriores até aqui, parabéns. Está em condições de dar um novo impulso à sua vida – e de poder vir a colher os frutos adiante. Mantenha o seu compromisso firme - coloque um fluxo focado e persistente de atitudes, pensamentos, emoções e ações para que se torne realidade.
Uma das mais poderosas expressões da energia masculina acontece quando os sonhos, o discernimento e a ação se unem às suas contrapartes femininas de intuição, sensibilidade e flexibilidade. Use estas qualidades universais – e arrisque. Vá até onde nunca foi para ter o que nunca teve. Abra novos caminhos na sua vida, avance e persista – a fonte vai aparecer!

COACH, CONSULTOR, FORMADOR, AUTOR
“Sonhar sem Agir é como Amar sem Cuidar“
www.juliobarroco.com
[email protected]
www.linkedin.com/in/juliobarroco
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)