Por Yolanda Castillo
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Quem és tu?
O que é que estás a fazer com a tua vida?
Onde é que tu focas a tua energia e atenção?
Quase nunca paramos para pensar relativamente a estas questões, passam por alto sem ter um papel principal em nossa vida. Existem poucas pessoas conscientes da sua vida até ao ponto de se questionarem a eles próprias.
De uma forma simples foque a sua atenção num ponto diferente: o exterior.
Ensinam-nos a criar dinâmicas de atuação físicas segundo as nossas idades, estudos, empregos ou vivências. Eles ganham um papel indispensável para o nosso bem-estar.
Tentamos construir pilares externos para sentir segurança em nós e nas decisões que estamos a tomar. Outros suportes com os que caminhamos em sintonia com a sociedade, que construímos um caminho de vida. Então estamos a focar a nossa energia, pensamentos, atenções e ações no mundo social, no quotidiano e nos hábitos que nos auto impomos.
Porque na realidade, quem é que nos obriga a construir esta fortaleça?
Quem é que te questiona por isto senão tu próprio?
Que satisfações te traz para tua vida?
Mas desta forma atingimos a felicidade?
A verdade é que tudo isto, faz-te sentir que estás a fazer parte de alguma coisa, que existe um lugar onde tu, no meio de tanta superficialidade encaixas, e no que achas que te sentes bem, confortável e seguro.
Estas questões e toda a nossa vivência no mundo exterior, leva-nos novamente à questão inicial…quem és tu? O que procuras? E onde focas a tua atenção plena?
Somos educados num berço de preparação para viver no mundo, mas esquecem-se de nos mostrar o nosso universo interior: a nossa espiritualidade.
Esse caminho interior que descuidamos e ignoramos anos de nossa vida até que compreendemos o importante que é a espiritualidade para a vida terrena. É a espiritualidade que nos convida e ensina mais sobre nos próprios, respondendo ás perguntas anteriores.
Quando estamos atentos e decidimos viajar ao plano espiritual e no nosso interior descobrimos que somos luz e amor, mas para além disso percebemos que nós somos a chave principal de nossa vida, de nós e de todo o que nós queremos construir.
O mundo que tentamos construir e destacar no exterior, esse que depende de nós, acabamos por o fazer de forma inconsciente, como se fosse um espelho, que reflete o interior.
Mas como até agora passamos metade da nossa vida a ignorar quem somos, os desejos de coração e desligamo-nos de nós mesmos, como podemos saber o que queremos na vida?
Atento! Escuta! Ainda estás aí dentro! Ainda está aberta essa porta, no teu chacra cardíaco que te convida a entrar no universo de luz e sombra que há no teu interior. Na tua origem e no que tu és verdadeiramente.
Tu és um ser espiritual, com sombras que precisam ser curadas, para que a tua luz possa brilhar, para que possas despertar a luz nos outros. És esse ser que tem um universo de verdades no seu interior, que formam uma personalidade que envolve a divindade que há em ti.
Na verdade, nestes momentos precisamos de voltar a aprender sobre nós mesmos, mas neste momento com plena atenção no mais importante: nós próprios; Olhar sem medo, sem crítica, sem julgamento. Só com aceitação, humildade, compaixão e bondade com nós próprios, porque nós somos o nosso melhor aliado. Somos esse amigo fiel e sincero que procuramos no outro, porque no final de contas, quem te pode compreender, sentir e amar sem julgamentos, és tu.
Se focamos plenamente a nossa atenção em olhar-nos no espelho e sentir que somos maravilhosos, vai ser muito mais fácil aceitar a tua perfeição e iniciares um processo de reconexão e mudança.
O mais importante ena tua vida és tu, que vais conviver contigo próprio cada segundo de tua vida. Foca a tua atenção em ti, em curar as manchas de escuridão que há no teu corpo, na tua mente e na desconexão com a tua espiritualidade, que não são mais do que padrões de pensamento e emoções negativas que até agora fizeram com que tu te esqueças de quem tu és, do valioso que és. Mas também fez com que não te recordes do quanto importante tu és e da grande necessidade de conhecer esse universo interior que guardas em ti, para formar os pilares da tua vida.
Porque o que te faz sentir seguro, os pilares que procuras para ter a vida que desejas, não existem no caminho exterior. Essa confiança, esse caminho és tu, e está no teu interior.
Olha para ti com atenção e não te assustes, porque as tuas histórias, os medos passados, as inseguranças, tem a capacidade de te guiar na procura interior. Ao te encontrares contigo próprio e a te valorizares pelo que tu és.
Se olhares o teu universo interior, vais ter a oportunidade de traçar esse caminho interior que se une com um fio de luz muito subtil ao que tu queres atingir no caminho de vida.
Atreve-te e permite-te com atenção plena olhar para ti e o teu mundo interior, que é a tua verdadeira espiritualidade, para construir o que desejas para esta vida.
Porque ser espiritual, não é ser guru, é ser consciente da nós na nossa vida, é permitirmos curar a sombra e permitir que a nossa estrela interior manifeste a sua luz.
Tu és luz, tu és consciência, tu és o universo que tanto desejas conhecer.
TERAPEUTA, NATUROPATA E DOULA
centromholistica5.wixsite.com/centrom-holistica
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)