Por Mariana Monteiro
in REVISTA PROGREDIR | AGOSTO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O que posso fazer para atingir os resultados que quero?
Qual a dieta milagrosa ou o treino das celebridades que me leva aos resultados desejados?
Viver um estilo de vida saudável é um desafio que tem duas etapas igualmente importantes; adoptar hábitos saudáveis e mantê-los.
Independentemente do seu foco ser a atividade física, dieta, sono ou gestão de stress, começar e continuar hábitos de vida saudáveis é a chave para o bem-estar geral. A boa notícia é que uma saúde melhorada está ao seu alcance.
Se antigamente o bem-estar focava o facto de se estar livre de doenças hoje em dia sugere-se uma aproximação à saúde que se foca em equilibrar várias dimensões da vida; física, mental, social, intelectual e espiritual.
Quando falamos de bem-estar emocional, pensamos na habilidade de perceber sentimentos, aceitar limitações e alcançar a estabilidade, enquanto ao nível social focamo-nos na capacidade de associar bem aos outros dentro e fora da unidade familiar. Intelectualmente é referida a capacidade de aprender e usar informação para desenvolvimento pessoal e por fim a dimensão espiritual prende-se com a habilidade de encontrar significado e propósito na vida e nas suas circunstâncias.
Vamos falar na dimensão física do bem-estar, que se prende com a habilidade de executar as atividades diárias com vigor e facilidade e que poderá depender de vários factores; sono, stress e álcool/tabaco/abuso de drogas, segundo o ACSM (american collegue of sports medicine).
Influência do Sono
Obter o sono adequado em quantidade e qualidade contribui diretamente para o modo como nos sentimos e como funcionamos. Uma boa noite de sono providencia energia e o estado de alerta necessário para lidar com os desafios diários de uma forma positiva. Por outro lado, a falta do mesmo tem um impacto negativo na produtividade, relacionamentos e saúde física e está associado ao aumento de riscos de saúde incluindo imunidade reduzida, constipação, obesidade, hipertensão arterial e depressão.
A recomendação geral para adultos é uma média de 7 a 9h de sono por noite, embora possa variar de pessoa para pessoa.
Para uma boa noite de sono:
-Ter um horário para dormir – estabelecer um ritmo saudável que melhora o sono
-Evitar cafeína e nicotina – são estimulantes que tendem a aumentar o alerta e reduzir o sono
-Exercício físico regular – recomendado treino aeróbio regular moderado (marcha, andar de bicicleta)
-Relaxar antes de ir para a cama
-Não ficar na cama acordado – sair da cama, fazer algo relaxante e só voltar quando estiver com sono
-Limitar as sestas – a fazê-las devem ter menos de 45 minutos e ser várias horas antes de se deitar
-Falar com médico/fisiologista – se tem dificuldade em adormecer e descansar
Influência do Stress
O papel do stress na saúde é um assunto importante e é tradicionalmente definido como a resposta do corpo ás exigências colocadas nele próprio. Isto baseia-se na ideia de que um corpo sem stress está num estado de homeostase, caracterizado por estabilidade e calma. Algumas quebras da homeostase são negativas, como um divórcio ou um prazo apertado e outras positivas como exercitar-se ou uma promoção no trabalho. O stress a curto prazo está associado à redução de concentração, baixo autocontrolo, redução da memória e baixa autoestima. O stress crónico pode estar associado à diminuição da função imunológica, distúrbios do sono, doença cardiovascular, obesidade e doenças relacionadas com o sistema digestivo.
Para gerir o stress:
-Planear a agenda – sentimento de poder que pode ajudar a reduzir stress
-Relaxar com respiração profunda – respirar lentamente e aumentar a profundidade de cada respiração (por oposição à respiração rápida e superficial associada a situações de stress)
-Limitar o consumo de álcool – este reduz o stress momentaneamente, mas tem o efeito oposto quando tentamos lidar com o stress através do álcool
-Ser ativo – exercício físico regular
-Comer bem – alimentos saudáveis facilitam um estado saudável
-Falar com a família e amigos – discutir eventos stressantes com pessoas em quem se confia pode ser benéfico para ambos pois além de tirar “esse peso do peito” ainda pode receber ajuda
-Procurar ajuda se necessário – pode gerir-se o stress razoavelmente através de técnicas usadas por profissionais de saúde
Influência de drogas, álcool e tabaco
As drogas não usadas para fins medicinais ou o abuso da prescrição pode criar muitos problemas no bem-estar geral, estas alteram a função do nosso corpo e podem ter efeitos secundários como tonturas, perda de memória, ansiedade ou náusea. A longo prazo poderá levar a cancro, doença cardíaca, doenças do fígado e dos rins. Consumo de drogas fora do controle médico indicia um comportamento de risco, assim o ACSM aconselha:
-Fazer escolhas informadas
-Considerar os efeitos secundários e a possibilidade de adicção
-Ler cuidadosamente e seguir as instruções indicadas
-Evitar o uso de drogas elícitas pela saúde e por questões legais
-Limitar o consumo de álcool a uma bebida por dia para mulheres e 2 para homens
As regras básicas são de simples compreensão e cabe-nos a nós interiorizar e aplicar para alcançarmos uma vida mais saudável. Assim sendo; passe à AÇÃO e comece já a viver estas dicas simplificadas para começar de imediato a ter resultados e a caminhar para uma vida mais saudável.
Life Coach & Wellness Trainer
[email protected]
www.facebook.com/stepup2mm
www.stepup2mm.com
REVISTA PROGREDIR | AGOSTO 2012